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Já jogámos Pokémon Scarlet e Violet | Será o mundo aberto de sonho para os fãs?

Ceia em Paldea.

A Game Freak está a testar a adoção do formato mundo aberto nos jogos Pokémon desde o início da Nintendo Switch. A primeira amostra foram Sword & Shield, que misturava um mapa linear com as Wild Areas, zonas abertas em que podes explorar com menos barreiras. Depois, no início deste ano, chegou Pokémon Legends Arceus, um spinoff que era quase, quase um mundo aberto, se nos esquecermos dos loadings para regressar à base e divisão em sete áreas diferentes.

Em Novembro, dentro de menos de um mês, finalmente teremos verdadeiramente um jogo de Pokémon em mundo aberto. O que é que isto significa em concreto? Em termos simples, terás um grande mapa para explorar, sem barreiras artificiais para te direcionar num caminho, sem loadings, e com progressão solta. Há ginásios para derrotar e crachás para ganhar, mas é apenas um dos vários caminhos que podes percorrer em Paldea.

A convite da Nintendo e Pokémon Company, tive a oportunidade de jogar uma demo de Pokémon Scarlet e Violet durante cerca de 1h30m. Francamente, soube a pouco. Como qualquer fã de Pokémon, a minha vontade era explorar todos os cantos possíveis, mas com o tempo alocado, só deu para enfrentar um ginásio, enfrentar uma versão gigante do pokémon Klawf, fazer parte de uma quest relacionada com a Team Star, e no final experimentar um pouco do multijogador cooperativo.

A liberdade de progressão é bem-vinda

Uma das coisas que mais adorei em Legends Arceus foi a lufada de ar fresco que trouxe para a série. E uma das razões para isso foi a ausência de ginásios. Há mais de 20 anos que os jogos de Pokémon seguem a mesma estrutura rígida, o que para fãs de longa data pode tornar-se monótono. Scarlet e Violet trazem de volta os ginásios, mas não é a única que coisa que terás para fazer e isso é bom para fãs como eu que não querem simplesmente repetir o mesmo ciclo de jogos anteriores.

A forma como enfrentas um ginásio também está diferente. Claro que ainda tens que derrotar o líder do ginásio para ganhar o crachá, mas aproveitando aquilo que às vezes se vê na série animada, primeiro tens que completar um desafio que não envolve lutas de Pokémon. Para poder enfrentar Brassius, o líder do ginásio do tipo Erva, tive que encontrar 10 Sunfloras espalhadas pela cidade de Artazon. Pensei que seria mais difícil encontrá-las, mas acabou por ser fácil e rápido.

Terastallize, mais uma gimmick ou algo com potencial?

De todas as mecânicas que a Game Freak introduziu nos jogos anteriores apenas para as descartar depois (exemplos: mega-evolução, z-moves, e Dynamax / Gigantamax), esta é uma das que tem mais potencial. Todos os Pokémon que vais capturar em Paldea terão um tipo adicional (pode ser qualquer um na tabela dos tipos de Pokémon). Quando activas a mecânica de Terastallize, o Pokémon fica cristalizado e ganha uma espécie de chapéu gigante (na realidade, é suposto ser uma joia) na cabeça que simboliza o seu tipo de Terastal.

A vantagem desta nova mecânica é que podes anular ou reduzir a fraqueza de um Pokémon. Através deste sistema podes, por exemplo, capturar um Charmander que tenha o tipo água como Terastallize, anulando assim uma das suas fraquezas. Pelo que joguei e entendi, os Pokémon com os tipos mais raros de Terastallize aparecem em grandes cristais que emitem um feixe de luz para o céu e são visíveis à distância, tal como os dens de Pokémon Sword e Shield.

O efeito visual de Terastallize

Os combates contra Pokémon em estado de Terastallize funcionam de forma semelhante aos Pokémon em Dynamax / Gigantamax, a grande diferença é que não tens de esperar eternamente pelas ações dos outros treinadores. O Pokémon contra o qual estás a combater tem uma barra de vida enorme e tu, em conjunto com os outros treinadores (que podem ser controlados pela IA ou serem jogadores reais), têm que esvaziar essa barra antes que o tempo acabe. No final, se fores bem sucedido, podes capturar o Pokémon.

A transformação dos teus Pokémon para o estado Terastal não é infinita e gasta energia. Sempre que visitas um Centro de Pokémon, esta energia é recuperada, ou seja, não vais poder abusar desta mecânica e deves guardá-la para momentos estratégicos tal como já acontecia com o Dynamax / Gigantamax.

