Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Galaxy Z Fold 4 e Z Flip 4 são os novos smartphones dobráveis da Samsung

Mais refinados do que os anteriores.

Desde o primeiro dia que a Samsung tem sido a companhia que mais tem apostado no segmento dos telemóveis dobráveis. Estes smartphones ainda estão longe de conquistar a mesma fatia de mercado que os telemóveis convencionais, mas as vendas de 2021 mostram um grande crescimento comparativamente ao ano anterior.

Os dados da IDC indicam que em 2021 foram vendidos 7.1 milhões de telemóveis dobráveis, um aumento de 264.3% face a 2020. Em grande parte, este crescimento deu-se devido ao sucesso do Z Flip3 da Samsung, que conquistou uma fatia dos consumidores com o seu formato distinto.

Quais as novidades do Galaxy Z Flip 4?

Hoje a Samsung anunciou o Galaxy Z Flip 4, declarado como a "derradeira ferramenta de autoexpressão por dentro e por fora". A ideologia do smartphone continua a ser a mesma, mas com vários refinamentos.

É possível realizar mais tarefas sem desdobrar o smartphone, tais como fazer chamadas, responder a mensagens, activar o modo avião, bluetooth e laterna, desbloquear o carro, e controlar o widget SmartThings Scene.

O Flex Mode também recebeu integração com mais aplicações, graças a uma parceria com a Meta. Poderás usar facilmente o Flex Mode em apps como Facebook, Instagram Reels, Zoom, e Whatsapp.

O sensor da câmera também foi alvo de melhorias. Agora, apresenta capacidade para capturar 65% mais luminosidade, o que garante fotografias mais nítidas tanto de dia como de noite.

Em nível de design, as dobradiças estão mais finas e as linhas mais retilíneas. Mas mais importante, a Samsung conseguiu finalmente incluir protecção IPX8, o que significa que o Z Flip 4 é resistente à água.

As várias cores de lançamento do Samsung Galaxy ZFlip 4.

Sobre as especificações, o Galaxy Z Flip 4 apresenta um ecrã principal Dynamic AMOLED 2X de 6.7 polegadas e resolução 2640 x 1080. O processador é o Snapdragon® 8+ Gen 1 e a bateria tem 3,700 mAh de capacidade, com carregamento de 0% a 50% em 30minutos com carregador de 25W (não incluído).

Galaxy Z Flip 4 - Preço, lançamento e cores

  • Preço: disponível desde os 1.149€ (versão 128 GB de armazenamento)
  • Lançamento: 26 de Agosto (pré-venda a 10 de Agosto)
  • Cores: Bora Purple, Graphite, Pink Gold, Azul

Galaxy Z Fold 4, a realeza dos dobráveis

Se o Galaxy Z Flip4 é destinado a uma audiência mais casual, o Z Fold 4 é precisamente o contrário. A Samsung desenhou este dobrável para ser o melhor e mais poderoso smartphone do seu catálogo.

A produtividade e multi tarefas são potenciados no Z Fold 4 através de funcionalidades acrescidas. Há uma nova barra de tarefas com um layout semelhante ao PC e foram implementados novos gestos para navegar no ecrã.

A Samsung juntou-se à Google e Microsoft para haver maior integração com as suas aplicações. Tanto o Chrome como Gmail têm suporte para o drag-and-drop, o que permite copiar e colar links e fotografias de uma aplicação para a outra.

No Google Meet é possível estar numa videochamada, a olhar para a cara dos outros participantes, e visualizar conteúdos do Youtube ou jogar em grupo na segunda metade do ecrã.

A lista de aplicações do Microsoft Office e o Outlook tiram partido do ecrã dobrável ao disponibilizar mais informação no ecrã e formas mais rápidas de interagir com o conteúdo.

Para quem quer levar a produtividade mais longe, existe a S Pen, que permite desenhar e escrever notas (não esquecer que é vendida à parte).

As várias formas do Galaxy ZFold 4.

Com o ZFold 4 a Samsung conseguiu aumentar o ecrã frontal e reduzir as dimensões do smartphone: este é o mais fino dos dobráveis e pesa 263 gramas (para comparação, o Z Fold 3 pesa 271 gramas).

O ecrã interior tem 7.6 polegadas e está mais brilhante do que nunca para melhor visualização em ambientes exteriores. Há uma câmera escondida debaixo do ecrã e, tal como o Z Flip 4, também tem protecção IPX8, o que lhe garante resistência à água.

Como não podia deixar de ser, há melhorias na câmera. A câmera principal tem 50 MP, com 3x Zoom óptico, e o sensor capta 23% mais luminosidade para melhores fotografias nocturnas.

O ZFold 4 também está equipado com o Snapdragon® 8+ Gen 1 e tem uma bateria dupla com capacidade combinada de 4,400mAh. Tanto o ecrã interior como exterior têm uma taxa de actualização até 120 Hz.

Galaxy Z Fold 4 - Preço, lançamento e cores

  • Preço: disponível desde os 1.859€ (versão 256 GB de armazenamento)
  • Lançamento: 26 de Agosto (pré-venda a 10 de Agosto)
  • Cores: Graygreen, Phantom Black, Beige, Borgonha (exclusivo Samsung.com)
Facebook no Galaxy ZFold 4

Sobre o Autor

Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários

More Notícias

Artigos mais recentes