Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Gabe Newell acredita que a comunidade pode financiar jogos

Com este modelo acabava de vez com as pressões das editoras.

O elevado investimento que supõe desenvolver novos projectos faz com que as produtoras pensem duas vezes antes de pensar em inovar e produzir ideias originais. Gabe Newell da Valve expressou a sua opinião sobre este assunto no programa Good Game da ABC, onde destacou a necessidade de se procurar novas fórmulas de financiamentos para os jogos.

"Uma das áreas em que estou interessado é em como obter financiamento a partir da comunidade. Neste momento o que se passa é que necessitas de grandes quantidades de dinheiro - entre 10 a 30 milhões de dólares - desde o inicio do projecto. Existem grandes riscos associados a esse dinheiro, pelo que as decisões tendem a ser incrivelmente conservadoras."

Com estas palavras Newell admite a dificuldade acrescida de se inovar no sector dos videojogos.

"Seria melhor que a comunidade pudesse financiar os jogos. 'Gosto dessa ideia que vocês têm. Serei um investidor desde o começo e como resultado, no final terás que me dar um resultado, mas também um exemplar do jogo'", disse o presidente da Valve.

Conseguir este modelo de financiamento suporia que as produtoras não estivessem tão ligadass às editoras, que em certas alturas pressionam em excesso os profissionais para que lancem os seus videojogos a tempo.

Read this next