Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

KORG M01D - Análise

Laboratório musical de bolso.

O papel da música nos videojogos é crucial. Sem música e sem sons, é impossível não só criar mas também compreender devidamente uma experiência videojogável. É por isso que a nostalgia que ligamos aos jogos retro, se associa muitas vezes a memórias de "blips", entre outros sons, que circunscrevem e rematam batalhas épicas ou aquele momento único. Com a música conseguimos viajar no tempo e encontrar verdadeiras gemas sonoras, muitas delas criadas com forte empenho e limitadas por processadores e chips que forçavam os criadores musicais a gerir os escassos recursos disponíveis.

No final dos anos oitenta, a cadência de música electrónic conheceu um impulso relevante por intermédio do KORG M1, lançado em 1988 pela KORG Inc. e que rapidamente se tornou num instrumento referência para muitos criadores da música electrónica. Relevante mundialmente, foi promotor de imensas composições de bandas dos anos oitenta ligadas aos sons digitais. Depeche Mode, Madonna, The Cure, entre muitas outras, recorreram ao instrumento como ferramenta de produção musical, em boa parte devido à imensa variedade de sons que colocava à sua disposição. Nas mãos de profissionais musicais, rapidamente se tornou numa espécie de laboratório musical, onde as mais variadas experiências sonoras aconteciam.

Disponível agora para a 3DS através do KORG M01D, os criadores e artistas da música electrónica podem pôr à prova o seu talento e as suas habilidades neste sistema concebido a partir do original M1 e adaptado à portátil da Nintendo, servindo uma série de funções, sons e possibilidades de partilha de música através do StreetPass. Embora seja um produto valioso e passível de uma profunda exploração, só os conhecedores de música e criadores de faixas digitais electrónicas estarão em condições de retirar o máximo proveito deste aplicativo. Aliás, é difícil configurar este M01D como um jogo, o que desde logo dificulta a sua análise. Pois enquanto que um jogo é normalmente acessível e capaz de ser desfrutado por uma pessoa que dedique algum do seu tempo, no caso deste aplicativo é clara a fronteira entre os que podem compor autênticas pérolas sonoras e aqueles que se ficarão por um mero sublinhado destas sonoridades digitais.

Cover image for YouTube videoDEST/ Keishi Yonao - DEMO for KORG M01D nintendo 3DS downloads -

Importa, no entanto, reconhecer e valorizar as imensas opões de criação à disposição nesta versão, fiéis ao original. Mas se isso é uma vantagem para quem conhece o original ou lida com outros sintetizadores, já os novatos sentir-se-ão perdidos nesta ferramenta, uma vez que inexistem quaisquer guias que promovam uma imediata adaptação. Aqui cada utilizador avança por sua conta e risco, o que leva a ter alguns momentos penosos e com muitas tentativas falhadas antes de alguns ritmos começarem a fazer sentido e a justificar mais empenho nas produções seguintes.

Um dos pontos positivos deste sintetizador é a sua portabilidade, permitindo uma gravação das músicas em criação a todo o instante. O processo de criação é algo complexo, baseado no toque, com todas as opções disponíveis no ecrã táctil, enquanto que o ecrã superior, sem tirar grande partido dos efeitos 3D a não ser em segmentos específicos, permite uma constante monitorização. Em cada faixa é possível adicionar sons de oito instrumentos. Ao todo há mais de 300 sons que podem ser incorporados, o que é uma garantia de riqueza sonora. Recorrendo a teclados virtuais podem ser adicionadas várias notas dentro de um mesmo espaço. A todo o instante é possível escutar esse segmento antes de prosseguirem na trilha sonora, a qual é constituída por um conjunto sucessivo de notas, embora haja um espaço limite para cada faixa.

Cover image for YouTube videoKORG M01D for Nintendo 3DS downloads

Uma das vantagens da adaptação à 3DS é a possibilidade de partilha das musicas em formato MIDI, desde que se encontrem gravadas no cartão SD. Depois, seja por via local ou através da ligação à rede, qualquer utilizador pode aceder às músicas disponíveis.

Enquanto aplicativo e instrumento de criação musical, KORG M01D é uma versão que faz justiça ao aparelho original lançado pela KORG no final dos anos oitenta. Todas as opções estão disponíveis, num trabalho que ilustra uma reprodução fiel e assertiva, pelo que qualquer artista musical poderá tirar todo o partido. No entanto e não sendo um videojogo, é natural que quem não saiba criar música digital ou sequer tocar num piano rapidamente chegue à conclusão que este software não é para si. Assim, só o poderemos recomendar aos artistas musicais e aos criadores de música digital. Eles saberão como criar autênticas musicas electrónicas.

6 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Comentários