Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Game Boy faz 25 anos na Europa

Ainda se lembram do "Tijolo"?

Hoje é um dia especial, o Game Boy faz 25 anos na Europa.

A segunda consola portátil da Nintendo chegou ao velho continente a 28 de setembro de 1990. No lançamento tinha apenas cinco títulos disponíveis - Super Mario Land, Alleyway, Baseball, Tetris e Tennis - mas vários outros viriam a surgir nos anos seguintes, que ajudaram a tornar o Game Boy na consola portátil de maior sucesso da sua geração.

Para os padrões de hoje, o Game Boy original dificilmente se podia chamar de portátil, pesando quase 400 gramas e tendo quase 15 centímetros de comprimento e quase 9 centímetros de largura, mas na época a possibilidade de jogar em qualquer sítio era inédita. Diferente de todos os dispositivos de hoje, o Game Boy usava 4 pilhas AA em vez de bateria.

Apesar do ecrã apenas mostrar duas cores, inferior ao ecrã colorido da Sega Game Gear, era uma preciosa ajuda na prolongação da longevidade das 4 pilhas.

O Game Boy original, ou "Tijolo" como alguns lhe chamavam, foi a primeira consola portátil de uma linha que viria a durar 15 anos. Mais tarde foram lançadas revisões como o Game Boy Pocket, de menores dimensões, seguido do Colour, que oferecia um ecrã a cores, mas foi o original que permitiu a existência destes modelos.

Para celebrar o aniversário, encorajámos os nossos leitores a partilhar as suas memórias e jogos favoritos do Game Boy na secção de comentários.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários