Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Football Manager 2012

Para o Leonardo Jardim aprender!

Sempre gostei imenso da série Football Manager. Aliás, desde os tempos em que ainda se chamava Championship Manager, antes da separação com a Eidos. Agora julgo sinceramente que isto se deve mais ao facto de gostar muito de futebol, do que propriamente de videojogos por assim dizer. FM é um título peculiar, goza de uma autêntica legião de fãs e que inclui tanto os jogadores ("gamers") tradicionais das várias plataformas, como aqueles que não têm grandes hábitos de jogo. Basicamente dentro dos utilizadores de PC que gostam de futebol, não é fácil encontrar quem não simpatize com esta série.

Do ponto de vista da análise, Football Manager também é um caso particular. Leio muitas análises em muitos sítios diferentes e consequentemente muitos argumentos sobre como as análises precisam obedecer aos mesmos critérios, para que as comparações com outros jogos sejam honestas e credíveis. Ora nos simuladores deste género, aspetos de design tradicionais como a narrativa, música, inovação, ritmo, escolha, simbolismo, técnicas de progressão, diversidade, gráficos, entre outros, ou têm uma preponderância muito reduzida, ou não fazem sequer sentido para o jogo. O tempo de pré produção destas sequelas é muito reduzido. E os maiores desafios da equipa de produção consistem em afinar os algoritmos e inteligência artificial para proporcionar comportamentos mais realistas. Basicamente, simuladores valem muito mais pela credibilidade da simulação que proporcionam, do que propriamente pelas mecânicas em si.

Claro que para o propósito desta análise, não interessa nada se eu gosto de futebol e como isso influenciou a minha experiência com o jogo. Dificilmente nos conseguem divertir com um simulador (seja ele qual for) se não gostarmos da modalidade que está a ser simulada, está quase que implícito. Queria evitar perder muito tempo com a discussão acerca da relação preço/quantidade de conteúdo deste tipo de jogos, já dei a minha opinião várias vezes sobre esse assunto aqui na Eurogamer. Não me atrevo a julgar as opções de consumo das pessoas, mas também não me calam neste particular. A Sports Interactive deve saber melhor do que ninguém porque é que Football Manager é das séries mais pirateadas da história.

Em termos de novidades esta versão de 2012 fez um bom trabalho em englobar tanto os veteranos, como os possíveis novos jogadores. Julgo que é desnecessário referir que a base de dados conta com a natural atualização dos plantéis e equipas técnicas, afinal o detalhe da informação sempre foi o ponto forte da série. O problema com a quantidade de informação incluída em Football Manager, é que torna o nível de entrada para um novo jogador demasiado exigente. Mesmo a interface que como sabem, serve para tornar a interação com o jogo o mais simples possível, é demasiado avassaladora no primeiro contacto.

Ora para facilitar a tarefa de aprendizagem e amenizar o nível de entrada, Football Manager 2012 possui uma interface atualizada e um sistema de tutoriais completamente renovado, com um tutorial completamente separado do jogo principal, onde os novos jogadores podem aprender as principais mecânicas e especificidades do jogo, assim como algumas dicas de como tirar o maior proveito das suas equipas/jogadores. Adicionalmente, o tutorial "in-game" também foi revisto, para explicar em detalhe cada uma das opções do jogo na primeira vez que clicamos nelas.

Para facilitar o acesso a toda a informação disponível nesta versão de Football Manager 2012, é possível configurar a interface disponibilizada na página principal através de vários filtros. Adicionalmente cada menu apresenta agora mais informação relevante, para evitar que estejamos sempre a clicar em janelas diferentes para ver a informação. O maior exemplo disto está na parte dedicada à formação da nossa equipa, onde podemos ver a lista de jogadores com todos os dados relevantes dos membros do plantel, não só os dados clássicos como posições e média das prestações, mas conjuntamente a condição física e moral. Também podemos preparar planos de treino específicos e individuais para cada jogo se forem adeptos do "micromanagement" a esse ponto.

Exemplo do novo tutorial.

As modificações realizadas às negociações dos contratos estão engraçadas e introduzem um fator negocial que permite correr algum risco. Basicamente quando um jogador e o seu empresário apresentam as condições que desejam para celebrar um contrato, estas funcionam como um ponto de partida para a negociação. Contratar um jogador é das coisas mais gratificantes que podemos fazer em Football Manager 2012, sempre foi. Com isto em mente, a Sports Interactive adicionou um sistema em que podemos bloquear (lock-in) um ou vários pontos do contrato com um determinado valor, apresentando-os como o limite do que estamos dispostos a pagar. Por exemplo, durante uma negociação um jogador pede um aumento salarial anual de 20%. Se entenderem que isto vos levará à ruína em poucos anos, podem oferecer 10% e bloquear essa parte do contrato.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article
Related topics
Sobre o Autor
Aníbal Gonçalves avatar

Aníbal Gonçalves

Redator

MMOs e RPG são com o Aníbal. Aliás existe um rumor na redação que a sua primeira casa é o World of Warcraft. Mas às vezes também o vemos a fazer uns exercícios. Não é mau de todo.

Comentários