Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Houser fala sobre a essência de GTA III

A liberdade acima da violência.

Em consonância com o décimo aniversário de Grand Theft Auto III, Dan Houser, co-fundador da Rockstar, aproveitou para relembrar o desenvolvimento do jogo.

Em entrevista com o Gamespot, Houser comentou que, "Para nós um sandbox baseia-se na ideia de colocar coisas sem poder escolher o que se está a passar, enquanto que nós escolhemos cuidadosamente as opções e controlamos a experiência de uma determinada forma. É por isso que preferimos 'mundo aberto'. É mais descritivo daquilo que estamos a fazer."

"Quando ligavas a PS2, criava-se algo que era radicalmente novo," acrescentou ele. "Conduzias porque entravas num carro, não porque entravas no modo de condução. Disparavas porque sacavas de uma pistola, não porque entravas no modo de disparo. Podes fazer de tudo, em qualquer lugar, baseando-te na lógica da razão em vez de nas limitações técnicas, se é que isso faz sentido. Foi esse o seu maior legado."

Para Houser a essência do jogo não era a sua violência inerente mas sim a liberdade que o jogador tinha para fazer o que lhe apetecesse.

"Pensámos que era algo que os jogos faziam muito bem, a ideia de transformar um espetador num participante ativo. Por isso dava-se a liberdade de escolha naquilo que tu querias fazer. E quando não estás no modo história estás no modo mundo aberto, podes escolher o que queres fazer. Bem, mal ou indiferente. Conduzir e ouvir música ao mesmo tempo. Havia também alguns mini-jogos, apesar de serem limitados. Se quisesses podias ser um sociopata, e o jogo penalizava-te por isso."

"À medida que desenvolvíamos os jogos e os expandíamos, tentávamos melhorar todas estas coisas. Tentámos melhorar a história, mas também tentámos melhorar o funcionamento dos conteúdos que não tinham a ver com a história e diminuir o espaço entre eles. Havia uma variedade de conteúdos que provavelmente não fariam com que te prendessem e outros que sim. Tentámos desenvolver todas as áreas disso. Mas definitivamente tentámos dar aos jogadores liberdade na forma de como eles jogavam ao jogo. Essa foi a chave em que consistia e consiste o jogo."

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Grand Theft Auto

PC

Grand Theft Auto III

Video Game

Related topics
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Comentários