The Witness

Ambição despudorada do mesmo criador de Braid. Um desafio que no essencial é a descodificação de uma linguagem.

Spotlight

ArtigoEntrevista com Luís António, Senior Artist em The Witness

Deixou Portugal há dez anos e fez sucesso lá fora.

Vídeo10 minutos de gameplay com The Witness

Jonathan Blow mostra-nos um pouco mais do seu projeto.

VídeoThe Witness PS4

À conversa os criadores do jogo.

Eventos importantes

Jogos PS Plus de Março revelados

Um FPS e um jogo de puzzles.

Os jogos de oferta de Março para os subscritores do PS Plus foram revelados. No próximo mês os subscritores do PS Plus poderão descarregar Call of Duty: Modern Warfare Remastered e The Witness.

The Witness poderá ter versão física

O jogo foi encontrado na Amazon de Itália.

O brilhante jogo de puzzle de Jonathan Blow, The Witness, poderá ter direito a uma edição física - segundo sugerido pela Amazon de Itália, que lista o jogo.

The Witness já pode ser jogado a 4K na PS4 Pro

Conhece as opções gráficas.

A Thekla Inc. anunciou que já está disponível uma nova actualização para The Witness que permite que o jogo tenha alguns melhoramentos na PS4 Pro. Ou seja, vais poder jogar a 4K no jogo criado por Jonathan Blow.

The Witness terá suporte para a PS4 Pro

Vai correr a 1440p com upscale para 4K.

The Witness, o jogo de puzzles de Jonathan Blow lançado em Fevereiro deste ano, será mais um dos jogos com suporte para a PS4 Pro, querendo isto dizer que vai tirar partido do melhor hardware do novo modelo.

The Witness confirmado na Xbox One

The Witness confirmado na Xbox One

Chegará dia 13 de Setembro.

The Witness já está disponível na PS4 e PC desde o início do ano, mas os jogadores da Xbox One continuavam à espera de que o jogo fosse lançado na sua consola de eleição. E felizmente não terão que esperar muito mais tempo, visto que o jogo chegará à consola da Microsoft no dia 13 de Setembro.

A confirmação foi dada pelo próprio Jonathan Blow, criador do jogo, que confirmou que a versão Xbox One será uma adaptação directa das versões PC e PlayStation 4 sem qualquer tipo de conteúdo exclusivo.

Blow aproveitou a ocasião também para confirmar que a equipa Thekla está a trabalhar numa versão iOS que contará com algumas mudanças em relação ao original para se adaptar melhor aos controlos por tacto e com gráficos mais modestos.

Read more...

The Witness recebe actualização na PS4

Para corrigir alguns dos problemas.

The Witness, o mais recente jogo de Jonathan Blow e no qual trabalhou talento Português, recebeu uma actualização que procura corrigir os problemas de alguns jogadores que se sentiam mal ao jogar.

The Witness não vai apostar na realidade virtual

Acreditam que o jogo não se adaptaria bem.

Jonathan Blow, criador de The Witness, e Adam Smith, programador, descartam a hipótese de adaptar o jogo para a realidade virtual, uma vez que acreditam que seja algo problemático pela própria estrutura do jogo.

The Witness - Análise

Misteriosos são os caminhos em The Witness, o novo jogo de Jonathan Blow. Este produtor americano independente, que volta à tona com mais um jogo surpreendente em termos de design, arte e puzzles, não andou muito longe desta linha em Braid (2008, Xbox Live Arcade), a primeira grande obra que o projectou em termos mundiais. Mas enquanto que este jogo se apresenta de forma mais linear, alicerçada em elementos familiares como as plataformas e o salto da personagem em 2D, dentro de níveis, tendo na manipulação do tempo a chave para a resolução dos puzzles, em The Witness o conceito é muito diferente.

