Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Já podem fingir que estão a voar com o Oculus Rift

Universidade de Zurique cria máquina de simulação para dar essa sensação.

Os humanos na sua condição natural não conseguem voar, mas uma máquina de simulação criada por quatro pessoas no Instituto de Pesquisa de Design da Universidade de Artes de Zurique procura criar a sensação de ter assas usando o Oculus Rift.

Nesta máquina o utilizador tem que se deitar de barriga para baixo e colocar os braços nos apoios laterais que simulam as assas. A perspectiva é na primeira pessoa, e para intensificar a experiência, foi incluído feedback do som, olfacto e vento, sendo este último recriado com uma ventoinha posicionada diretamente em frente à máquina.

"A nível de som consegues ouvir apenas o evento e o bater das assas. O feedback do olfacto é baseado no local que o pássaro está a sobre-voar no cenário, variando do cheiro da floresta, solo, a outros odores da vida selvagem. De acordo com a velocidade do pássaro no simulador, a velocidade da ventoinha é regulada".

Para uma experiência mais autêntica do que esta só resta vestir um fato-asa e saltar de um avião.

Sobre o Autor

Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários

More Notícias

Artigos mais recentes