Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Google prepara o seu sistema operativo

Será lançado em código aberto no final deste ano.

Depois de lançar o Chrome, o seu navegador, a Google prepara-se para lançar um forte concorrente da Microsoft com o sistema operativo Google Chrome OS.

Trata-se de um projecto que nasce como um sistema ideal para os portáteis de baixo custo (os netbooks), um sector de hardware que tem estado em alta em todo o mundo, enquanto que as vendas dos computadores tradicionais têm sofrido uma baixa significativa nas vendas.

Com este sistema operativo a Google vai competir, entre outros, com a Microsoft. Até agora a Microsoft tinha colocado nos netbooks o Windows XP, enquanto que com a saída do Windows 7 a empresa irá incluir nesse nicho de hardware uma versão mais limitada.

A Google declarou que, "A rapidez, simplicidade e segurança são os pontos chave do Google Chrome OS. Estamos a desenhar o OS para que seja rápido e leve, para que se possa ligar e conectar à internet em poucos segundos."

Executável sob os chips x86 e ARM, a licença vai ser lançada em código aberto no final deste ano para que a comunidade possa experimentá-lo, personalizá-lo e melhorá-lo. Será na segunda metade de 2010 que chegarão os primeiros netbooks com este sistema operativo pré-instalado. No futuro a Google espera levá-lo a computadores de maior potência tornando-o numa nova alternativa, no entanto já pediram para os programadores ficaram calmos, uma vez que o sistema será compatível com as linguagens de programação principais, pelo que se espera que seja simples adaptar aplicações do Windows, Mac e Linux.

O Chrome OS vai contar com uma interface muito simplificada e focada nas aplicações; na sua essência, leva para o sistema de trabalho as funções do navegador Chrome. "Todas as aplicações web irão funcionar automaticamente e as novas aplicações poderão ser introduzidas através das tuas tecnologias web favoritas."

Tal como mencionámos a Google vai apostar forte na simplicidade, segurança, e numa arquitectura interna simples, afirmando que, "A arquitectura é simples: O Google Chrome corre sobre um novo sistema de janelas sobre um kernel Linux." A ideia é que funcione rápido e que esteja livre de vírus, malware e outros problemas existentes noutros sistema operativos disponíveis no mercado.

Marcado com

Sobre o Autor

Luís Alves avatar

Luís Alves

Colaborador

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Comentários