Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Jogos PS5 que melhor aproveitam o Dualsense

Sensações dinâmicas.

Image credit: Sony Interactive Entertainment

Quando a Sony falou pela primeira vez da PlayStation 5, de forma oficial, mencionou a ambição de apresentar um novo comando, capaz de elevar a tua experiência sensorial através de um nível superior de feedback. Na altura, falou que isto seria alcançado com funcionalidades específicas e despertou a nossa curiosidade.

Meses depois, a companhia anunciou o Dualsense, o comando que acompanha cada consola PlayStation 5 e falou em funcionalidades como feedback dinâmico e gatilhos que se adaptam à pressão. Desde o lançamento em novembro de 2020, já vimos diversos exemplos de jogos que atestam as palavras da PlayStation e aqui apresentamos uma lista com alguns dos nossos destaques.

Existem diversos jogos que honram o propósito do Dualsense e mostram um bom uso das suas principais funcionalidades, que o diferenciam dos anteriores comandos e elevam o nível de feedback obtido. Isto resulta numa maior imersão e numa experiência que, muito frequentemente, se releva capaz de conquistar o jogador com maior facilidade. Não é a funcionalidade Dualsense que te motivará a comprar um jogo, isso é certo, mas é um extra que se torna gratificante de ter quando optas pela versão PS5 de um jogo.

Seja pela forma como a vibração se distribui de forma dinâmica e contextualizada pelo comando, seja a indicar a direção do ataque inimigo ou o pé com o qual o protagonista está a pisar o chão, por exemplo, com as luzes dinâmicas a indicar informação extra ou com os gatilhos a aumentar a resistência para tornar a experiência mais envolvente, existem diversos exemplos que queremos destacar.

God of War: Ragnarok

A chegada da expansão Valhalla apenas veio relembrar o quão bom é o uso das funcionalidades específicas do Dualsense no mais recente esforço da Sony Santa Monica Studios. O destaque está na vibração dinâmica, sentida de forma específica ao longo dos vários pontos do comando da PS5, que ajudam a sentir com maior intensidade alguns dos momentos mais violentos do jogo, mas até nos mais calmos os podes sentir. Além da vibração dinâmica, God of War: Ragnarok também usa os gatilhos dinâmicos do Dualsense no gameplay e ajuda a criar intensidade específica a certas mecânicas.

Ver no Youtube

Ratchet and Clank: Rift Apart

A Insomniac Games é uma das produtoras mais produtivas da PlayStation Studios e se os jogos Marvel's Spider-Man fazem bom uso do Dualsense, a mais recente aventura de Ratchet e do ainda mais pequeno Clank também merece elogios. Seja pelo uso de pressão transmitida pelos gatilhos ou pela forma como a vibração se distribui de forma dinâmica ao longo do comando, focada em pontos específicos contextualizado com o gameplay, o Dualsense é usado para melhorar a experiência de jogo. Este também é um jogo que destaca os níveis de pressão dos gatilhos, a permitir disparos alternativos de acordo com a pressão que fazes no R2.

Ver no Youtube

Final Fantasy 16

Desenvolvido a pensar na PlayStation 5, Final Fantasy 16 mostra a equipa na Square Enix a tirar proveito de diversas tecnologias na consola, como o SSD para criar uma experiência com loadings mínimos. O DualSense também foi usado para elevar o gameplay e as batalhas Eikon são um bom exemplo disso, com maior intensidade transmitida através da vibração dinâmica que não se foco num só ponto do comando. Ao invés de se transmitir uniformemente, a vibração é dinâmica e até os gatilhos ganham pressão em momentos específicos do gameplay.

Ver no Youtube

Gran Turismo 7

Quando a Sony Interactive Entertainment estava a promover o Dualsense, antes da chegada em novembro de 2020, um dos primeiros exemplos apresentados foi Gran Turismo. Na altura, não era possível perceber se era discurso RP ou algo credível, mas agora já o podemos confirmar. Gran Turismo 7 mostra a Polyphony Digital a usar o Dualsense de forma dinâmica, com vibração cuja intensidade está contextualizada com o tipo de terreno e te indica quando sais fora do asfalto, por exemplo, mas também vibra mais em corridas na terra batida. É uma camada extra na experiência que acrescenta imersão, graças ao Dualsense, e até sentes pressão dos gatilhos em diversos momentos gameplay.

Ver no Youtube

Marvel's Spider-Man 2

Este é um lançamento recente e que bem exemplifica a atenção que os estúdios da PlayStation dedicam ao Dualsense. Podíamos referir qualquer um dos três jogos Marvel's Spider-Man da Insomniac, mas este é o mais recente, com dois protagonistas e muitas mais formas de sentir a vibração dinâmica, de acordo com os poderes, tal como a pressão dos gatilhos. É um dos bons exemplos de feedback extra que os jogos PS5 ganham com o Dualsense e que atestam a visão da Sony para um comando com mais pontos de transmissão de feedback ao utilizador.

Ver no Youtube

Returnal

Meses antes da chegada de Ratchet and Clank à PS5, os fãs de jogos de tiros descubriram Returnal e o seu engenhoso uso da pressão nos gatilhos do Dualsense para disparos alternativos. Esta experiência Roguelike da PlayStation é um bom representante do potencial para o género de jogos de tiros jogados com o Dualsense. Desde a vibração e luzes dinâmicas no Dualsense, o uso da pressão nos gatilhos para diferentes tipos de disparo ajudam esta experiência é tornar-se mais intensa, frenética, imediata e singular.

Ver no Youtube

Alan Wake 2

A Remedy Entertainment é uma das produtoras parceiras da PlayStation que melhor faz uso do Dualsense. Mostrou isso com Control Ultimate Edition, outra recomendação fácil para destacar o Dualsense, mas também o conseguiu com Alan Wake 2, um jogo igualmente impressionante. Alan Wake 2 é um jogo que aposta mais no terror, em gerar inquietação no jogador e se as componentes visuais e sonoras são usadas de formas muito eficazes para alcançar a atmosfera desejada, a vibração dinâmica e a pressão dos gatilhos também ajudam a elevar as sensações que o jogo transmite.

Ver no Youtube

Astro's Playroom

É provavelmente o primeiro jogo que recomendamos jogar a quem vai jogar pela primeira vez na PS5. É a primeira experiência de nova geração que deslumbrou muitos jogadores e fez sentir o potencial do comando. É uma curta e adorável experiência gratuita construída para destacar as funcionalidades dinâmicas do Dualsense e passado 3 anos, ainda é uma das mais eficazes formas de mostrar o que a Sony permite com este seu esforço.

Ver no Youtube

Read this next