Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Lembrem-se de mim, Gamescom, e adiamentos

Novo rescaldo semanal com a vossa participação.

Agora que estamos a meio de Agosto, e que este nos pregou algumas partidas a meio da semana, tivemos a Gamescom 2012 que chegou até nós diretamente da Alemanha. Como seria de esperar num evento como este, grandes novidades chegaram e grandes surpresas foram apresentadas. Algumas foram mesmo surpresas enquanto outras nem tanto mas o certo é que ficamos quase todos agradados com o que foi apresentado.

Ora assim sendo, aqui estamos mais uma vez para ver quais foram alguns dos mais importantes cabeçalhos desta semana e qual a vossa reação. Desde a possível chegada da Nintendo Wii U no final de Novembro a uma possível sequela para DmC, passando por Remember Me, muito deu que falar esta semana e a vossa opinião faz parte da nossa.

Logo no início da semana o GoNintendo avançou a possibilidade da Nintendo Wii U chegar à América do Norte na última semana de Novembro. Para tentar capitalizar ao máximo com a Black Friday, a Nintendo supostamente vai ter esse fim de semana como alvo para a sua nova consola caseira, deixando a Europa à espera mais umas semanas. Se tal acontecer não vai ser a primeira vez para a Nintendo e os resultados foram mais do que satisfatórios.

"shoop da woop! a Wii U vai vender MIL se isso for verdade! mas como é uma consola nova duvido muito que lhe cortem o preço e se a Wii U estiver na casa dos 300 euros vai conseguir competir muito bem com a concorrência, mais que isso vai ser difícil e apenas os grandes fans a vão comprar. mas como a Nintendo ainda quer apelar ao publico casual de Wii pode ser que fique mesmo pelos 300," disse a sopasopinhas manifestando o interesse pelo público em conhecer todos os dados em concreto: data e preço.

Outra temática por demais importante nesta geração, infelizmente, gira em torno dos conteúdos adicionais. É quase como que uma moda enquanto para outros é uma praga, no entanto ficou confirmado que Sleeping Dogs tem DLC planeado para seis meses. "Sabemos que Sleeping Dogs é um jogo que os fãs vão continuar a querer jogar, por isso nos próximos seis meses vamos lançar uma série de novos conteúdos, dando aos jogadores tudo o que precisam para continuar a desfrutar do jogo," revelou Lee Singleton dos estúdios Square Enix em Londres.

"Sabemos que Sleeping Dogs é um jogo que os fãs vão continuar a querer jogar, por isso nos próximos seis meses vamos lançar uma série de novos conteúdos. - Square Enix"

Depois de Final Fantasy 13-2 não é de espantar a política da Square Enix para este novo jogo mas mesmo assim o CelsiusPT acredita que, "Ok, Square Enix. Obrigado pela informação. És uma querida! Então vou esperar por uma eventual "Complete Edition" do jogo. @alphacs, nos tempos que correm, a resposta para essa questão tornou-se irrelevante. Aliás, a própria questão tornou-se "vazia", infelizmente!"

Enquanto as atenções já se viravam para a Alemanha, a Nintendo deu-nos a saber que que foi lançado o Nintendo Zone em Portugal. Com mais de 500.000 hotspots, a maior rede WiFi em Portugal permite que a Nintendo 3DS esteja sempre online, onde quer que vá e de forma totalmente gratuita. A partir de hoje os utilizadores da consola podem fazer download de vídeos e jogos, trocar mensagens multimédia com amigos e familiares e jogar com utilizadores de todo o mundo.

A reação da comunidade pendeu toda no mesmo sentido, apreço pela Nintendo e pelo investimento feito em Portugal. "Muito bom mesmo. É maravilhoso ver estas empresas a investirem em Portugal... diz o monkey-d-naruto. Sem dúvida algo interessante e bem agradável para todos os donos de uma Nintendo 3DS.

Já com a Gamescom em pleno andamento, ficámos a saber uma triste notícia para todos os jogadores PlayStation 3 e PlayStation Vita que pretendiam algo especial para a quadra Natalícia. Sly Cooper: Thieves in Time foi adiado para 2013 e aquele jogo que ia saber tão bem de jogar enquanto o frio fazia das suas lá fora avisou que não ia poder marcar presença. É um dos jogos que não esperávamos mesmo, mas não se pode fazer nada.

"Uma pena porque queria jogar esta pérola na noite de Natal, sendo assim olha que ao menos venha logo em Janeiro," e é mesmo ValtermcPires. "Fiquei mesmo chateado com isto...", compreendemos completamente Tyraniking.

No entanto a Sony anunciou uma nova medida interessante que abrange este novo Sly Cooper, nomeadamente a funcionalidade Cross Buy. O Cross-Buy, revelado durante a conferência Gamescom da Sony, dá acesso gratuito à outra versão do mesmo jogo. No caso de PlayStation All-Stars Battle Royale, ao comprarem a versão PlayStation 3, terão direito à versão PlayStation Vita, sem nenhum custo adicional.

