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Gears of War 2 - Modo Multi-jogador

Curto teste ao modo Submission.

Foi no recinto do MyGames Zon, e sob o auspicio da Microsoft Portugal, que ocorreu a apresentação Europeia de Gears of War 2. Inusitado, talvez, a imprensa especializada Portuguesa teve direito a um curto hands-on antes das suas congéneres continentais.

Ocasião que parece ter sido celebrada com a abertura ao público desta apresentação, com mais de uma centena de pessoas a tomarem a oportunidade de ver, em primeira mão, Gears of War 2 em movimento. Bom, todos menos uma jovem, cuja preocupação era na verdade o telemóvel que tinha perdido naquele mesmo auditório algumas horas antes.

Antes de realmente nos ser possibilitado experimentar o título, a representante da Microsoft sobe ao palanque acompanhada de quatro militares munidos de ameaçadoras espingardas automáticas... de plástico, claro. Numa entrada que teve direito a fumo cénico.

Situado seis meses depois do final do primeiro Gears of War, Marcus continua a ser o personagem principal da campanha. Este é um jogo desenvolvido com uma elevada resolução em mente, apostando em grande nos gráficos para apelar aos jogadores. Em comparação com o primeiro a diferença não é grande, mas ainda assim é certamente notória. Essencialmente ao nível de algumas animações – mais complexas – e de uma maior atenção à reacção do cenário. Atravessar água ou disparar contra ela, por exemplo, gera efeitos impressionantes. Pequenos sacos de areia que depois de furados libertam lentamente o seu conteúdo ou a forma crível como o vidro é destruído (as janelas dos carros, por exemplo), são mais alguns pormenores que vão agradar aos jogadores mais exigentes nesta vertente. Ao mesmo tempo, disparar contra um muro em madeira gera uma pequena nuvem de fumo no impacto e é só. Não é, obviamente, perfeito mas ainda assim um passo em frente em relação ao primeiro jogo.

Foi-nos dado a experimentar um dos vários modos multi-jogador presentes em Gears of War 2, Submission. A experiência multi-jogador, nomeadamente através do Xbox Live, foi uma das áreas que mereceu mais atenção da parte da Epic, sendo que o primeiro Gears of War na Xbox 360 tinha funções de matchmaking quase nulas. É agora, por exemplo, possível jogar várias partidas sempre com o mesmo grupo de amigos contra adversários escolhidos aleatoriamente ou ao longo de diferentes mapas. Algo similar ao que já existe em Halo 3.

Submission é na verdade uma variação de "Meat Shield", modo disponível no Gears of War original. Duas equipas (Locust e Humanos) disputam o controlo de um NPC, que devem capturar e arrastar até à sua base. Uma variação do mais habitual "Capture the Flag". Este NPC está armado e mostra-se bastante desagradado (e agressivo) com a nossa presença, o que dificulta a tarefa.

Os fãs do primeiro título vão sentir-se em casa, pois exceptuando alguns novos detalhes, Gears of War 2 é muito similar ao original, mesmo ao nível dos controlos. Devido à falta de perícia (ou sorte) de quem estava a testar o jogo (*cof* eu) passado alguns segundos de jogo pude notar que é agora possível movimentar o nosso personagem após sermos gravemente atingidos em combate, em vez de simplesmente definharmos até que alguém termine o serviço. Nada de corridas claro, neste estado o personagem pode gatinhar lentamente. Tentando assim evitar o atacante ou aproximar-se de um parceiro de equipa. Outra das alterações é a introdução dos duelos com Lancers. Se dois jogadores utilizarem a serra ao mesmo tempo, devem carregar freneticamente no botão B para evitar serem reduzidos a pedaços. Ou seja, espremer o botão com vigor até ver carne aos saltos do lado do adversário. Nada de muito elegante, mas, suponho, é exactamente esta “falta de elegância” que demarca Gears of War.

O fim da ronda traz uma outra vertente deste descaramento da Epic; bem proeminente na tabela de pontuações está o tal NPC cuja agressividade (para com ambas as equipas) lhe valeu um lugar de destaque.

Infelizmente não nos foi dada oportunidade de experimentar o modo campanha ou outros mapas.

Gears of War 2 é lançado dia 7 de Novembro, e até lá podem contar com uma cobertura extensiva ao título na Eurogamer Portugal.

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