Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

GTA 6 chega mais tarde ao PC devido ao trabalho específico necessário

Ex-Rockstar comenta que as consolas são o foco inicial.

Mike York, ex-funcionário na Rockstar Games em jogos como Grand Theft Auto 5 e Red Dead Redemption 2, está de volta para falar sobre GTA 6 e partilhou a sua perspetiva sobre o porquê da versão PC chegar mais tarde.

Segundo diz, a versão PC de GTA 6 chegará mais tarde pois a Rockstar Games vai primeiro focar-se nas vendas e depois na enorme quantidade de trabalho específico necessário para essa versão do jogo.

York diz que a versão PC chega mais tarde pois a equipa quer lançá-la com a melhor das qualidades e isso exige corrigir pequenos erros nos quais não estavam a trabalhar antes, outros novos. Além disto, é preciso estabelecer prioridades relacionadas com as vendas e aí, as consolas lideram.

"A maioria do tempo, especialmente no passado, a PlayStation era a que vendia mais. A PlayStation era a consola a ter, vendia mais do que qualquer outra consola na maioria do tempo, todos jogam na PlayStation."

"O que a produtora fazia era concentrar toda a sua energia em ter a certeza que a versão PlayStation e o jogo PlayStation funcionavam muito bem. Depois transportavam isso para a Xbox, geralmente faziam isso ao mesmo tempo. Quando trabalhei em GTA 5, por exemplo, estávamos concentrados na PS3 e Xbox na altura. Mas estávamos especialmente focados em levar a PS3 ao limite pois a PS3 era o melhor hardware da altura para usar memória e coisas diferentes," diz York no vídeo.

"Por isso colocávamos toda a nossa energia nisso, para o otimizar o melhor possível para essa consola. Depois era convertido para a Xbox ao mesmo tempo, estávamos a trabalhar nas duas versões e a testar. A versão PC era a versão que ficava em segundo plano, a correr as duas versões para as construir."

York diz que existe sempre uma versão PC, nem que seja para alimentar as versões de consola que estão a construir, mas fica em segundo plano sem atenção dedicada. Quando estão contentes com o desempenho e gráficos nas consolas, quando está pronta e lançada, começam a trabalhar nas especificidades da versão PC.

Ao olhar para a versão PC a correr as cenas do jogo, podem aproveitar o maior poder e começar a implementar melhorias específicas.

Read this next