Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Situação do Liquid Metal na PS5 foi relatada de forma errada

Colocar a consola na vertical não garante problemas.

Atualização

O relato em torno do Liquid Metal na PlayStation 5 e como pode causar danos irreparáveis à consola foi relatado de forma errada, o que levou a fonte a apresentar um novo vídeo no qual esclarece a situação.

O Youtuber TheCod3r diz num novo vídeo que é humano e comete erros, mas não disse o que foi relatado em todo o mundo e se o disse, pede que lhe mandem provas disso, com vídeo das suas palavras a relatar o problema como foi divulgado.

TheCod3r foi alvo da perseguição de fanboys devido à situação e decidiu esclarecer que o problema do Liquid Metal é real e pode acontecer. Poderá mesmo ser a principal causa de consolas enviadas para a reparação diretamente para a Sony, mas uma vez que a companhia não divulga informações de reparação, não há forma de obter uma melhor perceção da situação.

No entanto, esclarece que jamais disse que o problema podia acontecer em consolas ainda dentro de caixas por abrir. TheCod3r esclarece que não falou em consolas ainda nas lojas, mas sim de consolas que são usadas e colocadas na vertical.


Original

O desenho do sistema de refrigeração da PlayStation 5 foi um dos temas mais interessantes quando foi revelado, principalmente pelo facto da Sony utilizar Liquid Metal entre a APU e a heatsink da consola.

Pois agora que a PS5 já tem alguns anos, começam a surgir as primeiras indicações de que apesar do Liquid Metal ser muito superior na sua taxa de condutividade térmica em comparação com a mais convencional pasta térmica, também acarreta problemas que podem surgir a longo prazo.

Um desses problemas, que até a própria Sony está ciente, pois colocou em redor um material que supostamente deve absorver qualquer fuga do Liquid Metal, mas pelos vistos não é eficaz a 100%.

Um youtuber já bem conhecido, TheCod3r, pelo sua dedicação à reparação das consolas da Sony, seja a PlayStation 4 e agora a PlayStation 5, depois de lhe passarem pelas mãos centenas de consolas PS5, verificou que algumas unidades estão a evidenciar um problema com o Liquid Metal, em que a consola ao ser utilizada na vertical este sofre a influência da gravidade e vai descendo, ao ponto de entrar em contacto com elementos vitais, posteriormente entrando em curto-circuito.

Ele alerta para um problema que a Sony deverá tem em consideração se redesenhar a PS5, seja com um modelo Slim ou uma PS5 Pro. Também refere que o problema poderá nunca aparecer em todas as consolas, mas algumas certamente que terão esse problema.

Como precaução, o melhor é não utilizar a PlayStation 5 na vertical, ou esperar que o azar não nos bata à porta.

Marcado com
Sobre o Autor
Adolfo Soares avatar

Adolfo Soares

Director

É o nosso homem do PC, por isso qualquer coisa é com ele. É também responsável pelo Eurogamer, bem como dá uma perna nas notícias.

Comentários