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Jim Ryan diz que Game Pass é "destruidor de valor"

"Levou-os a fazer a grande aquisição."

Image credit: Microsoft/Xbox

Jim Ryan, Diretor Executivo da Sony Interactive Entertainment, manifestou o seu ceticismo em relação ao serviço de subscrição Game Pass da Microsoft, referindo-se ao mesmo como "destruidor de valor", tanto para os lançamentos de jogos individuais como para a indústria dos videojogos em geral. Estes comentários surgiram numa sessão de perguntas e respostas entre Ryan e analistas em 2022, que veio recentemente à tona durante as fugas de informação da Microsoft, trazida pelo Gamingbolt.

A posição de Ryan em relação ao Game Pass contrasta com o investimento significativo da Microsoft no serviço, que se tornou num pilar central da estratégia de jogos da empresa. Segundo Ryan, a abordagem inicial da Microsoft ao Game Pass "não funcionou de todo", o que levou a empresa a efetuar grandes aquisições para reforçar o serviço.

Na sessão de perguntas e respostas, Ryan partilhou ideias de discussões com editores da indústria, revelando que são unânimes em considerar o Game Pass como "destruidor de valor", não só para os lançamentos de jogos individuais, mas também para a indústria dos videojogos numa escala mais alargada. Esta perspetiva realça um debate em curso na indústria dos videojogos sobre a sustentabilidade e o impacto de serviços baseados em subscrição como o Game Pass.

Além disso, Jim Ryan apontou a diferença no número de assinantes entre o PlayStation Plus e o Game Pass. Em janeiro de 2022, o Game Pass tinha 25 milhões de subscritores, enquanto o PlayStation Plus contava com quase 50 milhões de subscritores. Ryan enfatizou que o PlayStation Plus representa um serviço de assinatura mais "significativo" em sua opinião.

Ryan afirmou: "Posso dizer com um elevado grau de certeza que a Microsoft tentou o primeiro caminho e não resultou. Isso levou-os a fazer a grande aquisição... Falei com todas as editoras e elas são unânimes em não gostar do Game Pass porque é destruidor de valor, não só a nível de títulos individuais, mas também a nível da indústria. O número recente de subscritores que a Microsoft anunciou em janeiro foi de 25 milhões. Tenho a certeza que cada um tem a sua opinião sobre isto, mas eu, pessoalmente, estava à espera de um número maior, dado todo o dinheiro que gastaram. Temos perto de 50 milhões de subscritores no PS Plus. Acreditamos que temos um serviço de subscrição importante".

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