Desde logo porque prescinde de um fio condutor. Não existem fases (níveis), nem guias e a sensação de progresso é menos evidente. Quase sempre achamos coisas novas (puzzles) para resolver. As ligações que vamos operando entre cada segmento desvendam os mistérios e segredos deste imensurável arquipélago (ou se até quisermos pensar em números, eles existem: mais de 650 puzzles). O ponto mais saliente é que o jogador está por sua conta e rapidamente perceberá que os puzzles partilham o mesmo formato, embora com diferentes variantes para se atingir o objectivo: ligar uma espécie de fios condutores através de um monitor que é activado mediante a pressão do ponto assinalado no ecrã. Não existe mais algum tipo de interacção, ou sequer outras personagens que nos forneçam pistas. Estamos por nossa conta, na ilha. As únicas dicas e ajudas são facultadas por intermédio dos sons ou dos desenhos projectados no terreno.

"o jogador está por sua conta e rapidamente perceberá que os puzzles partilham o mesmo formato, embora com diferentes variantes para se atingir o objectivo"

Read more...

Rocket League foi o jogo mais vendido da PS Store para a PS4 em Janeiro. É um resultado impressionante para um jogo que foi oferecido no PS Plus no ano passado e ficou até à frente de gigantes como Star Wars: Battlefront e FIFA 16.

ArtigoEntrevista com Luís António, Senior Artist em The Witness

Deixou Portugal há dez anos e fez sucesso lá fora.

Num momento em que a indústria dos videojogos em Portugal está em claro crescimento, e aproveitando também o lançamento de The Witness, parece-nos oportuno entrevistar Luís António, que trabalhou como artista no jogo visionado por Jonathan Blow. A nossa análise ao jogo será publicada em breve, portanto, esta entrevista serve ainda de aperitivo para o nosso veredicto quanto a este jogo de puzzles localizado numa ilha cheia de belos cenários.

Vejam a lindíssima arte de The Witness

Teve o dedo de um artista português.

Ainda há pouco que 2016 começou, mas não é um exagero dizer que The Witness é já um candidato sério a jogo mais bonito do ano. Numa ilha repleta de puzzles, o jogo visionado por Jonathan Blow oferece-nos a oportunidade de passar por cenários belos e naturais.

The Witness gerou mais receita numa semana do que Braid num ano

Novo jogo de Jonathan Blow tem sido um sucesso.

Apesar dos problemas de pirataria com The Witness, a verdade é que o jogo gozou de um lançamento com excelentes números de vendas. Já que em apenas uma semana já ultrapassou os números de Braid, pelo menos no seu primeiro ano de vida.

Fiquem a conhecer The Witness em 8 minutos

Não é pêra doce descobrir os segredos e resolver os puzzles neste arquipélago.

The Witness não foi uma produção fácil para Johnathan Blow, nem o será para os jogadores. O criador de Braid (2008) tem em The Witness o seu maior desafio. Um jogo meticuloso, criado tendo em conta o mais pequeno detalhe, que se posiciona como um teste aos fãs mais "hardcore" das aventuras na primeira pessoa.

Aqui estão os troféus de The Witness

Parece uma platina fácil.

The Witness será lançado amanhã para a PlayStation 4 e PC. Se esta será uma das tuas próximas aquisições, e gostas coleccionar troféus, então já podes consultar a lista completa graças ao Exophase.

The Witness custará 36,99 euros

Poderão já fazer a pré-compra e receber um bónus.

O muito esperado The Witness, de Jonathan_Blow, já tem um preço afixado, bem como já poderão efectuar a pré-compra do jogo. The Witness será lançado no PC e PS4 no dia 26 de janeiro.

The Witness na Xbox One segundo ESRB

Chega este mês ao PC e PlayStation 4.

The Witness é o novo jogo de Jonathan Blow, conhecido pelo seu engenhoso Braid, que será lançado no próximo dia 26 de Janeiro para PC e PlayStation 4 mas poderá ser lançado mais tarde na Xbox One.

