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Gran Turismo 5

Simulação demasiado real?

Já não é novidade, o muito aguardado Gran Turismo 5 estará entre nós no dia 3 de Novembro para alegrar todos os amantes do "The Real Driving Simulator". Demorou, mas finalmente está em fase final de produção, ao ponto até de Kazunori Yamauchi mostrar em primeira mão as novas funcionalidades, novidades, carros e pistas. Tudo numa versão "Acabada de efectuar download esta manhã dos nossos estúdios": comenta Kazunori Yamauchi.

Na verdade, Gran Turismo 5 em base não está muito diferente do que vi na E3 deste ano. Embora todos os retoques, afinações, adições, que foram feitas nestes últimas semanas, numa rotina de trabalho de 24 horas dias, os fãs exigem o lançamento, e a Polyphony Digital parece querer cumprir com o prometido. Yamauchi estava preparado para nos mostrar o que de novo ainda teremos em GT 5, e para surpresa de todos, iremos poder jogar em duas vertentes, o A-Spec, onde é abordado o "The Real Driving Simulator" e também o B-Spec, "The Car Racing Simulation RPG". Um novo mundo para descobrir, já visto ligeiramente de forma experimental em Gran Turismo 4.

Na apresentação da gamescom, foi revelado mais alguns novos carros, com destaque para os carros de 1967, que participaram na prova de 24 horas de Le Mans, mas nem todos. O entusiasmo de Yamauchi era evidente, pois um destes carros é um dos favoritos do produtor. A lista distingue-se pelo predilecto Ferrari 330 P4 '67, Ford Mark IV Race Car '67, Jaguar XJ13 Race Car '67 e por fim o Lamborghini Miura P400 Bertone Prototype '67.

Todos eles clássicos, sendo que o Jaguar XJ13 nunca chegou a participar na prova desse ano nas 24 horas de Le Mans, pois foi cancelado, e a versão do Lamborghini Miura em que só se fabricaram duas unidades, sendo que actualmente apenas existe um, que está nas mãos do dono da rede de hotéis Marriott. Portanto, a introdução destes carros em GT 5 é uma oportunidade única de termos um pequeno vislumbre dos veículos que fizeram história no ramo automóvel.

Para além destes, ainda poderemos contar com os mais actuais, Pagani Zonda R'09, Subaru Impreza Sedan WRX STI '10 e o Lexus IS F Racing Concept '08. Todos carros de topo na sua categoria. Foi também apresentada a nova pista, o Autodromo Nazionale di Monza, bem como as competições de Racing Kart. Referente a este último gostei imenso.

A sessão foi aproveitada quase na sua totalidade explicar o "Red and Blue of Gran Turismo", que é nada mais que o A-Spec e B-Spec. O A-Spec é tudo aquilo que já conhecemos em Gran Turismo, onde temos as diferentes licenças para obter, a nossa garagem, as compras, os diversos eventos, bem como o local de afinação, e claro está as corridas propriamente ditas. Podemos competir com os Racing Karts, Production Cars, Racing Cars, Rally Cars e Formula Cars.

Novidade em termos de conteúdo é o B-Spec, onde coloca nas mãos do jogador, não o volante, mas sim as decisões de um gestor de uma equipa de automobilismo. Se estão à espera que seja um verdadeiro simulador de gestão, poderão já ficar avisados que não é tão profundo assim. Gran Turismo 5 já era enorme sem esta adição, não sendo quase necessária a sua integração, e olhando para o que oferece, compreende-se agora a razão de tantos adiamentos. O chamado RPG de GT 5, dá-nos um pequeno exemplo do que é gerir uma equipa de automobilismo, mais precisamente do seu aspecto mais quente e directo, que é a corrida em si.

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Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.

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