Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Ideia do Xbox Game Pass surgiu em 2013 como um serviço de aluguer de jogos

Mas o sucesso da Netflix e Spotify mudou o formato.

Nem sempre as grandes ideias permanecem no seu estado original, vejam o caso do Xbox Game Pass. O serviço da Microsoft continua a atrair cada vez mais subscritores graças à grande oferta de jogos e preço apelativo, mas inicialmente o conceito do serviço era diferente.

A ideia original do Xbox Game Pass surgiu em 2013 e o serviço era para ser de aluguer digital de videojogos. Por outras palavras, pagavas um preço baixo para poderes experimentar um jogo por uns dias, tipo videoclube. Esta curiosidade foi revelada por Sarah Bond, head of gaming na Xbox, numa entrevista com a GQ Magazine.

Com o sucesso de serviços como o Spotify e Netflix, conceito do Xbox Game Pass acabou por mudar para o formato que conheces hoje. Pagas uma subscrição para ter acesso a uma grande biblioteca de conteúdos.

Inicialmente, todas as editoras rejeitaram a ideia do Xbox Game Pass, acreditando que ia desvalorizar os jogos. Não desistindo do conceito, a Microsoft decidiu fazer a experiência com os seus próprios jogos. A primeira grande experiência foi com Sea of Thieves, o jogo de piratas da Rare com grande foco no modo cooperativo para quatro jogadores.

A experiência foi um sucesso e provou que o Xbox Game Pass podia funcionar. Embora muitos questionem a viabilidade do Xbox Game Pass, Sarah Bond diz que financeiramente foi um "sucesso a cem porcento". Actualmente, grandes editoras como a EA já acreditam no Xbox Game Pass e aliaram-se ao serviço para potencializar o sucesso dos seus jogos.

Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários