Fortnite Digital Foundry

Fortnite - Confronto Mobile: Android vs iOS vs Switch

Chegou a versão Android de Fortnite e agora podemos comparar o jogo da Epic Games em vários dispositivos mobile - desde telemóveis até à Nintendo Switch em modo portátil. É fascinante incluir a híbrida da Nintendo, que revela como APIs gráficas de baixo nível e um foco dedicado aos jogos permitem que equipamento mobile mais antigo se compare com - e por vezes ultrapassa - telemóveis de topo actuais.

A Epic enviou-nos um Samsung Galaxy S9+, um dos telemóveis mais poderosos do mercado, com Fortnite instalado e avisou-nos que as comparações gráficas não serão especialmente interessantes pois as versões iOS e Android são idênticas. Isso é verdade - a versão iOS é excelente e correr captura lado a lado com a versão Android torna difícil encontrar diferenças.

Comparar Fortnite num S9+ com a versão iPhone X revela apenas duas diferenças dignas de nota. Primeiro, o telemóvel Samsung apresenta uma resolução nativa muito superior, talvez devido ao rácio de aspecto - 1480x720 e 1461x675 no iPhone X. Segundo, em momentos raros, o iPhone X consegue apresentar mais detalhe à distância - mas ambas as versões são muito idênticas. O trabalho da Epic é tão impressionante no Android quanto foi no iOS, mas existe uma diferença mais importante - as definições de qualidade.

Read more...

Fortnite: iPhone X versus Xbox One X

Digital FoundryFortnite: iPhone X versus Xbox One X

X vs X: o smartphone mais poderoso do mundo compete contra os seis teraflop do monstro da Microsoft.

Será que a tecnologia móvel consegue correr um jogo construído para PC, Xbox One e PlayStation 4? Alguns poderão dizer que a Nintendo Switch já o fez no passado mas a versão iOS de Fornite é um dos exemplos mais convincentes que vimos até agora no que diz respeito à convergências das tecnologias mobiles e das consola - neste confronto, é fascinante perceber como Fornite em iOS se compara com a versão Xbox One. Tens um iPhone mais velho? Bem, terás uma experiência que irás reconhecer, se bem que se encontra num patamar abaixo.

Já jogámos PUBG em hardware mobile - e, para ser justo, é uma aproximação razoável; todavia, apesar do mapa poder ser comparado, os cortes visuais são tantos que, em vários casos, parece um jogo inteiramente diferente. Esta situação não acontece nada em Fornite: logo nos primeiros momentos em que abres o jogo no iPhone X, é genuinamente surpreendente o facto de se assemelhar bastante com as versões estabelecidas nas outras plataformas. Os visuais são basicamente os mesmos e o mapa é idêntico. Se tens estado afastado da versão PC ou consola do jogo, podes mesmo nem notar diferenças de todo!

E depois existe cross-play. Fornite para mobile é uma experiência muito semelhante ao já estabelecido Battle Royale que está presente noutros sistemas e é possível aos jogadores da plataforma móvel juntarem-se aos de PC, PS4 e Xbox One - que esteve na base das nossas comparações entre as diferentes versões, que podes ver a seguir. Juntei forças comigo mesmo na Xbox One X e depois fui em busca de uma eliminação rápida. Ao remover a minha pessoa da Xbox, o modo de espectador muda automaticamente para o meu colega - eu, novamente, mas desta feita a jogar no iPhone X. O resultado? A mesma acção capturada duas vezes em tempo-real, uma vez no iPhone e outra na Xbox One em modo espectador.

Read more...