Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Machinima paga a Youtubers para promover a Xbox One

Atualizado: Microsoft pede à Machinima para rotular vídeos como publicidade.

Atualização #2:

Um porta-voz da Microsoft contou ao Eurogamer que, "Não estávamos cientes dos contratos individuais que a Machinima tinha com os seus provedores de conteúdos como parte desta promoção, e não fornecemos feedback sobre qualquer um desses vídeos."

"Solicitámos à Machinima para não publicar mais conteúdos adicionais da Xbox One como parte da sua compra de media, pedimos que coloquem avisos sobre os vídeos que façam parte deste programa para indicar que se trata de publicidade paga."

Atualização:

A rede Youtube Machinima respondeu oficialmente sobre o que durante o dia de hoje foi levantado sobre a campanha de incentivo aos Youtubers para promoverem a Xbox One em troca de maior rentabilidade dos seus vídeos.

Foi referido em comunicado que este tipo de campanha é algo normal nas parcerias de marketing, e que a equipa da Xbox não teve qualquer papel em analisar o conteúdo dos vídeos, ou deu feedback sobre qualquer vídeo.

O comunicado acrescenta que "Qualquer cláusula de confidencialidade, termos ou outras directrizes são documentos padrão fornecidos pelo Machinima. Para esclarecer, a confidencialidade relaciona-se aos próprios acordos, e não à existência da promoção".

Original:

Surgiram vários detalhes de uma promoção da Machinima que oferece um bónus aos Youtubers que concordarem em criar vídeos para promover a Xbox One. Uma das regras para poder receber o bónus, e que está a gerar reações negativas pela Internet fora, é não dizer coisas negativas sobre a Machinima, Xbox One e nenhum dos seus jogos.

A campanha foi confirmada pelo gestor da comunidade da Machinima no Reino Unido, que entretanto já apagou a sua conta no Twitter. O feed da Machinima no PopTent também evidencia a campanha da Xbox One assim como os seus detalhes.

O bónus de pagamento para os Youtubers interessados é de $3 por CPM (custo por mil), ou seja, por cada 1000 visualizações em cada vídeo, os participantes da campanha vão receber $3.

Todos os detalhes da campanha foram publicados no Pastebin e, aparentemente, o bónus só será pago às primeiras 1.250.000 visualizações.

Outras regras que os vídeos devem seguir são mostrar 30 segundos de gameplay de um jogo Xbox One nos primeiros 2 minutos, mencionar que estão a jogar na Xbox One e não revelar que estão a participar nesta campanha promocional, no entanto, devem utilizar a tag "XB1M13" nos vídeos.

A campanha pertence e foi iniciada pela Machinima, mas é possível que a Microsoft esteja envolvida, embora não haja evidências que o provem. Nos detalhes da campanha a Microsoft não é mencionada uma única vez.

Read this next