Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Os jogos mais aguardados para 2022

2022 promete ser um ano como nunca!

2021 trouxe grandes jogos - It Takes Two, Returnal, Metroid Dread, Ratched and Clank: Rift Apart, Deathloop, entre muitos outros - mas parece que os grandes pesos pesados da indústria estão reservados para 2022.

E quando digo peso pesados, estou a falar de algumas das maiores sagas de todos os tempos - alguns deles, serão inclusive lançados no mesmo mês!

Assim sendo, neste guia, vamos enumerar os jogos mais aguardados para 2022 - suponho que conhecerás a maior parte, quiçá todos eles. Vale a pena notar que apenas incluiremos jogos que estão, no momento de escrita deste artigo, agendados para 2022. Todos sabemos que atrasos são uma prática comum no mundo dos videojogos, ainda para mais tendo em conta a pandemia que ainda estamos a atravessar.

Preparado?

Os jogos mais aguardados para 2022

Já a seguir, podes então ver a lista com os jogos mais antecipados de 2022. Caso tenhas alguma sugestão, não te esqueças de usar a caixa de comentários e iremos adicioná-las ao artigo principal.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild 2 (Switch)

Indubitavelmente um dos jogos mais aguardados de 2022, muito pouco se sabe ainda sobre o jogo. Nem sequer o nome! Mas a Nintendo fez uma aventura sem igual com Breath of the Wild e, por isso, não é de admirar que os fãs estejam desejosos de regressar a Hyrule e rever Link e Zelda. Para além do mundo gigantesco de Breath of the Wild, as dezenas de shrines e os inimigos espalhados em cada canto, o jogo foi construído de uma forma tão meticulosa que os fãs continuam a descobrir pequenas coisas mesmo 4 anos após o seu lançamento

Foram já lançados dois trailers da sequela que revelam algumas novidades - as ilhas no céu, as novas habilidades de Link, a narrativa do jogo, entre muitos outros detalhes - mas é seguro dizer que soube a pouco. Com sorte, teremos novidades num futuro próximo.

God of War Ragnarok (PlayStation 4 e PlayStation 5)

Os jogos de God of War sempre foram, de uma forma geral, bem recebidos pelo público - por alguma razão, Kratos é uma das caras principais da PlayStation. No entanto, a versão de 2018 criada pela Santa Monica foi de tal maneira genial que acabou por se tornar num dos melhores jogos de todos os tempos, com uma história, exploração, combate e gráficos praticamente incomparáveis.

Por isso, o anúncio de God of War Ragnarok foi como música para os ouvidos dos fãs - com a base sólida criada pelo jogo anterior, Ragnarok tem agora a possibilidade de brilhar mais do que nunca (na PS5, será certamente uma experiência inesquecível!).

Horizon Forbidden West (PlayStation 4 e PlayStation 5)

Caso estejas ansioso por jogar Horizon Forbidden West, então estás com sorte, já que faltam poucas semanas para que o possas fazer. O jogo, que é uma sequela do fantástico Horizon Zero Dawn, chegará a 18 de fevereiro de 2022 e marcará o regresso de Aloy e do belíssimo mundo apocalíptico repleto de criaturas robóticas.

Por falar em criaturas robóticas, Horizon Forbidden West parece ter elevado bastante a fasquia, com a introdução de algumas máquinas que, para além de perigosas, possuem um design absolutamente fascinante. A gigantesca cobra robótica, chamada Slitherfang, é provavelmente o meu inimigo favorito de todos aqueles que já foram revelados, mas nota-se que a Guerrilla Games trabalhou afincadamente no jogo de uma ponta à outra: os gráficos são estonteantes, o gameplay parece mais desafiante do que nunca e já não era sem tempo que Aloy regressava aos nosso ecrãs! Consulta os nossos guias com todas as novidades de Horizon Forbidden West e ainda as diferentes edições do jogo.

Hogwarts Legacy (Microsoft Windows, PlayStation 4, PlayStation 5, e Xbox One e Xbox Series X/S)

Como fã assumido de Harry Potter, não posso negar a minha excitação em relação a Hogwarts Legacy. Mas, ao mesmo tempo, não consigo esconder uma certa apreensão.

