Resident Evil Zero HD Remaster

Mesmo sendo um clássico, não tem o brilho e equilíbrio do remaster original, revelando inconsistências no teste à passagem do tempo.

Spotlight

Eventos importantes

Resident Evil 0 Remaster vendeu 800.000 unidades

Resident Evil 0 Remaster vendeu 800.000 unidades

Este ano serão relançados Resident Evil 4 e 5.

A Capcom revelou quantas unidades vendeu de Resident Evil Zero Remastered.

A remasterização do clássico da Gamecube foi lançada para PC, PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3 e Xbox 360 no início do ano. Desde então vendeu 800 mil unidades, um resultado que a Capcom considera favorável.

2016 marca o vigésimo aniversário da série e para celebrar a Capcom também relançará nos próximos meses Resident Evil 4 e 5 para a Xbox One e PlayStation 4. Além disto, está a fazer um remake de Resident Evil 2.

Read more...

Resident Evil Zero HD - Análise

Resident Evil Zero HD - Análise

Um bilhete para o expresso da meia-noite.

Até parece que ainda foi ontem. A 22 de Março de 1996 a Capcom publicou Resident Evil, a obra inaugural de "survival horror", dirigida pelo mestre de terror: Shinji Mikami. 20 anos num estalar de dedos. A caminhar para o vigésimo aniversário da série, é com alguns momentos da primeira parte da série, que muito mudou desde então, que recordamos a origem e a prequela de Resident Evil, com o subtítulo Zero, apontado aos televisores de alta definição e recentes consolas. Não deixa de ser curioso o regresso à velha fórmula inicial.

Depois do excelente e memorável Resident Evil 4, os capítulos seguintes não mais abrandaram na componente acção pura e dura, transformando um jogo de terror e combate na terceira pessoa, num verdadeiro festim de balas, bombas, triceps e bíceps: um shooter com esteróides. O resultado, ilustrado em potência em Resident Evil 6, está longe de agradar aos fãs veteranos que regozijaram com a iniciativa dos primeiros episódios. Só que estes foram perdendo a maioria dos votos perante uma nova audiência, mais interessada na acção fácil e gatilho directo em movimento. Imposições do mercado levaram a Capcom a mudar as agulhas depois do quinto episódio. A questão é se este repentino saudosismo, marcado pela edição de uma colecção em alta definição e disponível nas consolas da actual geração, poderá materializar mais do que uma iniciativa ancorada na nostalgia? Uma inversão no rumo da série?

O que quer que possa deste lançamento advir, dificilmente desviará a marcha de Resident Evil 7, o próximo jogo da linha principal da série a entrar em cena. Sem quebrar o rumo do episódio anterior, talvez a Capcom esteja mais interessada em apurar a sensibilidade do seu público, testando-o perante os clássicos, podendo acomodar alguns elementos, em vez de fabricar um novo modelo.

Read more...

Os primeiros 17 minutos de Resident Evil Zero HD

Para ver ou rever um clássico da Capcom, agora em alta definição.

Originalmente desenvolvido para a Nintendo 64, de modo a tirar partido da transferência de dados mais rápida por intermédio dos cartuchos, o desenvolvimento ulterior do jogo tornou impossível a concretização do mesmo num cartucho, levando a Capcom a optar pelos mini discs da Nintendo Game Cube, para lançar o jogo, em 2002, no Japão, onde a série é conhecida como Biohazard.

Resident Evil Zero HD PC mostra como o original foi feito

Resident Evil Zero HD PC mostra como o original foi feito

Temos ainda um Confronto entre três formatos.

A versão PC de Resident Evil Zero HD Remaster oferece apenas pequenas melhorias sobre as versões de consola. A apresentação full HD, efeitos e iluminação melhorados, modelos de personagens melhorados e opcional modo de ecrã panorâmico ganham a companhia de modo 60fps, e anti-aliasing melhorada - mas não muito. O que fascina nesta versão são os conteúdos do directório de instalação: Resident Evil Zero HD para PC dá-nos uma ideia de como foi criado o original.

Ao arrancar o jogo pela primeira vez, a definição 60fps exclusiva do PC é a maior diferença para as consolas (existe opção para correr a 30fps ou valores maiores). Um jogo deste estilo não exige reflexos rápidos, é Resident Evil clássico, onde resolver quebra-cabeças é o principal. Mesmo com os ângulos de câmara fixos, os movimentos de Rebecca são mais suaves a 60fps, comparados com os 30fps fixos na PS4 e Xbox One - duplicar o refrescamento é mais suave para as vistas.

