Passar para o conteúdo principal

Hacker focado na Nintendo condenado a 3 anos de prisão

Permitia correr ROMs ilegais nas consolas da companhia.

Gary Bowser, hacker que desde 2013 fazia parte do grupo Team-Xecuter dedicado a criar formas de aceder a ROMs ilegais nas consolas da Nintendo, foi condenado a 3 anos de prisão.

O governo dos Estados Unidos declarou que Bowser e o grupo gerou centenas de milhares de euros em vendas e lesou em vítimas em cerca de 140 milhões de euros. Esta decisão deixou a Nintendo contente, que reagiu à sentença com agrado e deixou um agradecimento às autoridades pela sua decisão.

A anime do agradeceu ao FBI e ao departamento de segurança interna, agência de segurança digital e departamento de justiça dos EUA pelas suas investigações que resultariam na prisão de Bowser em setembro de 2020.

Bowser declarou-se culpado e ofereceu-se para pagar mais de 4 milhões de euros em compensação à Nintendo, que pedia uma pena de prisão de 5 anos para o hacker. A defesa de Bowser pediu uma pena de 19 meses de prisão, o que lhe permitiria ser libertado dentro de 3 meses, tendo em conta o tempo que já cumpriu após ser preso.

Num caso civil separado, Bowser foi ordenado a pagar perto de 10 milhões de euros adicionais à Nintendo por vender modificações ilegais para as consolas da companhia.

Lê também