Em primeiro lugar, nunca houve um jogo Harry Potter propriamente bom: os primeiros jogos baseados nos filmes são divertidos (se bem que envolvidos em nostalgia) mas, desde então, a sua qualidade foi diminuindo visivelmente. Em segundo lugar, aquilo a que a Avalanche Software se propôs parece ser uma tarefa bem complicada - por melhor que seja o universo Harry Potter, já estamos habituados a ter as nossas esperanças defraudadas no mundo dos videojogos. Por fim, apenas um trailer foi lançado para o jogo que, apesar de belo, não mostra nenhum gameplay.

De qualquer das formas, vou manter uma atitude positiva face a Hogwarts Legacy - o jogo transborda de potencial e a Warner Bros sabe que pode ter um mega êxito em mãos.

Elden Ring (Microsoft Windows, PlayStation 4, PlayStation 5, e Xbox One e Xbox Series X/S)

Outro jogo muito aguardado que, felizmente, já tem uma data de lançamento confirmada - 24 de fevereiro de 2022.

Não é difícil perceber o porquê dos fãs estarem ansiosos por deitarem as mãos a Elden Ring, basta olhar para o historial recente da From Software. Demon's Souls. Três Dark Souls. Bloodborne. Sekiro: Shadows Die Twice. Seis jogos que foram um mega sucesso, quer comercial, quer com a crítica, e de certeza que Elden Ring não será diferente.

Com um mundo criado em parceria com George R.R. Martin, mais aberto do que aquilo a que estamos habituados nos jogos do estúdio, Elden Ring parece ser mais acessível mas, ao mesmo tempo, não descarta os ingredientes que tornam a From Software tão única: o nível elevado de dificuldade, os monstruosos inimigos, os belos gráficos, o lore profundo e o combate tático. Podes ver o jogo em ação no vídeo logo abaixo.

Gran Turismo 7 (PlayStation 4 e PlayStation 5)

Gran Turismo 7 é o primeiro jogo de corridas da icónica saga a ser lançado simultaneamente em duas consolas, a PS5 e a PS5 e, felizmente, já temos data de lançamento: 4 de março de 2022.

Por isso, em pouquíssimos meses poderás experimentar as mais de 90 pistas disponíveis no jogo, os diversos carros de corrida (alguns deles das maiores marcas da história automobilística) e, se estiveres a jogar na PS5, terás melhorias que não encontrarás na consola mais nova, como ray tracing, HDR e 60 fotogramas por segundo. Consulta o nosso guia com as novidades de Gran Turismo 7 onde poderás ler tudo em maior detalhe; em alternativa, podes visitar o nosso guia com as diferentes edições do jogo.

Starfield (Xbox Series e PC)

Depois da Microsoft comprar a Bethesda, era mais do que óbvio de que isso significaria jogos exclusivos do aclamado estúdio no seu catálogo, e isso deverá acontecer já em 2022 com Starfield.

Agendado para 11 de novembro de 2022 (veremos se essa data se mantém) para PC e Xbox Series S/X, Starfield será um RPG de ação localizado num mundo espacial inteiramente novo, tendo sido descrito por Todd Howard como "Skyrim no espaço". Não se sabe muito mais ainda sobre Starfield e, infelizmente, ainda não pudemos ver o jogo em ação - no entanto, podes ver o seu trailer cinemático já de seguida.

Bayonetta 3 (Switch)

Os fãs de Bayonetta já estavam a ficar ansiosos devido à falta de notícias da carismática bruxa. Depois de um breve trailer de revelação durante os The Game Awards 2017, foram necessários 4 anos até que algo novo fosse mostrado!

Felizmente, o trailer não dececionou: Bayonetta continua atrevida como sempre (agora com um look inteiramente novo), o combate permanece desafiante e as evocações que a bruxa faz parecem mais over-the-top do que nunca. É curioso o facto de uma IP como a de Bayonetta ter sido tão bem recebida nas consolas da Nintendo e, se tudo correr bem, Bayonetta 3 chega à Switch já em 2022. Confere o mais recente trailer gameplay já a seguir.

Outros jogos que manteremos debaixo de olho:

  • Pokémon Legends: Arceus (28 de janeiro)
  • Dying Light 2 (4 de fevereiro)
  • Sifu (8 de fevereiro)
  • Forspoken (24 de maio)
  • Splatoon 3
  • Stray
  • Dead Space

Quais os jogos que não vais querer perder em 2022? Dá a tua opinião na caixa de comentários.

Sobre o Autor

Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Comentários