Sonic Generations

Spotlight

Sonic Generations - Análise

Ouriço azul em formato de bolso.

VídeoTrailer lançamento Sonic Generations 3DS

Chega à portátil da Nintendo na sexta.

VídeoLançamentos Novembro 2011

Grandes jogos para todos os gostos.

Eventos importantes

2017 podia ter sido o Ano do Ouriço graças à chegada de dois jogos Sonic de alto perfil. Sonic Mania é algo muito especial, um regresso brilhante do clássico 2D - mas no lado 3D, a SEGA deixou a desejar. Sonic Forces foi uma desilusão, uma pena tendo em conta o quão bom Sonic Generations foi - especialmente no PC. O jogo envelheceu muito bem e o suporte dos mods é excepcional e corre lindamente a 4K nativa numa gráfica da gama da GTX 970.

SEGA quer devolver a Sonic o seu estatuto

Quer que o ouriço azul volte a ser um ícone.

Sonic comemorou os seus 25 anos e Takashi Iizuka, vice-presidente de desenvolvimento de produto e serviços criativos da SEGA, tem estado envolvido nos jogos do ouriço azul desde o seu segundo jogo, garantiu que a companhia está totalmente comprometida em fazer com que os seus próximos jogos voltem a ser de grande qualidade.

Último dia de promoção no Steam

Dishonored, Sonic Generations, Batman: Arkham City, entre outros.

Hoje é o último dia das promoções de outono no Steam, o que significa que esta é a vossa última oportunidade para adquirir jogos a um preço muito baixo.

SEGA apresenta declínio nos lucros e receitas

Culpa mercado físico e vai-se focar no mercado digital.

A SEGA apresentou os seus dados relativos ao anterior ano fiscal nos quais revela um declínio nos lucros e receitas, citando fraca procura no mercado das consolas caseiras como principal responsável.

Sonic Generations - Análise

Sonic Generations - Análise

Ouriço azul em formato de bolso.

No tempo das mascotes, Sonic competia lado a lado com Mario pelo trono dos videojogos. Se nessa altura alguém me dissesse que estaria hoje a festejar os 20 anos do ouriço azul numa portátil da Nintendo, eu teria rido, bem alto. A verdade é que a fórmula de Sonic estagnou completamente no tempo, e por muito que custe aos fãs (grupo no qual eu me incluo), Sonic tem sido suficientemente útil à Sega para ir aparecendo, mas nunca suficientemente respeitado para reaparecer de forma adequada.

Esta é a minha opinião, por mais controversa que possa parecer. A Sega tinha duas opções para a mascote, ou optava por reformular a própria fórmula de gameplay para adaptar o ouriço às exigências dos jogadores modernos, sem nunca esquecer as suas principais caraterísticas. Ou então resignava-se ao fato de Sonic nada mais poder oferecer do que navegação em alta velocidade através de ambientes (sejam eles 2D ou 3D). Parece-me que a escolha tem recaído pela segunda, a maior parte dos jogos de Sonic desde a época de ouro têm servido basicamente para alimentar a nostalgia de alguns, e julgo sinceramente que a Sega desistiu de inovar Sonic.

É uma discussão interessante, e que dava para um artigo inteiro. Mas neste caso, apenas serve como ponto de partida para dizer que em Sonic Generations não oferece nada de novo, é antes um festival nostálgico dos melhores momentos do ouriço durante os últimos vinte anos. Esta versão portátil para a 3DS é bem menor do que a que saiu para as consolas caseiras, não inclui os níveis em 3D, e as diferenças entre os dois Sonics são praticamente inexistentes muito por causa disso. Mas não é só, os próprios níveis são diferentes. Esta versão inclui zonas como Mushroom Hill e Radical Highway, no lugar de Sky Sanctuary e City Escape das outras versões, só para dar um exemplo. Existem alguns segmentos com vista em perspetiva diagonal, mas a maior parte da aventura é jogada como side-scroll, ao estilo de Sonic Rush.

Read more...

Rayman Origins vende 50.000 nos E.U.A.

Título da Ubisoft esquecido nas prateleiras.

Um dos riscos de lançar títulos nos últimos meses do ano passa por estes serem ofuscados pelos grandes nomes da indústria. Foi esse o caso de Rayman: Origins.

Sonic Generations - Análise

Sonic Generations - Análise

Conflito de gerações?

A chegada de Sonic Generations solidificou em mim um sentimento que há muito tenho vindo a sentir para com a série do ouriço azul. Por outro lado, vem por em causa a capacidade de nos distanciarmos de um sentimento de saudosismo que premeia muitas das atuais críticas aos videojogos, principalmente a estes tão icónicos.

Em primeiro lugar, e pegando já no primeiro sentimento, tenho agora a certeza que o passado nos videojogos é extremamente importante para a forma que se pensa a atualidade e futuro da indústria, mas fiquei também mais firme na minha opinião que o passado não é mais que isso. Para além disso, o passado é algo não visível para a atualidade. Porque razão terá que uma pessoa de 10, 12, ou treze anos olhar para a era dourada de Sonic e sentir que os atuais jogos lhes falta algo? Sonic Generations é por si só uma razão de conflito de gerações, que de forma harmoniosa apresenta os prós e contras de ambos os formatos. É um reviver de algo que achávamos o supra-sumo, mas que se olharmos friamente para o passado, então julgamos o presente melhor.

Este é o caso. Sonic Generations é melhor que qualquer outro jogo da série, passado e presente. Mas é isso o bastante para ser um jogo de referência, um jogo que simplesmente coloca a barreira da qualidade no seu género numa zona que poucos chegam? Os primeiros Sonics tinham muitos erros, problemas e também conflitos de jogabilidade. Ver o Sonic atual (a personagem) a falar com viva voz e o mais novo, o da década de noventa, apenas a mexer os braços, explica rapidamente que temos que esquecer o passado. Tão simples como isto. Se Sonic Generations não é melhor que todos os anteriores, então é passar um atestado de incompetência a quem produz os atuais.

Read more...

Hands On: Sonic Generations

As certezas do passado, contornos do futuro.

Com a chegada da mais recente demonstração de Sonic Generations ao Xbox Live e à PlayStation Network tive a oportunidade de voltar a ter contacto com o produto de Takashi Iizuka e mais do que um comprovar que finalmente podemos vir a ter um título baseado no ouriço que realmente é merecedor de envergar o seu nome, também me relembrou da doce inocência com que tudo começou. A sensação de pura diversão de uma criança que jogava apenas para conhecer um novo e imensamente colorido mundo e que não se preocupava com a componente de competição em mais um jogo de tiros e respetivos quadros de pontuações. Não, na era do Sonic original o segredo estava na mecânica fácil de assimilar, na grandiosa sensação de velocidade, no adorável personagem e no desafio que nos proponha, que não era tão inocente quanto isso mas sim muito vincado e cheio de personalidade.

Sonic Generations também no PC

Versão incluída nas previsões da SEGA.

Apesar da SEGA não ter anunciado que Sonic Generations seria lançado no PC, o jogo parece ter também uma versão para esta plataforma.

Sonic Generations 3DS ganha data

Chega no final de Novembro.

Com as versões Xbox 360 e PlayStation 3 de Sonic Generations marcadas para 4 de Novembro, a Sega confirmou agora a data para a versão Nintendo 3DS.

Rumores Sega para o TGS 2011

Novo Bayonetta e Yakuza 5 para a PS Vita.

Com o Tokyo Game Show prestes a começar, surgiram diversos rumores sobre possíveis anúncios da Sega para o evento.

Sonic Generations na Wii U?

Depende do sucesso das atuais versões.

A Sega já havia confirmado que Sonic Generations vai ficar fora da Wii mas a quanto à nova Wii U o caso pode ser diferente.

Sonic Generations com edição especial

O ouriço mais conhecido faz 20 anos.

A SEGA revelou que o jogo Sonic Generations terá direito a uma edição especial, em jeito de comemoração do 20º aniversário do ouriço mais conhecido do mundo.

Metal Sonic regressa em Sonic Generations

E também o nível Chemical Plant Zone.

A SEGA confirmou que o Metal Sonic de Sonic CD será um dos rivais do ouriço em Sonic Generations, tanto na sua versão moderna como clássica. O personagem será muito parecido com o original.

Sonic Generations

Duas gerações dão a mão.

Sonic foi para muitos, eu incluído, uma das maiores referências no mundo dos videojogos. Muitos certamente recordam com saudosismo o dia, ou noite, em que descobriram os encantos que a estrondosa velocidade deste ouriço azul oferecia. Com o passar dos anos Sonic passou de mero estranho a amigo e companheiro do dia-a-dia. Foi-se tornando numa referência e consagrou-se como um ícone. Quando chegou à adolescência Sonic começou a passar por algumas crises e por alguns problemas, fases diriam alguns. O seu estatuto incontestável de sucesso supremo começou a ser posto em causa e quando chegou à maior idade, Sonic já não tinha o mesmo brilho de outrora.

"Sonic Generations vai agradar aos fãs"

SEGA espera atrair também novos jogadores.

Já não é a primeira vez que a SEGA declara a sua intenção de atrair de novos os fãs do ouriço azul Sonic com título de qualidade; algo que esperam conseguir com o promissor Sonic Generations para PS3, Xbox 360 e 3DS.

Sonic Generations em Novembro

SEGA anuncia oficialmente versão 3DS.

Para além da PlayStation 3 e Xbox 360, a Sega revelou oficialmente que Sonic Generations também será lançado na Nintendo 3DS.

Sonic Generations com multiplayer na 3DS

E SEGA confirma não haverá versão Wii.

Os jogadores que possuem consolas Nintendo provavelmente não poderão contar com uma versão de Sonic Generations na Wii, no entanto poderão contentar-se com uma versão para a portátil 3DS.

Sonic Generations com demo a caminho?

Foi classificada pelo organismo Australiano.

De acordo com uma lista do organismo de classificação por idades Australiano a SEGA vai lançar uma demo descarregável para Sonic Generations.

Publicado novo trailer Sonic Generations

Publicado novo trailer Sonic Generations

Três minutos para abrir o apetite.

O site alemão 4Players.de publicou três minutos de jogabilidade de Sonic Generations.

Este novo Sonic vai combinar a jogabilidade clássica em 2D com o estilo 3D dos últimos Sonic, e este vídeo mostra um pouco de cada um dos estilos do jogo.

Um aspecto que vai estar presente em ambos os estilos, o clássico e o moderno, é que ao passar por cada ponto de controlo o jogo informa quanto tempo estamos a demorar em comparação com a nossa melhor marca, como se tratasse de uma corrida.

Read more...