Shenmue I & II

Encantador e por vezes mágico. Aborrecido e entediante. Há duas faces de uma moeda nesta remasterização.

Eventos importantes

SEGA reage ao remake de Shenmue que foi cancelado

SEGA reage ao remake de Shenmue que foi cancelado

Diz que não correspondia aos padrões de qualidade.

A SEGA respondeu ao Digital Foundry sobre o que aconteceu com o remake de Shenmue 1 e Shenmue 2 que foi cancelado e agora descoberto.

Este remake, que apresentava uma qualidade gráfica muito superior ao que tivemos nos remasters, foi partilhado ontem pelo Digital Foundry e a SEGA decidiu falar sobre o projecto.

"A SEGA e a D3T realmente começaram a explorar a possibilidade de um remaster HD completo para Shenmue 1 e 2," confirmou a SEGA.

Read more...

Revelado o Remake de Shenmue cancelado pela SEGA

Revelado o Remake de Shenmue cancelado pela SEGA

O Digital Foundry dá-te um olhar ao jogo cancelado.

A SEGA apresentou em Agosto de 2018 Shenmue 1 & 2 HD Remasters, um sonho para os fãs dos clássicos que gostariam de os ter em formato actualizado para as plataformas mais actuais.

No entanto, segundo revelado pelo Digital Foundry, os planos da SEGA eram muito mais ambiciosos do que simples remasters e a dada altura estava a desenvolver um remake do primeiro Shenmue.

Antes de colocar a Britânica d3t a trabalhar nos remasters, a SEGA requisitou ao estúdio um remake do primeiro jogo - melhorado com texturas de alta resolução, folhagem de maior qualidade, geometria com complexidade superior, objectos 3D onde antes existiam texturas achatadas, oclusão ambiental, NPCs de qualidade superior e ainda mapas de sombras.

Read more...

Shenmue I and II HD Collection - Análise - todo o tempo do mundo

Shenmue I and II HD Collection - Análise - todo o tempo do mundo

Uma história de vingança: a semente de Yakuza.

A notícia chegou como uma surpresa indesejável. Em Janeiro de 2001 a Sega comunicou que em Março deixaria de produzir a sua consola 128-bit e que doravante passaria a trabalhar apenas como editora de jogos "third party", deixando o negócio das consolas e colocando noutros sistemas os jogos que até então eram exclusivos da Dreamcast. No entanto, o apoio à consola continuou nos anos seguintes, tendo recebido preciosos jogos em 2001 e 2002. Um deles foi a sequela de Shenmue, uma produção de Yu Suzuki - mítico criador de experiências arcade da Sega como OutRun ou Hang On - e uma das maiores em termos de orçamento, tendo absorvido imensos recursos, num esforço financeiro que terá contribuído também para as dificuldades por que passou a empresa nesse período.

Depois do original lançado em 1999, a Sega deu luz verde e editou a sequela dois anos depois. Sendo à época duas produções do tipo "blockbuster" e com propriedades bastante inovadoras, ambos os títulos nunca alcançaram o sucesso comercial que a Sega esperava atingir. Apesar de vender bem, Shenmue e sequela ficaram abaixo das expectativas traçadas e por isso a Sega optou por cancelar o terceiro episódio de uma trilogia não anunciada mas esperada. Para os fãs e quem como eu jogou ambos os títulos, foi como um amargo de boca chegar ao final da sequela sabendo que a história continuava mas que na realidade nunca conheceríamos o verdadeiro desfecho. É como se aquela viagem tivesse sido em vão, como se a excursão até à China (depois da aventura inicial numa pequena cidade japonesa) e às magníficas paisagens de Gilian não tivesse servido para mais do que uma prolongada distração, um propósito que não se cumpriu.

