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Konami ainda está comprometida em criar jogos para as consolas

Editora esclarece as suas declarações acerca do mobile e pede desculpa aos fãs pela confusão.

Recentemente a Konami tem sido a editora mais criticada do mundo dos videojogos por várias razões. Primeiro foi o desaparecimento da referência a Kojima em Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain, depois foi a confirmação de que Silent Hills foi cancelado, e por último, foram as palavras de Hideki Hayakawa, o novo CEO da Konami, que disse numa entrevista que o novo foco da companhia serão os jogos mobile.

Numa tentativa de limpar o seu nome, a Konami enviou hoje um comunicado a vários meios de comunicação para esclarecer que continuará a apostar nos jogos para consolas e até traduziu por completo a entrevista em que Hideki Hayakawa deu apresentou a nova direcção da companhia.

Apesar do pedido de desculpas da Konami, Silent Hills continua cancelado.

No comunicado, a Konami explica que quando foi o CEO disse que os jogos mobile estariam em primeiro lugar, não queria propriamente dizer que se dedicariam exclusivamente à criação de jogos para estas plataformas.

"O nosso objectivo é continuar a construir um portefólio extenso de jogos para consolas, arcadas e de cartas para cada propriedade intelectual enquanto usamos da melhor forma possível os dispositivos mobile, que acompanham os nossos utilizadores no quotidiano," foi dito.

Basicamente, esta é a direcção que já outras editoras seguiram, em que há um jogo ou aplicação para smartphones a acompanhar um grande lançamento para as consolas e PC.

A Konami quis esclarecer ainda de que forma a companhia foi reestruturada, algo que não ficou bem claro em março.

"Até agora, em adição às tarefas de produção, os nossos criadores tinham várias responsabilidades incluindo papéis de gestão. Isto pode ajudar um estúdio que se concentra progressivamente num estilo específico de produto, mas concluímos que uma mudança rápida no mercado pode tornar essa especialização inválida e deixar o estúdio para trás."

"Encontrámos dificuldades em tirar partido das alterações no mercado em áreas como licenças, com a expansão das propriedades fora dos jogos, e também em aproveitar as propriedades em diferentes dispositivos, como as consolas e plataformas mobile."

O que a Konami tem agora é uma equipa dedicada exclusivamente à gestão, que debatem com os criadores como as suas qualidades podem ser aplicadas e qual é a melhor estratégia a seguir.

A Konami pede ainda desculpa aos fãs pela ansiedade causada por esta confusão. Ainda assim, no comunicado a Konami não esclarece a situação de Kojima (se vai continuar ou não na companhia) nem o abrupto cancelamento de Silent Hills.

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Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
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