Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

GameCube comemora 13 anos

Consola da Nintendo foi lançada no Japão em setembro de 2001.

No dia 14 de setembro de 2001 chegou às lojas japonesas a GameCube, a nova consola doméstica da Nintendo.

A 128-bit da Nintendo, se é hoje em dia uma consola muito querida por vários jogadores que perceberam demasiado tarde as suas várias qualidades, teve uma vida complicada e difícil, dividida entre o sucesso da PlayStation 2, e a ascensão da Xbox e do Xbox Live.

A GameCube na altura foi bastante criticada pela sua aparência física, tanto que na altura alguns apelidavam-na de consola "Playschool" ou "Fisher Price", pelo seu aspecto cúbico de cor roxa e pelo seu comando com botões coloridos.

No entanto foi atraindo cada vez mais os jogadores com a sua biblioteca de jogos, que apesar de não ser muito grande tinha muita qualidade. Jogos como Super Mario Sunshine, 1080° Avalanche, Baten Kaitos, Mario Kart Double Dash, TimeSplitters 2, Wave Race: BlueStorm, Super Smash Bros. Melee, Metroid Prime, Star Fox Adventures, Star Wars Rogue Squadron II: Rogue Leader, The Legend of Zelda: The Wind Waker, Killer 7, Resident Evil 4 (que na época era exclusivo da consola), SoulCalibur 2, Tales of Symphonia, F-Zero GX, e tantos outros, fizeram as delícias dos fãs.

A Nintendo tentou de tudo para que a sua consola vingasse, primeiro colocando à venda uma versão preta da consola que poderia apelar aos jogadores mais hardcore, mais tarde baixou o preço da consola para os 99€. A consola era pequena mas ao mesmo tempo era robusta e a mais sólida e fiável da sua geração.

Quem se lembra da Q? Uma GameCube fabricada em parceria com a Panasonic que trazia consigo um leitor de DVD. Infelizmente nunca foi lançada fora do Japão.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.
Comentários