Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Jonathan Blow critica indústria de videojogos

Depois de cancelada a nova PI do Sony Santa Monica.

Depois da nova propriedade intelectual que estava em produção no estúdio Sony Santa Monica, pelos autores de God of War, ter sido cancelada, seguiram-se os despedimentos de muitos dos funcionários do estúdio entre os quais estão o desenhador de níveis Jonathan Hawkin.

Hawkin deixou no seu Twitter uma mensagem emotiva onde se pode ler: "Ontem fui despedido. Foi uma boa etapa de dez anos e pude fazer três jogos com uma pontuação 90 em 100. Vivi o sonho e cumpri com todos os meus objectivos excepto um... Criar algo do nada e desenvolver uma nova PI AAA".

Jonathan Blow, criador de Braid, falou na mesma rede social para protestar contra a falta de risco que existe no panorama atual por parte das editoras.

"As editoras gostam de falar de como as novas PIs são assustadoras e arriscadas e que normalmente não valem a pena," escreveu ele. "Mas este é claramente um pensamento pobre, porque todas e cada uma das franquias mega-blockbuster, que o Sr Homem de Negócios gostaria de investir, já foram uma vez novas PIs".

"God of War já foi uma nova PI, Call of Duty já foi uma nova PI, etc, é tão óbvio, como é que o Sr. Homem de Negócios não vê isso? Talvez da próxima vez que me encontrar com o Sr. Homem de Negócios lhe pergunte que me diga o nome de uma Velha PI que nunca foi uma Nova PI."

Read this next