A excepção são os fundos - e é aqui que o directório de instalação PC revela tanto sobre como funcionava o original, e como a Capcom aumentou a fidelidade para o remaster. Dividido por pastas para cada área (tais como Train, Arklay Mountains, ou Chemical Plant) todos os fundos do jogo são na verdade ficheiros de vídeo a 30fps, disponíveis para serem visualizados como MP4s individuais em qualquer leitor. É onde podemos ver certos detalhes: primeiro, cada fundo pré-renderizado tem um ciclo de animação de um a dois segundos e apesar do jogo correr a 1080p, os fundos correm numa resolução diferente.

Read more...

Resident Evil 0 HD - É para os veteranos ou novatos?

Passaram mais de 13 anos desde o lançamento original.

Enquanto não chega o dia 19 de Janeiro, para termos nas mãos finalmente Resident Evil 0 HD Remaster, temos discutido aqui na redacção para quem se destina esta versão actualizada do clássico da Capcom. Lançado originalmente em Novembro de 2002 em exclusivo na Nintendo GameCube, mais tarde com direito a conversão para a Nintendo Wii no Japão, passados pouco mais de 13 anos, Resident Evil 0 deixará de ser exclusivo Nintendo e estará disponível no PC, PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox 360 e Xbox One. Tal como em 2015, o ano começa com uma remasterização de um Resident Evil que já conta com alguns anos em cima e isto deixou-nos a pensar sobre o público alvo deste remaster.

Lançamentos da Semana - 18 de Janeiro

Resident Evil Zero HD é o grande destaque.

Já vamos a meio de Janeiro e apesar do mês tradicionalmente ser calmo em termos de lançamentos, esta semana temos uma boa quantidade de novos lançamentos para as mais diversas plataformas.

Digital Foundry: Jogámos Resident Evil Zero HD Remaster

Digital FoundryDigital Foundry: Jogámos Resident Evil Zero HD Remaster

Comparámos as novas versões com a original.

Depois do original, a Capcom vira-se agora para Resident Evil Zero. Quase a chegar às lojas, esta prequela foi lançada apenas na Nintendo GameCube e Wii - um exclusivo que ostentava dos mais belos fundos pré-renderizados da sua altura. Agora será lançado na Xbox One, PC e PS4 a 1080p, com melhorias na iluminação e detalhe dos modelos, e um novo modo de controlo.

Jogámos a versão PS4 e a nova edição está com bom aspecto. O remaster de Zero é baseado nos fundos a 4:3 usados na versão GameCube de 2002. Para chegar a 16:9, a Capcom expande a câmara para cima e para baixo, dependendo do movimento do personagem. Abordagem inteligente e ajustada dependendo da cena, dando os benefícios da experiência em ecrã panorâmico mas mantendo a arte original. É a melhor forma de contornar o problema, e o efeito scrolling não distrai. Para os puristas, existe um modo 4:3.

As sequências em vídeo são geridas de forma mais directa. As cutscenes originais foram criadas a 16:9, sendo cortadas na Wii e Gamecube. Felizmente, este formato funciona perfeitamente para o remaster e cada cutscene preenche agora o ecrã panorâmico na PS4 - sem nada cortado, ou perdido. Estas sequências não são tão nítidas quanto os fundos in-game mas ainda se ligam suavemente com a acção in-game. É um sinal que revela a forma cuidadosa com que a Capcom arquivou o material original.

Read more...

Vê um vídeo com mais de uma hora de Resident Evil Zero HD Remaster

Com a Capcom prestes a lançar Resident Evil Zero HD Remaster, chegou a vez de darmos uma vista de olhos pela versão PC do jogo com um vídeo gameplay a 1080p e 60fps.

Resident Evil HD Remaster é uma versão remasterizada e adaptada aos padrões gráficos modernos do título que foi originalmente lançado na Nintendo Gamecube.

O lançamento do jogo está marcado para o dia 19 de Janeiro no PC, Xbox One, PS4, Xbox 360 e PS3.

Read more...

Capcom publica o segundo vídeo sobre a história de Resident Evil

Desta vez falam-nos dos acontecimentos de Resident Evil 3, Resident Evil 5 e Resident Evil 6.

A Capcom disponibilizou a segunda parte de uma série de vídeos que têm como objectivo relembrar, de uma forma resumida e sucinta, a história da série Resident Evil, indicando dados e explicado os sucessos desta famosa série de jogos de terror.