Felizmente, e acolhendo os pedidos insistentes de uma comunidade significativa, em 2015 Yu Suzuki subiu ao palco da Sony, na E3, para anunciar o lançamento de uma campanha de "crowdfunding" para o desenvolvimento de Shenmue III, o jogo que deverá colocar um ponto final na aventura de Ryo Hazuki. Com lançamento previsto para daqui a um ano, se tudo correr bem, Shenmue III será uma realidade, a peça que falta encaixar no puzzle. Pela primeira vez não será lançado numa consola da Sega, mas isso é o menos relevante quando se aguarda pelo episódio que completa a trilogia e que ao mesmo tempo poderá lançar sementes para o futuro.

Read more...

Shenmue HD - análise aos remasters: melhorias são escassas mas os ports são geniais

Digital FoundryShenmue HD - análise aos remasters: melhorias são escassas mas os ports são geniais

Clássico genuíno para consola remasterizado para hardware moderno.

Pode não ser o remaster / remake completo que estávamos à espera, mas Shenmue e a sua sequela podem finalmente ser corridos em hardware moderno, cortesia da Sega e da produtora d3t. Versões para a PlayStation 4, Xbox One e PC estão disponíveis, cada uma delas oferecendo uma conversão notavelmente próxima dos originais da Dreamcast, com um ou dois ajustes interessantes.

Comecemos pelo primeiro jogo. Não é surpresa nenhuma o facto de Shenmue HD oferecer uma experiência de resolução mais alta. Em todas as consolas Xbox e PlayStation, Shenmue HD opera com uma contagem de pixels de 1080p - quer estejas a jogar no hardware base ou nas versões aprimoradas. A boa notícia é que a qualidade da imagem é óptima. Shenmue usa uma forma de anti-aliasing que consegue suavizar as bordas ao ponto de ser quase impossível detectar degraus individuais de pixel. É uma solução extremamente eficaz e funciona bem, mesmo quando escalada numa TV 4K.

Mais importante ainda, em comparação com a Dreamcast, o brilho é mantido a um mínimo absoluto, com objectos finos e detalhes elegantes a aparecerem de forma temporariamente estáveis na versão HD. No formato original, Shenmue exibia muitos brilhos evidentes e aliasing - algo atípico para a Dreamcast. Isto deve-se ao facto de Shenmue ser um dos poucos jogos no sistema que evita completamente os mip-maps - algo que compartilha com os jogos de arcada da AM2. O meu palpite é que a AM2 pensou que os efeitos colaterais da utilização de filtragem bilinear em combinação com mip maps - algo que gerou texturas desfocadas em ângulos oblíquos - causaram um impacto muito grande na percepção dos detalhes. Felizmente, a nova versão HD lida com esta problemática de forma muito mais eficaz, conferindo superfícies limpas desprovidas de brilho e artefactos.

Read more...

Colecção HD de Shenmue ganha gameplay de 2 horas

Foram reveladas mais de duas horas de gameplay da colecção HD de Shenmue I & II que será lançada já amanhã para PC, Xbox One e PlayStation 4.

O canal do Youtube "Aiolia Passion Gaming" conseguiu acesso antecipado à colecção e publicou as primeiras horas. Os vídeos foram gravados numa Xbox One X, com o jogo a correr a 1080p.

Com o lançamento de Shenmue III previsto para 2019, a colecção de Shenmue I & II é uma oportunidade para conhecer a história que ficou para trás.

Read more...

SEGA explica o que é Shenmue

Fala da história e do mundo de jogo.

Shenmue 1 e 2 foram os remasters mais pedidos pelos fãs da SEGA e a editora está prestes a satisfazer esses desejos.

Shenmue 1 e 2 correm a 30fps nas novas versões

Shenmue 2 é baseado na versão Xbox.

Shenmue 1 e Shenmue 2 são dois dos maiores clássicos que os fãs da SEGA tiveram a oportunidade de jogar e brevemente, uma nova audiência poderá finalmente descobrir o porquê de tantos jogadores se terem apaixonado por eles.

É oficial, a Sega anunciou ao final da manhã de sábado em Tóquio (2:30 em Portugal) o lançamento de Shenmue I e II para as consolas da actual geração e PC. É algo que os fãs queriam ver concretizado há imenso tempo, na sequência da produção do terceiro capítulo da saga, financiada através do Kickstarter e ainda em desenvolvimento.