Posso capturar Pokémon sem entrar em combate?

Uma das mecânicas mais aplaudidas de Legends Arceus foi a possibilidade de capturar Pokémon sem entrar em combate, fazendo uma aproximação sorrateira e lançando a pokébola de um sítio escondido. Essa mecânica não está presente em Scarlet e Violet. Continua a existir a possibilidade de caminhares sorrateiramente, mas não há forma de capturar um Pokémon sem entrar em combate. O que está diferente é que aparece logo a opção de atirar uma Pokébola, se bem que não é a mesma coisa.

O que é novo é mandares o Pokémon que está em primeira posição na tua equipa combater sozinho contra os Pokémon selvagens, o que provavelmente vai dar jeito para ganhar XP e subir o nível de forma mais rápida e eficaz. O teu Pokémon vai perder vida nestes combates automáticos e pode não durar muito tempo dependendo do nível dos Pokémon selvagens. Na demo, os nossos Pokémon estavam demasiado poderosos para todos os conteúdos apresentados, pelo era extremamente fácil derrotar Pokémon nestes modo automático (isto só serve mesmo para Pokémon selvagens, não vale para treinadores).

Koraidon e Miraidon, os Pokémon que são veículos todo-o-terreno

Estes são os Pokémon que estão na capa das diferentes versões. Serão o teu melhor amigo para explorar o mapa porque, para além de deslocarem-se mais rápido em linha recta, conseguem dar grandes saltos, planar no ar, e trepar paredes / formações rochosas verticais. São como um veículo todo-o-terreno que facilitam imenso a deslocação entre o ponto A e B. Também podes abrir o mapa, escolher um centro de Pokémon, e voar diretamente para lá, mas como nos jogos anteriores, só podes fazer isto para locais que já tenhas visitado anteriormente.

O nosso "carro" em Paldea

A falta de optimização e estado visual é preocupante

Não sei quão perto da versão final estava a demo que experimentei, mas tecnicamente estava sofrível. As quedas de fluidez constantes juntamente com as texturas de baixíssima resolução provocaram-me uma ligeira dor de cabeça pela confusão visual. Mesmo que a equipa consiga tornar o desempenho estável até ao lançamento da versão final a 18 de Novembro, nunca será um jogo bonito. A maioria das zonas pelas quais passei estão despidas e as amostras de vegetação são tristes.

Poderíamos dizer que a Nintendo Switch está nas últimas, mas existem jogos em mundo aberto na consola com mais ambição e melhores resultados, pelo que isso não pode ser desculpa. Pergunto-me se a Game Freak não ultrapassou os limites das suas capacidades técnicas e se não deveria ter a ajuda de um estúdio externo para optimizar melhor os seus jogos. Espero estar errado e que a versão final esteja muito melhor do que aquilo que vi, mas não me parece provável.

Como funciona o modo cooperativo?

Para iniciar uma sessão cooperativa, tens que dirigir-te a um centro de Pokémon, que na região de Paldeia, mais se parecem com uma bomba de combustível. Aqui vais encontrar um ecrã interativo, onde podes iniciar ou juntar-te a uma sessão cooperativa (vai ser gerado um código, que é necessário para que outros se juntem). Até 4 jogadores podem estar na mesma sessão. Apesar de existir um host, pelo que vi cada jogador pode fazer o que lhe apetecer, não és obrigado a seguir os outros treinadores.

Poder jogar com amigos é uma mais valia.

Nestas sessões podes sacar da câmara para tirar umas fotos engraçadas, participar nas batalhas Tera Raid (onde aparecem os Pokémon cristalizados), combater uns com os outros, e trocar Pokémon. Basicamente, é uma forma de partilhar a experiência de jogar Pokémon, sem que isso te comprometa de alguma forma. Dois amigos podem jogar juntos e fazer coisas completamente diferentes, o que é ótimo.

Impressões finais: cautelosamente expectante

Tendo em conta que ainda no início do ano a Game Freak lançou Legends Arceus e que foi uma importante evolução para a série, quero acreditar que Scarlet e Violet terão a mesma importância. É difícil tirar ilações sólidas de 1h30m de um jogo que, provavelmente, terá dezenas ou centenas de horas, mas se isto serve de alguma coisa, fiquei com vontade de trazer o jogo comigo para jogar no caminho de volta para poder explorar Paldeia mais à vontade.

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Pokemon Scarlet and Violet

Nintendo Switch

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Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

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