Final Fantasy XII The Zodiac Age

Zodiac Age é um regresso a um jogo que marcou pela diferença e pela sua extrema qualidade. É um momento incrível na história dos JRPGs.

Eventos importantes

Digital Foundry: Final Fantasy 12 no PC consegue 60fps - mas os requisitos são elevados

Final Fantasy 12: The Zodiac Age chegou ao PC, permitindo correr a 4K nativa e a 60 fotogramas por segundo. Na Pro corre a 1440p e está bloqueado a 30fps (na PS4 base corre a 1080p30), esta versão tem o potencial para se tornar na melhor versão do jogo, concretizando as expectativas para o que um remaster deve oferecer.

Tal como nos jogos Final Fantasy 10, as mecânicas, animações e outros elementos fundamentais foram preparados para correr a 30fps e tiveram de ser adaptados para o rácio de fotogramas superior, sem estragar partes do jogo. Nem sempre é simples, mas a Virtuos Games conseguiu. Os 60fps funcionam sem grandes problemas: as animações correm na velocidade correcta, a sincronização labial parece bem implementada e as mecânicas de jogo converteram-se bem para o rácio de fotogramas superior.

Jogas o jogo a 60fps com uma camada extra de polimento. Apesar de ser um jogo PS2 com 12 anos, a arte colorida, designs icónicos de personagens e locais grandiosos ainda se aguentam bem. O gameplay fica melhor com o rácio de fotogramas superior. Os controlos ficam melhores, mas é a fluidez extra que transforma a experiência. Adiciona uma camada de refinamento a um remaster sólido.

Read more...

Final Fantasy XII Zodiac Age - Análise

Para todos os apaixonados pelos JRPGs, Final Fantasy XII representa um momento singular na cronologia do género. Lançado em 2006 na PlayStation 2, a décima segunda entrada na série principal da Square Enix, na verdade um dos primeiros jogos de grande perfil após a Squaresoft se unir à Enix (em 2002), ficou marcada por inúmeras diferenças em relação a tudo o que veio antes. Dentro da série Final Fantasy, XII sempre foi visto como uma entrada estranha, mas ainda assim, apaixonou milhões de jogadores. Talvez por isso seja fácil entender o porquê da Square Enix ter finalmente decidido lançar o seu remaster, chamado Zodiac Age e que oportunamente apresenta pela primeira vez aos Europeus os conteúdos da edição International Zodiac Job System.

Final Fantasy XII foi imaginado por Yasumi Matsuno e todo o seu desenvolvimento (durou cerca de 5 anos) é uma espécie de lenda que os fãs contam entre si. A mente responsável por Final Fantasy Tactics e Vagrant Story há muito que havia conquistado o merecido respeito dos adeptos do género e havia chegado a hora de criar um jogo na série principal. O conturbado desenvolvimento ditou que Matsuno deixasse a equipa, posteriormente liderada por Hiroyuki Ito (um veterano na Squaresoft), mas todo o jogo enverga o seu legado. Final Fantasy XII está inserido no mundo de Ivalice, tal como as suas anteriores produções, focando-se em temáticas similares: tramas sociais e políticas que inevitavelmente afectam as vidas dos personagens que acompanhas. Além disto, o sistema de combate e muitas das mecânicas principais do gameplay ostentam todo o ADN de Matsuno que já havia sido visto em Tactics.

A história de Final Fantasy XII foca-se nas grandes temáticas que Matsuno havia habituado os fãs: um império opressor em guerra com outro reino, enquanto uma terceira parte está ali no meio, infelizmente num local estratégico. A imponente cinemática de abertura mostra o ataque imperial a Dalmasca e como uma princesa ganha motivação para se vingar. Pelo meio surge Vaan (o controverso protagonista que relegou o carisma e importância tradicional de uma figura principal para a distribuir pelos seus colegas, especialmente Balthier) que sonha em se tornar num pirata dos céus. O seu banal quotidiano fica virado do avesso quando dá por si a enfrentar o império opressor.

Read more...

O Remaster do Final Fantasy 12 na PS4 é um excelente upgrade

Digital FoundryO Remaster do Final Fantasy 12 na PS4 é um excelente upgrade

Mas o modo de alta resolução da PS4 Pro não nos satisfaz totalmente.

Confessamos que não sabíamos o que esperar ao certo do Final Fantasy 12: The Zodiac Age na Playstation 4 e PS4 Pro. Por um lado, a Virtuos Games fez um bom trabalho com os remasters do Final Fantasy 10 e 12, melhorando vários aspetos do jogo, para além de um artwork melhorado que funciona bem num ecrã HD. Por outro lado, este estúdio também tratou do porte do Batman: Return to Arkham, um porte razoável, mas com poucos upgrades para os utilizadores da PS4 Pro. A boa notícia é que o Zodiac Age proporciona a melhor experiência do Final Fantasy 12, mas a má notícia é que os utilizadores da PS4 Pro continuam a ter poucas vantagens sobre a PS4 standard.

