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Fomos a Madrid conhecer todas as novidades e lançamentos da Bandai Namco

Fiquem a saber tudo o que vimos e jogámos neste artigo especial sobre o evento Level Up.

Decorreu no passado dia 7 de Abril, na capital espanhola, no Colégio Oficial de Arquitectos de Madrid, num final de tarde absolutamente primaveril, o evento Level Up, organizado pela Bandai Namco Entertainment Ibérica. O Eurogamer Portugal foi convidado e esteve presente na sessão de apresentação dos próximos jogos a serem publicados pela editora. Foram ainda reveladas algumas novidades, principalmente novos jogos em desenvolvimento como Project x Zone 2 (Nintendo 3DS) e Saint Seiya Soldiers Soul (PS4, PS3 e Steam), sendo que no caso de Soldiers Soul podem ler por aqui uma antevisão ao jogo e uma entrevista com Ryo Mito, produtor.

Com mais de uma dezena de novos previstos para o ano em curso, a Bandai Namco oferece um conteúdo impressionante, composto pelos mais diferentes géneros e plataformas.Dos jogos de role play tradicionais como Tales of Zestiria, até ao muito aguardado The Witcher 3 Wild Hunt dos polacos da CD Project Red, passando por Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4, até ao novo contendor dos simuladores de automóveis para consolas, Project Cars, a oferta é assinalável, representativa da força que a Namco Bandai está a ter em termos mundiais, mas também nesta parte da Europa. Quem sublinha o crescimento da editora é precisamente Alberto Gonzálo Lorca, o vice presidente da Bandai Namco e para as "third partys" que começa por lembrar a importância do mercado europeu, mas também a estratégia global, "focada nos vários idiomas e apostada em enriquecer e alargar a experiência". O alto representante da companhia lembrou ainda o "muito ambicioso calendário para a Australásia", um ponto importante no crescimento da editora, a partir de estúdios nipónicos mas também por toda a Ásia.

No entanto, são provenientes da Europa os próximos grandes lançamentos da Bandai Namco. Estamos já muito perto de The Witcher 3 e Project Cars. O primeiro não esteve presente no evento a título de demonstração. Num piso superior do edifício do Colégio de Arquitectos, a editora montou um "showroom" onde decorreram actividades mas também "boots" de acesso aos jogos em produção, através de demonstrações disponíveis para um primeiro contacto. De Project Cars falaremos mais adiante, numa antevisão que iremos publicar, embora a ele façamos alusão nesta peça.

Abertura do evento Level Up, com Alberto Lorca.

Num discurso conciso quando aos objectivos a que se propõe a Namco Bandai, Alberto Lorca aponta para uma mudança de estratégia preparada pela editora: "conteúdos japoneses e do grupo. Mais jogos disponíveis em mais plataformas e por sua vez mais localizações, com muitos jogos a entrarem no leste da Europa, devidamente localizados". No Japão a Bandai Namco é líder de software, mas é cada vez mais importante a "distribuição e criação de conteúdo ocidental, partindo da posição de liderança que o grupo detém em solo japonês".

O apoio às "third partys"

Responsável por uma área que conhece - as "third partys", a Namco Bandai propõe-se a alargar o seu circuito de distribuição, "obtendo mais artigos para proporcionar mais experiências aos jogadores", refere Alberto Lorca. A Bandai Namco "está em mais de 50 países" e vai continuar a "alcançar acordos que facilitem todos os grupos envolvidos". O crescimento não se limita apenas aos jogos, abrange a extensão da distribuição "crescimento vertical e horizontal".

Perspectiva do showroom.

Quanto a 2015, Alberto Lorca prevê um ano muito sólido. Atendendo a que o ano fiscal no Japão terminou em Março, o grupo logrou bons resultados, mas "espero que 2015 seja ainda melhor", refere. O evento Level Up decorreu em simultâneo noutras capitais europeias: Paris, Milão, Londres. " a visão da Bandai Namco é oferecer sonhos e diversão em todo o mundo", concluiu o vice presidente da Bandai Namco Ibérica.

Algumas novidades (e um clássico de sempre)

No evento foi possível desfrutar de uma jóia das arcadas. A melhor pontuação dava direito a prémios, entre os quais um puff de Pac-Man.

