FTC vai bloquear a compra da Activision por parte da Microsoft
Mas a Microsoft está preparada para defender o seu caso em tribunal.
O veredito chegou: a FTC (Federal Trade Commission) afirmou que vai processar a Microsoft para evitar a compra da Activision por $68,7 mil milhões. A FTC acredita que esta compra permitiria à empresa suprimir a sua concorrência na indústria de videojogos.
Para quem não sabe, a FTC é uma agência independente que visa proteger os consumidores e garantir um mercado competitivo.
A diretora de competição da FTC, Holly Vedova, disse o seguinte num comunicado: "A Microsoft já mostrou que pode e irá reter o conteúdo dos seus rivais. Hoje, buscamos impedir que a Microsoft obtenha controlo sobre um importante estúdio de jogos independente e que o use para prejudicar a concorrência em vários mercados de jogos dinâmicos e de rápido crescimento".
De acordo com informações dos nossos colegas do Eurogamer.net, com o controlo sobre as franquias de grande sucesso da Activision, a Microsoft teria os meios e motivos para prejudicar a concorrência, manipulando os preços da Activision, degradando a qualidade do jogo ou a experiência do jogador em consolas e serviços de jogos rivais. Tudo isto iria gerar dano para os consumidores.
Entretanto, a Microsoft já respondeu e parece que a gigante americana está preparada para lutar pelo seu caso e prosseguir com a compra da Activision Blizzard.
"Continuamos a acreditar que este acordo irá expandir a concorrência e criar mais oportunidades para jogadores e produtores de jogos", disse o presidente da Microsoft, Brad Smith, num comunicado. "Estamos comprometidos desde o primeiro dia em abordar as questões de concorrência, inclusive oferecendo concessões propostas no início desta semana à FTC."
"Embora acreditássemos em dar uma oportunidade à paz, temos total confiança no nosso caso e agradecemos a oportunidade de apresentar o nosso caso em tribunal", conclui Smith.
Não esquecer que, caso a Microsoft compre a Activision Blizzard, algumas das maiores sagas da atualidade ficarão sob a sua alçada, incluindo Call of Duty, World of Warcraft ou Candy Crush.
We have been committed since Day One to addressing competition concerns, including by offering earlier this week proposed concessions to the FTC. While we believe in giving peace a chance, we have complete confidence in our case and welcome the opportunity to present it in court.
— Brad Smith (@BradSmi) December 8, 2022