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inFamous Second Son - Antevisão

O regresso do manipulador de poderes.

Desenvolvido para a PS4 há dois anos, inFamous Second Son é a sequela do original lançado para a PS3 em 2009. A Sucker Punch assume assim uma posição de destaque e liderança na produção para uma máquina da nova geração. É um desafio descobrir os meandros de uma nova consola e perceber até onde se pode estender o conceito e alargar muitas das ideias originais que ficaram por consagrar. A PS4 promete satisfazer os produtores e foi essa impressão que deixou transparecer um dos produtores, quando lhe perguntámos se era mais fácil desenvolver para esta consola. Mas dessa entrevista daremos conta noutra altura.

Para já focamos a nossa atenção na primeira apresentação do jogo depois da revelação em vídeo de um segmento preparado para a conferência da Sony. Desta vez pudemos ver o jogo em tempo real e perceber muitas das ideias e dos objectivos traçados pela equipa liderada por Nate Fox.

Infamous Second Son manterá as linhas tradicionais de um jogo de aventura e acção em mundo aberto. Mas desta vez a grande novidade é a alteração do espaço geográfico onde irão ter lugar os acontecimentos. Seattle define-se como o palco de produção dos eventos que irão marcar a vida de Delson Rowe. Só que em vez de irmos ao encontro de uma cidade como vemos nos postais, temos uma Seattle redefinida pela mente dos produtores, naquela que é uma tentativa de trazer uma acomodação especial. Isto não quer dizer que qualquer habitante da cidade ou conhecedor da sua estrutura fique sem encontrar pontos de conexão. Há todo um mar de ligações, embora a ideia dominante seja trazer de volta o ambiente de selva urbana.

Os produtores não escondem que a PS4 é a plataforma ideal para dar seguimento ao novo território de suporte das personagens. Nesta Seattle vemos enormes edifícios, muitas construções em progressão, e que servem de alvo perfeito para o nosso protagonista, Delson Rowe. Os primeiros momentos da demonstração em tempo real atestam isso mesmo. A profundidade da cidade é incrível. Há definição, sombras, e uma especial representação dos edifícios distantes e da zona de fundo, como se em vez de um postal em mãos tivéssemos uma janela aberta para o local.

As animações e a fluidez de jogo assumem preponderância e a isso acresce uma paleta de cores ainda mais reforçada. Esteticamente, Infamous Second Son é um jogo bem mais colorido e repleto de pormenores para onde foge o nosso olhar. No entanto, na esquina e na rua, por detrás ou à frente das câmaras de segurança que há muito invadiram a esfera privada dos seus residentes, as forças especiais da DUP fecham o cerco ao antigo artista gráfico Delson Rowe. Este grupo policial criado pelo governo de modo a bloquear as pretensões dos qualificados bioterroristas como o protagonista é o isco para uma série de combates que se propagam numa zona aberta da cidade.

"Infamous Second Son manterá as linhas tradicionais de um jogo de aventura e acção em mundo aberto."

Delson Rowe tem essa qualidade especial, a capacidade de absorver poderes das outras pessoas e de os usar em seu proveito. Haverá um vasto conjunto de poderes à disposição, mas para já temos limites, e não pudemos ver como pode ser este jogo para lá da capacidade de queimar adversários, lançando-lhes bolas de fogo ou então aplicando um ataque aéreo altamente demolidor e capaz de arrasar um grupo de dez ou mais inimigos numa só jogada. A demonstração dá-nos ainda mais algumas interessantes indicações, embora já conhecidas, sobre como Delson Rowe sobe por estruturas dos edifícios e surpreende os adversários pelas costas. Mas ao longo da demonstração, está sempre patente essa sensação de fluidez, estabilidade, pormenorização e uma animação muito regular. E quando os adversários solicitam reforços, criando novos pólos de confronto, nada parece abrandar.

Do ponto de vista narrativo há outras ligações passíveis de exploração, como a ligação de Delson Rowe com o seu irmão, mas também a tentativa de garantir o equilíbrio numa divisão mais destacada entre governo e população, cada vez mais descontente pela constante monitorização instalada pelo executivo. São achas para uma fogueira que pretendemos seguir atentamente. Os fãs do original e das sequelas não vão ficar indiferentes a mais uma investida, agora na passagem para a next-gen. Pelo empenho e entusiasmo com que os produtores nos mostraram a demonstração à porta fechada nesta E3, não duvidamos que está em alinhamento um jogo com bastante potencial.

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