Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Funcionários da Moon Studios, estúdio de Ori, acusam clima de opressão no local de trabalho

Teceram grandes críticas aos fundadores do estúdio.

A Moon Studios, o estúdio por trás da aclamada saga Ori, está sob fogo sobre um alegado clima de opressão no local de trabalho.

Num longo texto publicado no Venture Beat, vários funcionários e ex-funcionários teceram fortes críticas aos fundadores Thomas Mahler e Gennadiy Korol, revelando que o ambiente vivido em estúdio em nada se coadunava com a calma dos jogos.

Um dos exemplos que se pode ler na publicação revela uma mensagem escrita por Mahler que dizia "O Tyler é a única pessoa que está ciente dos meus planos tortuosos para matar os judeus, fazendo-os trabalhar até à morte através do desenvolvimento de jogos". Apesar do contexto indicar que se tratava de uma piada, muitos acharam essa situação alarmante.

Outras instâncias presentes na publicação revelam um funcionário desconfortável com as piadas a respeito de tamanhos de pénis feitas no chat da empresa, mudanças constantes na direção de um jogo que surpreendia os funcionários e que contribuíam para o crunch, e elogios que raramente surgiam.

Ver no Youtube

"Thomas [Mahler] é péssimo a dar feedback. Ele simplesmente não sabe como o fazer", disse um funcionário. "O seu feedback é apenas 'Isso é uma porcaria'. Ele é um autodidata e não tem o vocabulário para o fazer."

Mahler é um dos grandes acusados no artigo - a publicação original indica que o CEO queria que uma personagem de um próximo jogo fosse violada e foi necessário cerca de um mês para convencê-lo de que essa seria uma má ideia para um enredo de um videojogo. Essa violação teria como intuito dar uma motivação à protagonista.

O artigo do Venture Beat é extremamente detalhado e aconselhamos-te a lê-lo caso queiras saber as acusações de que a Moon Studios está a ser alvo.

Vale a pena notar que a Moon Studios foi contactada pela Venture Beat para prestar declarações, ao que respondeu:

"Não acreditamos que as experiências sugeridas pelas vossas perguntas sejam representativas dos mais de 80 membros da equipa da Moon Studios que estão a prosperar e a fazer um ótimo trabalho todos os dias - nem acreditamos que sejam representativas das experiências de ex-membros de nossa equipa. Na verdade, temos muito orgulho na nossa história de fazer as pessoas felizes, avançar as suas carreiras e contribuir para o seu sucesso financeiro."

Nenhum dos funcionários decidiu recorrer à justiça, mas veremos se esta situação da Moon Studios terá mais atualizações nos próximos dias.

Read this next