Shenmue

Eventos importantes

Shenmue HD - análise aos remasters: melhorias são escassas mas os ports são geniais

Digital FoundryShenmue HD - análise aos remasters: melhorias são escassas mas os ports são geniais

Clássico genuíno para consola remasterizado para hardware moderno.

Pode não ser o remaster / remake completo que estávamos à espera, mas Shenmue e a sua sequela podem finalmente ser corridos em hardware moderno, cortesia da Sega e da produtora d3t. Versões para a PlayStation 4, Xbox One e PC estão disponíveis, cada uma delas oferecendo uma conversão notavelmente próxima dos originais da Dreamcast, com um ou dois ajustes interessantes.

Comecemos pelo primeiro jogo. Não é surpresa nenhuma o facto de Shenmue HD oferecer uma experiência de resolução mais alta. Em todas as consolas Xbox e PlayStation, Shenmue HD opera com uma contagem de pixels de 1080p - quer estejas a jogar no hardware base ou nas versões aprimoradas. A boa notícia é que a qualidade da imagem é óptima. Shenmue usa uma forma de anti-aliasing que consegue suavizar as bordas ao ponto de ser quase impossível detectar degraus individuais de pixel. É uma solução extremamente eficaz e funciona bem, mesmo quando escalada numa TV 4K.

Mais importante ainda, em comparação com a Dreamcast, o brilho é mantido a um mínimo absoluto, com objectos finos e detalhes elegantes a aparecerem de forma temporariamente estáveis na versão HD. No formato original, Shenmue exibia muitos brilhos evidentes e aliasing - algo atípico para a Dreamcast. Isto deve-se ao facto de Shenmue ser um dos poucos jogos no sistema que evita completamente os mip-maps - algo que compartilha com os jogos de arcada da AM2. O meu palpite é que a AM2 pensou que os efeitos colaterais da utilização de filtragem bilinear em combinação com mip maps - algo que gerou texturas desfocadas em ângulos oblíquos - causaram um impacto muito grande na percepção dos detalhes. Felizmente, a nova versão HD lida com esta problemática de forma muito mais eficaz, conferindo superfícies limpas desprovidas de brilho e artefactos.

Read more...

Shenmue HD Remaster poderá ser lançado este ano

Shenmue HD Remaster poderá ser lançado este ano

Contaria com os dois primeiros episódios.

Enquanto decorre o desenvolvimento de Shenmue 3, provavelmente será lançado em 2018, a SEGA poderá estar a trabalhar na remasterização dos dois primeiros Shenmue, tal como parecem indicar os recentes domínios registados pela companhia.

Uma fonte anónima próxima da Atlus USA parece ter revelado ao site Rise Digital que as duas remasterizações poderão ser lançadas ainda este ano.

Segundo a fonte anónima, os dois jogos remasterizados serão vendidos dentro de um único pacote, não se conhecendo ainda quais as plataformas alvo, embora o lançamento no PC seja muito provável.

Read more...

Remasterizações de Shenmue têm a "atenção total" da Sega

Remasterizações de Shenmue têm a "atenção total" da Sega

Mas o projecto ainda não foi aprovado.

Agora que Shenmue 3 está confirmado e em desenvolvimento, os fãs questionam-se regularmente por que razão a Sega não aposta em remasterizações dos dois primeiros Shenmue. Dinheiro fácil, certo?

Na realidade não é assim tão simples. Jurgen Post, director europeu da Sega, disse ao MCV que "estamos a avaliar a hipótese", mas menciona dificuldades, principalmente no que toca às licenças.

"O problema é que se trata de um grande jogo. É um projecto de há muitos anos. Se é para avançar, então queremos fazer uma conversão fantástica para as plataformas actuais. Também existem muitas licenças no jogo, que perderam validade há muitos anos, por isso seria preciso renegociar esses contractos," explicou Jurgen Post.

Read more...

Shenmue - Um jogo à frente do seu tempo

O Digital Foundry olha para o clássico da Dreamcast.

