Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Mario Tennis Aces - Análise - O ténis é divertido

Arcada pura e dura - de arrancar o bigode!

Apesar da chegada do Mundial de Futebol ditar que, mais do que nunca, o futebol é o desporto do momento, a Nintendo está virada para o ténis graças a Mario Tennis Aces, a mais recente entrada na série de videojogos desenvolvidos pela Camelot Soft. Ao contrário de outras séries dedicadas a este desporto, a série Mario Tennis aposta num gameplay arcada, relembrando séries como Virtua Tennis. Se cresceste na década de 90 e te apaixonaste pelas experiências arcada que se foram perdendo com o tempo, então esta proposta da Nintendo para a sua Switch poderá ser mesmo o que procuras, especialmente porque parece transportar para os campos de ténis aquela sensação de competição intensa e implacável das corridas de Mario Kart.

Depois de passarmos momentos altamente divertidos com a demo, entramos finalmente no jogo completo para descobrir como a simplicidade made in Nintendo é uma autêntica armadilha. Corres o sério risco de ficar viciado em Mario Tennis Aces e o que parece simples é a porta de entrada para uma experiência competitiva altamente frenética. Jogar os Modos Versus ou Torneio é constatar aquilo que a demo tinha sugerido - Mario Tennis Aces dignifica o conceito híbrido da Switch e fornece diversão imediata para diferentes tipos de jogadores, especialmente quando jogam duas pessoas numa só consola com um Joy-Con cada. Essa sensação existe porque a Nintendo injectou aqui várias mecânicas e uma inteligência artificial tão mesquinha que Mario Tennis Aces a probabilidade de te sentires como um campeão é tão elevada quanto a de te sentires como um inútil.

A versão completa chega com dois principais destaques: o Modo Aventura e o Modo Swing - prometem servir diferentes tipos de jogadores e acima de tudo, divertir a valer. Mario Tennis Aces é esse tipo de jogo - divertido e imediato, bem ao estilo dos clássicos arcada de outras eras. No entanto, existem aqui diversas mecânicas que o tornam altamente dinâmico e introduzem uma surpreendente profundidade, expandindo o gameplay. O maior valor de Mario Tennis Aces poderá ser a forma como permite que jogadores sem grande experiência sintam vontade de o jogar, mas também como dá ferramentas para os mais dedicados investirem o seu tempo, tentando dominar os diferentes tipos de remate e especiais.

Se o Swing Mode é um modo que coloca o foco nos controlos por movimento, excelente para as sessões com amigos que vão rir dos gestos uns dos outros, o Modo Aventura será um dos destaques e um teste aos nervos. Relembrando o que outras séries, como Virtua Tennis, faziam nos seus anos de ouro, Mario Tennis Aces transporta-te para um modo que é uma espécie de RPG e onde encontrarás desafios verdadeiramente loucos. Se os espalhafatosos e coloridos movimentos especiais não fossem indicação suficiente da glorificação do espírito arcada, os mini-jogos e confrontos excêntricos provam-no sem contestação.

O Modo Aventura leva-te por vários locais onde enfrentarás adversários em campos repletos de desafios extra e até bosses implacáveis.

Mario move-se por uma espécie de tabuleiro, percorrendo diversos locais à procura de artefactos extremamente poderosos e que vão salvar o dia. Em casas específicas, terás de participar em partidas com regras surreais - imagina plantas que agarram e cospem de volta a bola, multidões a passar pelo meio do campo, bolas atiradas pela plateia, espelhos que te tentam enganar e toda uma diversidade de desafios adicionais. Juntamente com as boss fights, onde Mario Tennis Aces assume um tom totalmente inesperado - personagens de maior tamanho, com várias fases e que exigem o uso de mecânicas específicas para serem batidos, e os mini-jogos como obter um número específico de pontos antes do tempo terminar, fazem com que Mario Tennis Aces seja uma incrível homenagem aos divertidos jogos arcada do início do milénio.

Este Modo Aventura foi uma surpresa e assegura que Mario Tennis Aces é divertido de jogar com os amigos, mas também o é quando estás sozinho e queres treinar. Especialmente porque este modo testará as tuas capacidades e exigirá que uses as diferentes mecânicas. Apesar de começar brando e extremamente fácil, rapidamente cresce de dificuldade de após repetires diversas vezes os mesmos mini-jogos ou desafios, prepara-te para sentir a fúria a tomar conta de ti. Mario Tennis Aces é implacável e por vezes parece que goza contigo. Aquele nível a meio do Modo Aventura, no alto mar, deixará muitos jogadores a questionar se vão sequer querer acabar o modo.