De uma forma geral, a Virtuos Games fez um excelente trabalho: introduziu vários upgrades nos gráficos, que vão desde a resolução extremamente melhorada, até aos efeitos melhorados, texturas modificadas, e algumas mudanças no gameplay, as quais são bem-vindas. A versão original da PS2 funcionava numa resolução anamórfica de 512x448, o que significa que os utilizadores da PS4 presenciaram um aumento de 9x no pixel-count, enquanto que os utilizadores da PS4 Pro conseguiram um impressionante boost de 16x.

Este aumento da resolução foi enorme, mas a verdade é que os utilizadores da Pro apenas podem usufruir de um output de 1440p, e é difícil acreditar que o Zodiac Age não podia alcançar uma resolução nativa de 4K, tendo em conta o excelente trabalho que a Square Enix fez com os remasters do Kingdom Hearts, os quais corriam a uma resolução ultra HD e a 60fps em ambas as consolas da Playstation. No caso do Zodiac Age, este corre a 30fps tanto na PS4 como na PS4 Pro.

Read more...

Lançamentos da semana - 10 a 14 julho

Final Fantasy XII lidera as novidades.

Nesta segunda semana de julho, temos a chegada de Final Fantasy XII: Zodiac Age, o altamente pedido do remaster de um clássico da PlayStation 2 que agora é lançado na PlayStation 4.

Novo trailer de Final Fantasy 12: Zodiac Age

Novo trailer de Final Fantasy 12: Zodiac Age

Descobre mais da história.

Final Fantasy XII: The Zodiac Age marcará o regresso do clássico PS2 numa versão remaster que os fãs passaram a pedir e que agora está quase a chegar às lojas.

Para relembrar a história e os principais protagonistas que lhe dão vida, a Square Enix apresenta um trailer que te dá uma ideia do tom épico desta campanha.

Final Fantasy XII: The Zodiac Age será lançado a 12 de julho na PS4.

Read more...

Final Fantasy XII mostra-se em mais vídeos

The Zodiac Age apresenta mais trailers com temas musicais do jogo.

A Square Enix lançou uma nova rodada de vídeos com temas musicais remasterizados que estarão disponíveis em Final Fantay XII: The Zodiac Age.

Mais remakes de Final Fantasy são uma possibilidade

Remake de FF7 abre as portas para outros jogos da série.

Final Fantasy XII: The Zodiac Age será uma actualização do clássico da PlayStation 2 para a PlayStation 4, onde estarão actualizados uma série de aspectos do jogo com gráficos e jogabilidade melhorada. Uma vez que Final Fantasy 7 receberá um remake, Takashi Katano, produtor de The Zodiac Age, acredita que é uma boa oportunidade para trazer outros jogos da série memoráveis para os novos tempos.

Nova arte do remaster de Final Fantasy 12

Faltam cerca de dois meses até Final Fantasy XII The Zodiac Age mas a Square Enix está já a preparar a presença do jogo na E3 2017, começando com uma nova e bela arte.

Neste novo e incrível trabalho de arte, que te relembra o iminente lançado da remasterização de um clássico da PlayStation 2, podes ver os dois piratas dos céus que estarão presentes no jogo.

Balthier e Fran são simplesmente dois dos melhores personagens que vais encontrar nesta aventura, na qual Vaan é apenas o teu ponto de acesso e não propriamente o protagonista principal.

Read more...

Vê dois novos trailers de Final Fantasy XII

Vê dois novos trailers de Final Fantasy XII

Desta vez dedicados às músicas Boss Battle e Penelo's Theme.

Depois da apresentação dos trailers de Final Fantasy XII: The Zodiac Age de há dias, a Square Enix publicou dois vídeos novos onde nos mostram outras músicas icónicas do jogo original da PlayStation 2.

Desta vez a companhia publicou os temas musicais Boss Battle e Penelo's Theme, que estarão presentes no disco que terá como nome Final Fantasy XII: The Zodiac Age Original Soundtrack, um Blu-ray onde o músico Hitoshi Sakimoto revela novos arranjos para as músicas já existentes.

Final Fantasy XII: The Zodiac Age está programado para chegar à PlayStation 4 no dia 11 de Julho.

Read more...

Final Fantasy XII: The Zodiac Age  ganha dois novos trailers

Final Fantasy XII: The Zodiac Age ganha dois novos trailers

Mostram gameplay e apresentam a banda sonora.

A Square Enix prepara-se para lançar Final Fantasy XII: The Zodiac Age neste Verão e como forma de antecipação continua a oferecer aos jogadores novas informações sobre a remasterização do último jogo da série lançado na PS2.

Para o efeito a companhia publicou dois novos trailers que serviram como desculpa para ouvirmos os temas de The Dalmasca Estersand e Streets of Rabanastre. Para além dos gráficos, The Zodiac Age também receberá melhorias a nível musical tal como podes ouvir nos dois trailers em baixo.

Estes dois temas estão entre os mais conhecidos da banda sonora do RPG que foi composta por Hitoshi Sakimoto quando o jogo foi lançado na PS2.

Read more...

Novo gameplay de Final Fantasy XII: Zodiac Age

Final Fantasy XII: Zodiac Age recebeu ontem um novo trailer que revelou todo o carisma do jogo mas hoje a Square Enix Japan apresentou um outro trailer com mais cenas gameplay.

