Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Informações revelam que Starfield PS5 esteve 4 anos em desenvolvimento

Microsoft arquivou o projeto em 2021.

Image credit: Bethesda/Microsoft

Starfield, desenvolvido pela Bethesda Game Studios, teve uma trajetória de desenvolvimento em várias plataformas, que mudou ao longo do tempo. Antes da aquisição da ZeniMax Media pela Microsoft, o lançamento de Starfield estava previsto para a PlayStation 5, mas essa situação mudou completamente após a conclusão da aquisição.

De acordo com as descobertas feitas pelo utilizador Timur222 no X, conhecido pela sua habilidade em investigar perfis do LinkedIn, a Bethesda Game Studios Montreal trabalhou numa versão de Starfield para a PlayStation 5 durante um período de quatro anos, de 2017 a 2021. Este facto foi revelado no perfil de Jason Tonks, um artista 3D que descreveu a sua contribuição para o jogo, mencionando explicitamente as três versões em desenvolvimento: PC, PS5 e Xbox.

É curioso perceber que a versão para a plataforma da Sony esteve em desenvolvimento durante tanto tempo, antes de ser arquivada. Starfield está atualmente disponível para PC, Xbox Series S|X e no Xbox Game Pass, com a versão PS5 a ser, obviamente, abandonada, como indica o currículo de Tonks.

Starfield foi anunciado em 2018, quando a Bethesda ainda era uma editora multiplataforma, que lançava seus jogos para a PlayStation e Xbox. No entanto, com a aquisição pela Microsoft formalizada em 2021, a exclusividade da Xbox Series S|X foi estabelecida. Embora a Microsoft esteja a considerar lançar alguns dos seus jogos na PS5, como Hi-Fi Rush, Grounded e Sea of Thieves, títulos como Starfield, Forza, Hellblade 2 e até o novo Indiana Jones continuam a ser exclusivos da Xbox.

Embora a versão PS5 de Starfield possa ter sido desenvolvida até pelo menos 2021, parece improvável que seja lançada, a menos que a Microsoft decida rever os seus planos de exclusividade. De momento, a situação sugere que os jogadores da PlayStation terão de procurar a sua viagem espacial noutras plataformas ou através de outros jogos que ofereçam uma experiência semelhante.

Read this next