Foi em 1998 que Yu Suzuki apresentou Shenmue aos jogadores, um dos mais ambiciosos projectos jamais apresentados na indústria dos videojogos. Este clássico da Dreamcast continua como um dos jogos mais mágicos que tivemos a oportunidade de jogar e a sua tecnologia ainda hoje continua a impressionar.

Sega a ponderar remasterizações de Shenmue I e II

A Sega está actualmente a tentar encontrar uma maneira de remasterizar os dois primeiros Shenmue para as plataformas actuais. Infelizmente, o processo não é tão simples quanto parece, tal como foi explicado no Sega Central desta semana.

Em resposta a uma questão enviada por um fã, que perguntava sobre as remasterizações de Shenmue, o apresentador explicou que a Sega quer garantir a qualidade e que existem problemas de licenças, já que os primeiros jogos contêm produtos licenciados.

Apesar disto, foi dito que a Sega está a investigar formas que contornar o problema para apostar nas remasterizações. Os primeiros Shenmue foram lançados para a Dreamcast, pelo que as gerações mais novas podem ter dificuldade em ficar a conhecer a série.

Read more...

Os videojogos e o Natal: Qual a tua melhor memória?

O reconfortante salvamento de um gato perdido em Yokosuka.

O Natal está mesmo quase a chegar. Está cada vez mais próximo aquele momento em que vão desembrulhar o tal jogo, ou consola, que tanto desejam para começar a criar novas memórias do Natal ao lado dos videojogos. Talvez nestes dias já não seja assim tão certo, mas em outras eras, os lançamentos de maior revelo aconteciam por esta altura, logo, era fácil atribuir ao Natal a encantadora magia de pegar no tão adorado novo jogo, pelo qual passámos meses e meses à espera. Passar as restantes férias da escola, ou do trabalho, a jogar o novo vício, a viajar para outros mundos, a viver outras vidas, era o nosso passatempo e algumas das melhores memórias nascem assim.

Vendas da Dreamcast dispararam após o anúncio de Shenmue 3

Mercado de segunda mão entrou em alvoroço no Reino Unido.

Com o anúncio de Shenmue 3 na E3, o mercado de segunda mão da Dreamcast entrou em alvoroço. Várias são as cadeias de lojas britânicas que confirmam que a última consola da SEGA viu as suas vendas subirem após o evento norte-americano.

Yu Suzuki publica uma foto que faz referência a Shenmue

Criador da série vai estar presente na E3 2015 e já começaram a surgir rumores.

Yu Suzuki, o criador de Shenmue, vai estar presente no evento E3 2015, e só o facto de lá ir é motivo para os fãs especularem sobre um anúncio do terceiro jogo da série, ou até de uma remasterização dos dois primeiros jogos.

Rumor: Shenmue III poderá ser anunciado na E3 2015

Actualizado: Infelizmente as imagens são falsas.

ACTUALIZADO: Infelizmente as imagens são falsas, e provavelmente ainda não será desta vez que veremos um anúncio de Shenmue III na E3 2015. Alguns utilizadores descobriram que as mesmas foram publicadas há uns anos nos fóruns NeoGAF.

Sony está ciente da paixão que a comunidade tem por Shenmue

Será que alguma vez teremos o tão desejado anúncio?

Scott Rhode, um dos principais responsáveis pelos Worldwide Studios da Sony nos Estados Unidos, aproveitou o seu Twitter para falar sobre a campanha #SaveShenmue que foi lançada recentemente para relembrar a necessidade da série renascer.

Yu Suzuki ainda está interessado em fazer Shenmue III

Diz estar pronto, mas vai depender das circunstâncias e oportunidades.

Yu Suzuki, um dos grandes nomes da indústria e um dos génios da SEGA, revelou durante a décima edição do evento Gamelab, que se realiza em Barcelona, que as portas ainda estão abertas a Shenmue III.

O que Shenmue, Okami e Pac-Man têm em comum? A resposta mais óbvia seria que todos são hoje considerados jogos clássicos e que contribuíram de alguma forma para evolução dos videojogos, mas segundo o jornal chileno Las Últimas Noticias, estes jogos pertencem à lista dos 10 piores jogos de sempre.

