Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Football Manager 2010

A próxima temporada.

Com chegada da nova temporada futebolística é altura de mais uma actualização de Football Manager. A Sports Interactive está convicta de que esta versão 2010 é bem mais do que uma mera actualização. Temos um interface mais simples, um novo motor 3D de jogo para os desafios e até novas funcionalidades.

Realmente o que salta logo à vista é o interface reformulado e até redesenhado. Este está mais simplificado e bem mais intuitivo. É de realçar a facilidade com que navegamos pelas diversas funcionalidades, em poucos cliques conseguimos aceder aos mais variados menus do jogo.

O acesso às diversas áreas do interface é efectuado na parte superior, onde temos menos opções do que nas versões anteriores. Esse facto ajuda em muito a assimilação, por parte do jogador, de todo o ambiente do jogo. Também torna o jogo menos complexo e menos “pesado” para os olhos do jogador. Posso dizer que esta foi uma agradável surpresa, porque este look mais leve disfarça um pouco a complexidade inerente a este género de jogo, sendo por isso um aspecto positivo nesta nova versão.

Motor de jogo 3D completamente renovado.

Ainda em relação ao visual reformulado, a Sports Interactive continua a apostar forte no motor 3D para a visualização dos encontros. Este modo de observar os desafios foi implementado na versão anterior, que apesar de ser uma melhoria pecava muito pelos inúmeros erros que possuía. No tempo que estive a jogar esta nova versão, não dei com os mesmos erros, aliás, este novo motor é de facto bem mais completo e mais agradável. As animações estão muito boas, a IA está muito melhorada, os estádios estão com um aspecto mais real e os efeitos de luz também foram aperfeiçoados. De salientar é também a variação das condições climatéricas, os jogos tanto podem ser disputados na presença de um Sol radiante como num dia chuvoso em que a chuva marca mesmo presença visual, criando assim um maior realismo ao jogo.

A adição das condições climatéricas não são apenas estéticas, elas vão realmente influenciar o jogo. Se estiver a chover com grande intensidade, podemos observar que a deslocação da bola é afectada pela presença da água no relvado. Para além de diversos tipos de chuva temos também a presença de neve.

Mas Football Manager 2010 não trás apenas modificações no seu aspecto visual. Temos também um editor de tácticas totalmente reformulado, onde até podemos dizer a um extremo para fazer movimentos interiores. Este novo editor permite criar as nossas tácticas até ao mínimo pormenor, fazendo com que a equipa jogue da maneira que nós queremos. Outra melhoria tem a ver com os dados relativos a uma partida, temos um extenso feedback sobre tudo o que se passou no jogo. Remates, passes, cruzamentos, cabeceamentos, faltas e intercepções são alvo de uma análise pormenorizada para que o treino da nossa equipa seja adaptado.

Interface revisto e simplificado.

Como é óbvio, as equipas e respectivas ligas foram actualizadas. Mas a Sports Interactive tem uma novidade chamada de Competition Editor, no qual podemos adicionar taças e divisões para as ligas existentes. Também podemos criar novas competições, permitindo ir um pouco para além da realidade.

Em jogos deste género, que por vezes pouco evoluem, é crucial a adição de algo novo e diferente. Esta versão 2010 trás na bagagem bastantes novidades, novo motor 3D para visualizar as partidas, novas funcionalidades e um visual mais “leve” do interface. Ficamos então à espera da versão final para comprovar se as novidades implementadas pela Sports Interactive são ou não um passo em frente na série Football Manager.

Football Manager 2010 chega até nós no dia 30 de Outubro de 2009.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Football Manager 2010

PSP, PC

Related topics
PC
Sobre o Autor
Adolfo Soares avatar

Adolfo Soares

Director

É o nosso homem do PC, por isso qualquer coisa é com ele. É também responsável pelo Eurogamer, bem como dá uma perna nas notícias.

Comentários