"Apoio 100% !!! Assim nunca se para de jogar e para alem de jogarmos os jogos da PS3 ainda jogamos os jogos da Vita é quase 5 consolas numa so (PS1,PS2,PS3, PSP e PS Vita).Tantos jogos. Podiam era aumentar os jogos da PS1 e da PS2 ainda a muitos jogos que faltam só tem o Medievel falta o 2º, falta a trilogia Ape Escape, etc. @gargles: Espero que tenhas razao e os precos sejam +- iguais porque parece-me injusto se assim nao for." Esta é a opinião do colector_boy e espelha bem a sensação que ficou entre a comunidade adepta das consolas Sony.

Eis então que chegamos provavelmente ao ponto alto da semana, a grande surpresa com a qual ninguém contava, daí ser uma grande surpresa. Foi quando a Capcom revelou Remember Me, um novo jogo que decorre em Paris 2084. É uma nova propriedade intelectual a ser desenvolvida no estúdio francês Dontnod, que já trabalhou em Heavy Rain, Splinter Cell e Rainbow Six. A personagem principal é Nilin, capaz de aceder à mente das pessoas e aceder, modificar ou roubar as suas memórias. Depois de ser presa, Nilin encontra a sua memória completamente apagar e embarca numa missão para descobrir a sua verdadeira identidade.

"Muito interessante. Adoro aqueles efeitos e estilo visual quando ela acede à memória do alvo. Faz-me lembrar o Watch Dogs, com um bocado de Deus Ex, Uncharted naqueles sequências com mais ação (Trailer). Está debaixo de olho! - CelsiusPT"

"Assassin's Creed em Paris, 2084, com uma mulher como protagonista e com poderes sobrenaturais num mundo cyberpunk. Too much information to process!" diz o PedroHenrique. Já o CelsiusPT partilhou que, "Muito interessante. Adoro aqueles efeitos e estilo visual quando ela acede à memória do alvo. Faz-me lembrar o Watch Dogs, com um bocado de Deus Ex, Uncharted naqueles sequências com mais ação (Trailer). Está debaixo de olho!"

Durante a Gamescom tivemos ainda a Sony a anunciar o exclusivo PSN que dá pelo nome de Rain. Rain é uma nova propriedade intelectual vinda do estúdio da Sony no Japão e tem como protagonista um homem invisível. O personagem principal é invisível mas devido à chuva que cai sem alguma vez parar, podemos seguir os seus movimentos através de poças, da manipulação dos cenários e ainda através de outros elementos. O jogo conta com um ambiente bastante "noir" e o piano que se faz ouvir na música conseguiu mesmo instalar um ambiente curioso.

A comunidade Sony é muito recetiva às suas propriedades intelectuais que a companhia gosta de apresentar e este novo produto parece ter cativado. "Foi bonito de se ver :) o JAPAN Studios é realmente um estúdio muito importante enquanto propriedade intelectual para a Sony. Ainda bem que o preservam. Espero consiga viver com as expectativas... Pareceu-me visualmente muito bonito, e acima de tudo poético," disse-nos os Nirvanes. Rain sem dúvida que deixou uma imensa curiosidade.

Esta próxima novidade é destacada especialmente para os jogadores PlayStation Vita pois a Atualização 1.80 para a Vita chega a 28 de Agosto. Para além da melhoria de várias aplicações no sistema, a Vita vai ganhar a possibilidade de ser usada como um comando especial para a PlayStation 3. O Cross-Controller vai permitir ainda que o ecrã na portátil seja usado para informação adicional e até para controlar a ação de uma nova perspetiva em alguns jogos.

"Finalmente a mostrarem algum poder da psvita...So falta vir grandes exclusivos vita," disse-nos o tiagomc. É imensamente interessante esta nova funcionalidade e serve para dar algum poder, nem que seja meramente por curiosidade, ao sistema mesmo que apenas para quem já o tem. Isto aliado a novos lançamentos pode ser um importante espaço de manobra para a Vita.

Esta era uma notícia há muito esperada aqui pelo "je" e que bem que me soube. A Konami revelou a data final para Metal Gear Rising Revengeance e ficamos a saber que chega a 21 de Fevereiro. A cargo do Platinum Games, estúdio que nos deu Bayonetta, e vindo da mente do pessoal da Kojima Productions, que nos deu Metal Gear Solid, este Revengeance é simplesmente irresistível e se fosse uma pessoa estaria naquele vídeo dos LMFA e vocês sabem disso.

O RaidenPRT disse simplesmente, "FU*K YEAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH" e o resto do pessoal assinou por baixo.

