Skip to main content

Guardians of Middle-earth mudará a ideia de MOBA nas consolas?

Falámos com o estúdio Monolith, os mesmos de F.E.A.R.

Os jogos do género MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) não são estranhos aos jogadores PC, mas quase ausentes nas consolas. Mas isso está prestes a mudar.

A Warner Bros juntou-se ao estúdio Monolith Productions para realizar esta mesma ideia, o jogo chama-se Guardians of Middle-Earth, bem dentro do universo de Lord of the Rings e será lançado na Xbox 360 Live Arcade e na Playstation Network ao mesmo tempo que o filme "The Hobbit".

Mas para os fãs da franquia Lord of Rings não tenham medo que o jogo não tem o mínimo de impacto na história, deixando assim a oportunidade de juntarmos heróis e vilões, personagens do passado ou futuro juntas. Pelo menos é isto que o estúdio prometeu na entrevista concedida à Eurogamer Portugal na semana passada.

"Chegamos à conclusão que o jogo não era somente para fãs e os fãs vão entender isso", comentou Scott Compton, designer do jogo. Até agora foram mostrados 10 "Guardians" dos 20 que vamos ter acesso logo no início. Os Guardians são as personagens que vamos poder controlar no jogo e possuem quatro habilidades, mais uma habilidade passiva, três das quais estarão desbloqueadas logo ao início do nível 1.

Com o incentivo para o jogo, cada partida demorará mais ou menos entre 16 a 18 minutos, sem perder tempo a irmos comprar itens ou a evoluir, estando sempre no meio da ação. Os Guardians conhecidos são Gandalf, Sauron, Galadriel, Ugluk, Legolas, Gothmog, Witch-king, Thrain e Gollum. Existem cinco classes diferentes de Guardians, os Enchanter, os Defender, os Warrior, os Striker e os Tactician.

"Chegamos à conclusão que o jogo não era somente para fãs e os fãs vão entender isso", comentou Scott Compton, designer do jogo."

Os Enchanter são a classe de magia do jogo, uma classe com pouca vida mas com uma resistência decente e que poderão usar as suas magias para produzirem um dano médio. Um exemplo de um Enchanter é o próprio Gandalf.

Os Defender são a classe de suporte, têm grande sobrevivência e podem virar um jogo ao contrario com as suas habilidades de ajudarem a equipa, tendo a personagem Galadriel como exemplo.

Os Strikers são os típicos assassinos que focam-se em dano "Single Target". É a classe com a vida mais pequena mas para compensar têm habilidades para fugir ao inimigo. Exemplo de Strikers são o Legolas ou o Gollum.

Os Tactician, tais como o Gothmog, têm uma grande capacidade de sobrevivência e usam armadilhas e torres para se defenderem e criarem um grande dano na "Creep" e nas estruturas inimigas.

Mas agora perguntam-se a si próprios; "Então e o famoso anel, estará presente no jogo?" O anel que conhecemos dos filmes não esta presente no jogo, infelizmente, mas Gandalf e Galadriel têm anéis do poder. Gandalf tem o Narya, enquanto Galadriel tem o anel Nenya, que atrai adversários e dá-lhes um "Stun".

Podemos contar também com um sistema de "load-out" que usa joias e relíquias, bem como os comandos e poções. Gems e relíquias são desbloqueadas em certos níveis e determinadas pelo que escolhemos no "load-out".

"Tivemos cerca de 10 jogadores profissionais de jogos MOBA que vieram ao nosso estúdio experimentar o jogo... - Ruth Tomandl, produtora."

Mas será que os MOBA vão ter sucesso nas consolas? Será que jogar um MOBA com um comando vai estar a par do teclado e rato? Será que os MOBA nas consolas vão chegar aos E-sports, como os MOBA no PC onde temos torneios a jogar por dinheiro verdadeiro?

"Isso vai depender muito de como o jogo vai ser recebido na consola," disse a produtora Ruth Tomandl. "Tivemos cerca de 10 jogadores profissionais de jogos MOBA que vieram ao nosso estúdio experimentar o jogo... E eles disseram que o jogo sentia-se que era um género diferente. É bastante diferente dos MOBA do PC e é por isso que é difícil prever como vai ser comparado aos do PC, vamos ver. Obviamente que queremos que seja levado a sério como é no PC, mas eu não sei, talvez a consola seja a plataforma certa, talvez, temos que ver", remata a produtora.

O que acham da chegada dos MOBA às consolas caseiras? Estão interessados num MOBA misturado com Lord of The Rings?

Guardians of Middle-earth chega no final do ano para a Xbox 360 e PS3, via lojas digitais.

Lê também