Vê o trailer de lançamento do enigmático The Witness

Vê o trailer de lançamento do enigmático The Witness

Chega ao PC e PS4 no dia 26 de Janeiro.

Depois de longos quatros anos, parece que tudo aponta para que The Witness chegue até nós sem qualquer tipo de atraso.

O novo projecto de Jonathan Blow (criador de Braid) que é visto como uma espécie de Myst da nova geração, será lançado no dia 26 de Janeiro no PC e PlayStation 4.

Em baixo podem ver o trailer de lançamento deste curioso jogo que mistura elementos de exploração com enigmas numa perspectiva na primeira pessoa.

Read more...

Conhece os requisitos da versão PC de The Witness

E vê se tens máquina para correr a nova aventura do criador de Braid.

O estúdio independente Thekla deu a conhecer as especificações do promissor The Witness, a nova aventura de puzzles do criador de Braid que chegará ao PC e PlayStation 4 no dia 26 de Janeiro.

The Witness recebe um trailer minimalista

The Witness recebe um trailer minimalista

Chega ao PC e PS4 no dia 26 de janeiro.

Jonathan Blow publicou um trailer do muito aguardado The Witness.

O vídeo é bastante minimalista, dando ênfase ao facto do jogo não ter uma banda sonora. Blow escreveu no seu blogue que, "Quase que não há música no jogo. Não é uma decisão arbitrária, mas é na verdade muito importante para a coerência daquilo que estamos a fazer".

A equipa de desenvolvimento concentrou-se ambiente sonoro da ilha, que não possui qualquer tipo de animal. "Neste jogo estás sozinho, e isso obrigou-nos a sermos muito criativos com o áudio," acrescentou Blow.

Read more...

The Witness ganha data de lançamento

Promete perto de 80 horas de jogo.

The Witness, jogo de exploração e quebra-cabeças na primeira pessoa para a PlayStation 4 e PC, será lançado na Europa a 26 de Janeiro de 2016, segundo confirmação oficial do estúdio Thekla.

15 minutos com The Witness

Jonathan Blow apresenta o seu jogo durante o PlayStation Experience.

Jonathan Blow apresenta o seu jogo durante o PlayStation Experience.

Produção de The Witness está perto do fim

Imagens mostram evolução do projecto.

The Witness está na sua fase final de produção, com a equipa neste momento a melhorar e a corrigir alguns spectos do jogo. Numa nova mensagem no site oficial foi dito que o facto de não terem revelado novidades nos últimos tempos é porque o jogo já está na sua fase final.

Novas imagens de The Witness

Juntamente com novas informações.

Surgiram novas imagens de The Witness juntamente com informações adicionais que nos dão a conhecer um pouco mais do jogo criado por Jonathan Blow para a PlayStation 4.

The Witness poderá ser exclusivo temporário PS4

Produtor não descarta lançamento noutras plataformas.

The Witness foi um dos jogos revelados durante a apresentação da Playstation 4 no evento de quarta-feira. Tido como exclusivo para a consola que será lançada no período natalício, Johnathan Blow, criador de Braid, disse ao sítio Joystiq que ele e a sua equipa querem levar The Witness até ao maior número possível de consolas, entre as quais se destaca a próxima consola da Microsoft e a Nintendo WiiU.

A Sony ontem mostrou uma imagem repleta com os logótipos de todos os estúdios/editoras que estão neste momento a desenvolver jogos para a PlayStation 4. Para poupar os vossos olhos do esforço, realizamos uma lista com que engloba todas as companhias presentes na referida imagem.

Produtor de Braid queria já PS4 e Xbox 720

Para ele consolas atuais estão limitadas.

Jonathan Blow, o criador do bem sucedido Braid, disse em declarações à revista EDGE que The Witness, o seu próximo jogo de puzzles num mundo aberto, muito provavelmente não será lançado na PS3 e Xbox 360.