Yu Suzuki confirma que quer fazer Shenmue 3

Yu Suzuki confirma que quer fazer Shenmue 3

Kickstarter pode ser uma possibilidade para financiar jogo.

Durante uma palestra no GDC 2014, Yu Suzuki, criador de Shenmue, falou sobre o seu interesse contínuo em criar um terceiro e último episódio da aclamada série.

Suzuki comentou que se tivesse oportunidade, gostaria de desenvolver Shenmue 3, mas não confirmou se existem planos para produzi-lo em breve.

Suzuki partilhou também algumas curiosidades em relação ao desenvolvimento da série, particularmente do primeiro jogo. Ele explicou que o prototipo do título chamava-se Old Man and the Peach Tree e que se passava na China durante os anos 50, onde o jogador teria de procurar um mestre de Kung Fu chamado Ryu.

Read more...

O registo da marca Shenmue III na Europa é mesmo falso. Ontem já tinha sido sugerido por um representante da OHIM (Office of Harmonization for the Internal Market) que era possível que a tentativa de registo era um embuste, hoje temos a confirmação da própria Sega.

Registo de Shenmue III na Europa parece ser um embuste

Esperanças dos fãs foram mais uma vez esmagadas.

Durante esta semana surgiu por breves momentos um entusiasmo enorme entre os fãs de Shemue. Aparentemente, a Sega submeteu para registo a marca Shenmue III na Europa, no entanto, parece que tudo não passou de um embuste.

Post mortem de Shenmue no GDC 2014

Yu Suzuki dará a conhecer as origens de um dos jogos mais famosos da Dreamcast.

Shenmue, um dos jogos mais marcantes da Dreamcast e que ficou para sempre na memória de quem o jogou, terá uma conferência de post mortem no Game Developers Conference 2014, foi anunciado no site do evento.

Shenmue III tornar-se-á realidade na PlayStation 4?

Arquiteto da consola e Yu Suzuki a discutir os planos para que isso aconteça.

O terceiro capítulo da saga Shenmue nunca se tornou realidade, apesar dos dois primeiros jogos serem considerados hoje em dia clássicos e o melhor que a Dreamcast tinha para oferecer.

Shenmue III poderá ser uma realidade

Yu Suzuki a considerar o crowdfunding como uma hipótese de financiamento.

Shenmue III, provavelmente uma das sequelas mais aguardadas de sempre e com a menor probabilidade de acontecer, poderá ainda vir a ser uma realidade.

Shenmue HD pronto há um ano?

Shenmue II HD também pronto?

Segundo uma notícia avançada pela Gamerzines, e ainda não comentada oficialmente pela SEGA, as versões HD de Shemue e Shemue II há muito que estão prontas.

ArtigoTrazer Lan Di à justiça

Dez anos de Shenmue e sobre o seu futuro.

Não é por acaso que nas últimas semanas tem havido um burburinho em torno de Shenmue, uma das realizações mais mediáticas de Yu Suzuki, ele que é um dos fundadores da cena arcade. O falatório deve-se à entrada de Shenmue para o roteiro dos dez anos de existência (se considerarmos o périplo que se estende desde o Japão à Europa), mas mais que isso, um novo episódio com nome da série está prestes a rebentar nos telemóveis dos nipónicos. Não é Shenmue 3, a continuação que muitos pedem. É Shenmue Gai (World ou City na tradução).

Suzuki: "Shenmue mudou Final Fantasy"

Criador da série reconhece a sua influência.

Segundo Yu Suzuki, a série Shenmue aparecida na Dreamcast influenciou na evolução de outras grandes séries de videojogos, incluindo Final Fantasy.

Fãs querem que SEGA termine a trilogia Shenmue

Para isso nada melhor do que entupir o correio da companhia com cartas.

Quem teve uma Dreamcast certamente que se lembra e teve a oportunidade de jogar ao excelente jogo e aventura Shenmue. O jogo foi um dos títulos mais ambiciosos da SEGA, teve muito sucesso na Dreamcast e na época tinha sido anunciado como sendo uma trilogia.