Ainda durante a Gamescom, a Media Molecule anunciou Tearaway, mais uma nova propriedade intelectual da Sony mas desta vez destinada à sua PlayStation Vita e a cargo dos responsáveis de LittleBigPlanet. Tearaway é o novo jogo do estúdio que segundo revelado uma das maiores funcionalidades vai ser a capacidade de desenhar no papel. Iota, é uma pequena criatura que tem uma mensagem especial e temos que o ajudar a chegar até ao nosso mundo para a entregar. Num mundo de papel, vamos ter que tocar no ecrã para interagir com o jogo, como nas lutas contra inimigos por exemplo, e até o painel traseiro vai ser usado para interagir com os cenários e inimigos. A realidade aumentada também vai ser destacada e mais detalhes são esperados para breve.

"Me surpreendi com esta. Achava que Mm estava a trabalhar na PS4... Grande estúdio este que a Sony arranjou. A Vita está precisando mesmo de grandes jogos, feitos pelos grandes estúdios da empresa. E que ela nunca perca esta mania de incentivar novas propriedades intelectuais. Tearaway, apesar de não tanto quanto LBP, me parece algo um tanto original. Principalmente no que toca a interatividade e tudo mais. Este certamente fará parte da minha pilha de papéis. =D" Estamos contigo Olus, especialmente no que diz respeito a essa "mania" de incentivar nos PIs.

Apesar de mostrar mais foco no futuro da PlayStation Vita e de o presente não ser o ideal, não haverá corte no preço da PS Vita este ano, diz Shuhei Yoshida. No entanto garante que os engenheiros nipónicos estão a trabalhar para reduzir o preço da consola, mas não este ano.

"As pessoas gostam de barato ou de graça. Claro que a redução de custos é uma área em que a nossa equipa de engenheiros está a trabalhar. Mas ainda agora lançamos a plataforma. Demora tempo."

"Ainda não percebi se a Sony quer que a Vita tenha sucesso ou não. Com estes anúncios de nada de baixar preço, e de estarem satisfeitos com as vendas," diz o RicardoSForever. "Sony é uma grande empresa em termos de hardware (não só vídeo games, mas Tvs, câmeras e afins), mas nem todos eles dependem de jogos para manter o interesse. Respeito a decisão deles mas não apoio, esse aparelho é muito legal, mas parece meio largado, eu pelo menos esperava mais atenção por parte da Sony," partilhou o dkmax.

Tearaway conquistou os jogadores na conferência da Sony.

" Tearaway, apesar de não tanto quanto LBP, me parece algo um tanto original. Principalmente no que toca a interatividade e tudo mais. Este certamente fará parte da minha pilha de papéis. - Olus"

Agora para todos os fãs de Zelda, The Legend of Zelda: Hyrule Historia está em processo de localização. A Dark Horse e a Nintendo anunciaram uma parceria para a localização em inglês de Hyrule Historia, um livro de The Legend of Zelda com informações nunca antes reveladas sobre a série. O livro inclui arte conceptual nunca antes vista, a história completa de Hyrule, a cronologia oficial dos jogos (que até agora permanecia um mistério),uma introdução feita por Shigeru Miyamoto, e informações preciosas sobre as aventuras de Link.

As reações não podiam ser outras, é um produto mais do que bem-vindo e altamente desejado por toda uma comunidade devota da aclamada série protagonizada por Link. As suas inúmeras épicas jornadas para salvar a princesa fazem parte dos melhores momentos da história desta indústria e ter um livro dedicado ao universo do jogo é um item de extremo interesse.

Finalmente ficamos a saber que a Capcom já pensa na sequela de DmC. Trocado por miúdos devemos ter algo como, companhia já pensa na sequela de um jogo cuja comunidade nem sequer sabe se quer o primeiro. É preciso ter muita confiança no seu produto, especialmente tendo em conta as reações demonstradas pelo público alvo.

Neste primeiro jogo, o objetivo foi dar um propósito a Dante, que está nas "margens da sociedade e apenas a sobreviver" e até que o seu irmão, Vergil, o encontra, e oferece-lhe uma oportunidade para se vingar. Ainda não há nada concreto sobre a sequela, mas o produtor da Capcom, Alex Jones, comentou com o VG247 que espera a que estória "deixe as pessoas a desejarem descobrir mais do mundo e o que poderá vir a seguir.

"Será que ninguém entende que Devil may cry 3 é antes de todos e mostra como Dante virou caçador profissional? Nao precisava de Reboot nem esplicaçao de antes, do 3 ao 2 (3,1,4,anime e 2 é a cronologia certa, estes jóia explicam sobre tudo menos a infancia de Dante, fala sobre a mae o pai e Virgil, nao precisávamos de um Reboot e sim novos desafios para o Dante original, a Capcom quer vender algo mais simples pra ganhar mais dinheiro ao invés de continuar uma historia principal..." comentou o Bruniuk.

É então com o desejo e esperança da Capcom que vos deixamos e ficam assim livres para irem aproveitar mais uma semana de Verão. Aproveitem bem e já sabem, praia, sol e diversão é o que se pretende por estes dias, e uns bons videojogos nunca é em demasia. Apesar de uma maré mais calma em termos de lançamentos, temos já a rentrée quase a chegar.

Sobre o Autor

Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários

More Artigos

Artigos mais recentes