O Modo Aventura é perfeito para aprender as diferentes mecânicas, como Zone Shot, Block, Zone Speed, Special Shot, e Trick Shot - habilidades que usam uma barra específica. O Special Shot é um movimento especial (com animações fantásticas) que exige a barra cheia, enquanto o Zone Shot é um movimento onde o tempo parece parar e podes posicionar a bola onde quiseres. O Zone Speed deixa-te mover rapidamente enquanto o tempo parece parar e o Trick Shot deixa-te mover rapidamente e saltar para uma outra parte do campo para tentar devolver uma bola que parecia impossível de alcançar. Como deves ter reparado, todas estas habilidades especiais estão relacionadas com a manipulação do tempo e o timing é extremamente importante em Mario Tennis Aces

Ver no Youtube

Tudo seria demasiado simples em Mario Tennis Aces, poderá ser se optares pela opção Simple onde não existem estas habilidades, mas são estes movimentos que tornam o jogo implacável e frenético. Inesperado e até excêntrico, estarás constantemente à procura de responder à altura, contrariando uma mecânica com a que melhor se adequa à resposta. O Block é um exemplo disso, movimento que se usado no momento certo, bloqueia um remate especial. Se pressionares o botão demasiado cedo, a raquete poderá partir e poderás perder por causa disso. Mario Tennis Aces apresenta muitas camadas em cima do gameplay imediato e simples, que o tornam numa caixa de surpresas.

Estes movimentos especiais são uma espécie de segunda camada no gameplay, sendo a primeira os diferentes tipos de golpe que podes dar na bola. Além do Topspin, o golpe normal, tens o Slice (mais lento e baixo), o Flat (aquela pancada seca mas veloz), juntamente com o Lob e o Drop Shot (para as bolas que estão lá em cima). Estes são os movimentos centrais do gameplay e a base para o resto, é através destes momentos que vais aumentando a barra para usar os especiais. Em tudo o que fazes neste Mario Tennis Aces, o timing é o mais importante e o grande factor decisivo em vários confrontos, como já referido, mas é o prazer da experiência arcada que triunfa.

Não é só no gameplay que Mario Tennis Aces relembra Mario Kart 8 Deluxe, também no elemento visual faz pensar no frenético jogo de corridas da Nintendo. Com os seus cenários coloridos e os personagens expressivos, enverga uma estética visual que combina na perfeição com o espírito arcada. Passarás imenso tempo a apreciar os detalhes que a Nintendo inseriu no jogo, desde as animações às expressões faciais.

Antes de terminar, devo ainda deixar uma palavra para a vertente online. Se jogaste o Torneio Online Pré-Lançamento, certamente ficaste alarmado com a qualidade deste modo. Poderás ficar descansado, a Nintendo melhorou imenso a qualidade do modo online de Super Mario Tennis e ,apesar de não estar perfeito, cumpre na sua maioria de forma satisfatória. Será frequente sentir que falhaste um remate porque a ligação te enganou, mas raramente verás o jogo aos soluços devido à ligação.

"a Nintendo melhorou imenso a qualidade do modo online de Super Mario Tennis e ,apesar de não estar perfeito, cumpre na sua maioria de forma satisfatória"

Tal como a grande maioria dos jogos de desporto da Nintendo, Mario Tennis Aces é um jogo altamente acessível e fácil de jogar por qualquer pessoa. Encaixa na perfeição na filosofia da companhia para a sua híbrida - jogar em qualquer lugar, a qualquer hora, com qualquer pessoa. Existem diversas mecânicas que aprofundam o gameplay simples, mas poderá deixar-te à beira de uma ataque de nervos nas dificuldades superiores. O Modo Aventura e o Modo Swing são altamente divertidos e Mario Tennis Aces só peca por não premiar o espírito de investimento e pela escassez de conteúdos.

Todos os personagens estão desbloqueados de início e, com a excepção de algumas raquetes e courts no Modo Aventura, não és incentivado a jogar para desbloquear novidades. Os poucos modos de jogo também poderão deixar Mario Tennis Aces sem fôlego rapidamente. É um jogo divertido, mas que ficará sem argumentos para te manteres nele. Futuramente, a Nintendo continuará a apoiar o jogo e poderá tornar-se melhor no futuro, mas por enquanto precisarás de amigos para tirar melhor proveito do gameplay.

Read this next