Game Pass canibaliza vendas de jogos, admite a Microsoft
Vendas caem se o jogo é adicionado ao serviço.
A Microsoft disse nos seus documentos submetidos à CMA, a autoridade da concorrência no Reino Unido, que o Game Pass canibaliza a venda de jogos. Nesta luta para aprovar a compra da Activision Blizzard, a companhia respondeu a várias questões e algumas delas estão relacionadas com o popular serviço.
De acordo com os documentos partilhados publicamente pela CMA, a Microsoft reconhece que adicionar um jogo ao Game Pass significa a canibalização de vendas, mas muita da informação foi omitida do olhar público.
A CMA acrescenta que os documentos apresentados pela Microsoft mostram um declínio nas vendas nos 12 meses após a entrada do jogo no serviço que se tornou na face principal da companhia.
Isto contraria os comentários de vários executivos da Microsoft, que falaram frequentemente que a entrada do jogo no Game Pass aumenta as vendas, e também os elogios de vários criadores indie, que falam num grande aumento das vendas para jogos que são colocados no serviço.
Isto sugere dados contraditórios por parte da Microsoft ou a entrega de dados parciais.
No, this is about network effects.
— PeterOvo (808) (@PeterOvo5) February 10, 2023
A game in Gamepass will reduce the sale on Xbox. But it will boost the sales accross Steam, PlayStation and Nintendo.
The CMA only looked at Xbox data and as they said in the document the data set they looked at is incomplete pic.twitter.com/yMsbNo7lUs