Resident Evil Zero HD Remaster ganha novo diário de produção

A Capcom publicou um novo vídeo de Resident Evil Zero HD Remaster.

Trata-se mais precisamente do quarto diário de produção, onde tanto os produtores da versão original como da nova falam sobre a sua experiência com a criação desta aventura.

Resident Evil Zero HD Remaster chega no início do próximo ano ao PC, Xbox One, Xbox 360, PS3 e PS4.

Read more...

Resident Evil Zero HD Remaster ganha data de lançamento

Resident Evil Zero HD Remaster ganha data de lançamento

Jogo vai correr a 1080p na PS4 e Xbox One.

A Capcom anunciou que Resident Evil Zero HD Remaster vai chegar no dia 19 de janeiro de 2016. Quem fizer a pré-encomenda terá direito a duas roupas extra para Rebecca e Billy.

A companhia nipónica também revelou que o jogo será uma versão melhorada da Gamecube e que vai correr a 1080p na Xbox One e PlayStation 4 com som totalmente remasterizado.

Esta versão vai permitir que os jogadores escolham entre o sistema de controlo original e um actualizado. Depois dos jogadores completarem a história principal, irão desbloquear o modo Wesker.

Read more...

Capcom está a preparar mais remasterizações

Capcom está a preparar mais remasterizações

Sucesso de Resident Evil HD foi fulcral para esta decisão.

A Capcom está a considerar fazer mais remasterizações após o sucesso de Resident Evil HD.

Depois do remake de Resident Evil e a adaptação de Devil May Cry 4 para as novas consolas, a companhia está a desenvolver Resident Evil 0 HD e um remake completo de Resident Evil 2. Mas há mais jogos em mente.

"Resident Evil HD está a portar-se extremamente bem, é o jogo da PSN que mais rápido se vendeu no seu lançamento," disse o chefe de marketing da Capcom, Antoine Molant, em declarações com o MCV. "Estamos muito contentes com isso."

Read more...

Vejam 12 minutos de gameplay de Resident Evil 0 HD

Vejam 12 minutos de gameplay de Resident Evil 0 HD

Foram retirados da demo apresentada na E3 2015.

A Capcom dá-nos a conhecer um pouco da demo de Resident Evil 0 HD que esteve presente pela primeira vez na E3 2015.

São cerca de doze minutos de gameplay que nos oferecem uma boa visão geral do jogo que foi originalmente lançado na GameCube e que será agora lançado no PC, PS4, Xbox One, PS3 e Xbox 360 no início do próximo ano.

Read more...

Resident Evil 7 poderá ser anunciado no Tokyo Game Show?

Fontes do Bloomberg apontam fortes probabilidades para que isso aconteça.

Resident Evil 6 foi o último jogo da série que foi lançado em 2012. E apesar de terem surgido vários rumores sobre um novo jogo até agora a Capcom tem-se remetido ao silêncio. No entanto as coisas poderão mudar dentro em breve.

Vejam 40 minutos de gameplay de Resident Evil Zero HD Remaster

Vejam 40 minutos de gameplay de Resident Evil Zero HD Remaster

Lançamento do jogo está previsto apenas para 2016.

A Capcom publicou um vídeo de 40 minutos de Resident Evil Zero HD Remaster, retirados da demo que esteve presente na E3 2015.

Para quem não conhece, trata-se de uma versão remasterizada do jogo que foi lançado originalmente na GameCube, e que agora será rejuvenescido de forma semelhante ao que aconteceu com o primeiro jogo da série.

Capcom ha pubblicato un video di 40 minuti che mostra il gameplay di Resident Evil Zero HD Remaster, tratto dalla demo presente al recente E3 2015.

Read more...

Capcom anuncia Resident Evil Zero HD Remaster

Capcom anuncia Resident Evil Zero HD Remaster

Lançamento previsto para 2016 no PC, consolas Xbox e PlayStation.

Coincidindo com os rumores do final do ano passado, a Capcom anunciou oficialmente Resident Evil Zero HD Remaster para PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC que será lançado no início do próximo ano.

O jogo original foi lançado em 2002 na Gamecube e decorria antes dos acontecimentos do primeiro jogo da série, onde tínhamos como protagonistas Rebecca Chamber e Billy Coen.

Esta remasterização vai incluir gráficos e áudio melhorado, e novas características que ainda não foram anunciadas. Em baixo podem ver a primeira imagem de Resident Evil Zero HD Remaster.

Read more...