Além das melhorias e novidades que nunca chegaram ao Ocidente, Final Fantasy XII: Zodiac Age chegará à PlayStation 4 com actualizações gráficas e melhorias no gameplay. Além de revelar momentos gameplay, a Square Enix fala ainda nas novidades que terás à tua espera quando o jogo chegar às lojas.

Será a 11 de Julho que Final Fantasy XII: Zodiac Age estará disponível na Europa e Américas, por isso não percas este vídeo que te explica os principais condimentos do gameplay.

Read more...

Deixa-te encantar com o novo trailer de Final Fantasy XII: The Zodiac Age

A Square Enix está a apostar forte em Final Fantasy XII: The Zodiac Age, uma reedição para a PlayStation 4 do RPG originalmente lançado para a PlayStation 2 em 2006.

Não é apenas uma remasterização visual e sonora. Nesta nova edição há melhorias como o Zodiac Job System, que nunca esteve disponível na versão ocidental de Final Fantasy XII.

Recordando a data de lançamento, marcada para 11 de Julho na Europa, a Square Enix mostrou um novo trailer da nova edição para a PlayStation 4:

Read more...

Final Fantasy XII HD terá edição de €199

Reveladas quatro edições diferentes.

A Square Enix revelou oficialmente as edições especiais para Final Fantasy XII: The Zodiac Age, confirmando a edição Steelbook mas revelando uma edição de coleccionador que custa €199.

Final Fantasy XII: The Zodiac Age mostra-se em novos vídeos de gameplay

A Square Enix apresentou novas sequências de gameplay de Final Fantasy XII The Zodiac Age durante o Taipei Game Show.

A apresentação foi realizada por Shinji Hashimoto da Square Enix enquanto que Hioaki Kato, produtor do jogo, jogava em directo numa demo para nos apresentar a exploração, combates, menu de Gambits e até um combate contra um dos bosses.

Final Fantasy XII The Zodiac Age é um exclusivo PlayStation 4 que será lançado ainda este ano. Trata-se de uma remasterização do jogo que foi lançado originalmente na PlayStation 2.

Read more...

Final Fantasy XII: The Zodiac Age tem novo trailer

Final Fantasy XII: The Zodiac Age tem novo trailer

Clássico da PS2 está a caminho da PS4 com melhorias visuais.

Final Fantasy XII: The Zodiac Age é mais um dos jogos da Square Enix em exibição no Tokyo Game Show 2016.

Ainda sem data de lançamento confirmada, Final Fantasy XII: The Zodiac Age é uma versão remasterizada para a PlayStation 4 baseada em Final Fantasy XII International Zodiac Job System, uma versão da PS2 com várias melhorias que nunca chegou à Europa.

O novo trailer mostra os progressos feitos até agora nas melhorias visuais da versão PS4.

Read more...

Vê mais 6 minutos de gameplay de Final Fantasy XII para a PS4

O canal oficial do YouTube do PlayStation Underground, publicou um novo vídeo com melhor qualidade de Final Fantasy XII: The Zodiac Age para a PlayStation 4.

De relembrar que esta versão remasterizada está prevista para chegar em todo o mundo no próximo ano e por entre as novidades estão gráficos em alta resolução, tempos de carregamento mais curtos, funcionalidade de auto-save, um modo de alta velocidade, música orquestrada e a escolha da dobragem em inglês ou japonês.

Fiquem com o vídeo.

Read more...

Não percas 9 minutos de gameplay de Final Fantasy XII: The Zodiac Age

Não percas 9 minutos de gameplay de Final Fantasy XII: The Zodiac Age

Vídeo foi captado de uma transmissão da Square Enix.

A Square Enix mostrou nove minutos de gameplay inéditos de Final Fantasy XII: The Zodiac Age durante uma transmissão em directo na E3 2016.

Este novo remaster da versão internacional de Final Fantasy XII para a PlayStation 4 vai incluir gráficos em alta resolução, tempos de carregamento mais curtos, funcionalidade de auto-save, um modo de alta velocidade, entre outras coisas.

O seu lançamento está agendado para 2017 em todo o mundo.

Read more...

Final Fantasy XII - PS2 vs. PS4

The Zodiac Age vs. Original.

Lançado originalmente na PlayStation 2 em 2006, Final Fantasy XII é um clássico memorável que muitos jogadores terão o puro prazer de voltar a jogar numa versão melhorada algures em 2017 na PlayStation 4.

Final Fantasy XII The Zodiac Age estará na E3

Será possível jogar o remaster HD.

A Square Enix confirmou que Final Fantasy XII The Zodiac Age estará presente na E3 2016 em Los Angeles, onde os visitantes terão a oportunidade de jogar o título que foi hoje anunciado.

Final Fantasy XII: The Zodiac Age revelado

Versão HD remaster para a PlayStation 4.

A Square Enix finalmente revelou o remaster HD de Final Fantasy XII e nem foi preciso esperar pela E3: FINAL FANTASY XII: THE ZODIAC AGE foi hoje confirmado oficialmente.