Ao palco regressou David Fraile, director de marketing da Bandai Namco, ele que pouco antes havia dado as boas vindas. Mas ele estava ali para nos falar de jogos e das propostas que a editora tem em carteira. Primeiro começou por lembrar os quase 35 anos da franquia Pac-Man, um caso de sucesso intemporal que ainda encanta hoje tanta gente da mesma forma como começou por encantar todos os que tiveram a oportunidade de o jogar numa arcada no princípio dos anos oitenta.

Seguiu-se um importante anuncio; a revelação da sequela de Project X Zone, uma espécie de role play táctico com elementos de luta que reúne personagens de várias companhias (SEGA, Capcom, Namco). Project x Zone 2 terá novos lutadores como Leon, Dante, Kazuya e Kage Maru, entre outras, e pega em licenças como Shinobi para reforçar o alcance em termos de conteúdo. Exclusivo para a Nintendo 3DS, deverá ser publicado no Outono de 2015.

Tales of Zestiria

Já Tales of Zestiria é uma proposta completamente diferente, na linha da popular série de role play nipónico Tales. Não deixa de ser um pouco estranho ver uma nova produção dirigida exclusivamente para a PS3, com provável data de lançamento para 2015. Talvez isso se deva ao tempo de produção do jogo e à base instalada de PS3, claramente superior às consolas da nova geração. A série celebra o 20º aniversário e para os fãs que há muito acompanham Tales, esta aventura não será indiferente.

Novas personagens, um arco narrativo trabalhado, relações entre personagens, sistema de combate activo, paisagens gigantescas e um sistema de combate que aposta nas fusões de ataques entre Sorey e Serafin, duas das principais personagens. Uma das apostas é tornar fluida a componente de combates, sem quebras e loadings de modo a permitir uma progressão mais rápida. Apesar da plataforma escolhida, o mundo de fantasia medieval destaca-se pela qualidade dos visuais, assim como as animações das personagens, a cargo do estúdio de animação Ufotable.

Godzilla

A 17 de Julho de 2015 será lançado Godzilla, para a PS4 e PS3. Neste título desenvolvido pela Natsume Atari, com componente online para dois jogadores na PS4, o tema principal é a destruição e devastação de grandes cidades enquanto lutam contra monstros com dezenas de metros de altura. O jogo terá um modo apelidado de rei dos monstros para apurar quem é capaz de semear mais caos e terror num tempo limite.

O jogo apresentará perspectivas cinematográficas e um modo diorama de modo a permitir o fabrico da cena perfeita. Lá mais para o verão os jogadores poderão varrer autênticas cidades num modo missão composto por 25 níveis. Os combates não são muito rápidos e a acção parece focar-se numa série de movimentos certeiros, sendo relevante o tempo para a prática de certos ataques.

F1 2015

Depois de um F1 2014 um pouco desapontante, a Codmasters aposta na edição 2015 para conduzir ao sucesso as corridas virtuais. Disponível para a PS4, Xbox One e PC, o ponto mais saliente face ao jogo anterior é claramente o novo motor de jogo. Criado para as novas consolas e PC, com ele os produtores da Codemasters querem que os jogadores possam apreciar as melhorias em termos gráficos, com desenhos dos carros mais autênticos, assim como circuitos melhorados e mais compostos.

A Codemasters, batida nesta licença, aponta para um jogo mais realista do ponto de vista da condução, ainda que as ajudas estejam lá para assegurar alguma facilidade aos novatos. Os jogadores experientes não se importarão de desligar o controlo de tracção. Os efeitos da chuva destacam-se, o jogo apresenta mais luminosidade, fazendo desta uma das principais apostas da Bandai Namco.

Haverá novos modos de jogo, a juntar aos clássicos da temporada profissional. Entre as novidades destaca-se as sessões de treino online, onde poderão testar as habilidades antes de passar à competição a sério. Como conteúdo extra, a Codemasters adicionou toda a temporada da época passada.

The Witcher 3: Wild Hunt

Trata-se de um jogo que por esta altura já dispensa apresentações. Adiado para Maio por forma a polir o trabalho de produção, é um dos grandes jogos do ano, prestes a ser lançado. No dia 19 de Maio os jogadores poderão aceder a um gigantesco mundo aberto em consolas da nova geração. É um mundo 35 vezes maior e haverá 36 finais para descobrir, fruto das decisões tomadas.

O jogador voltará a acompanhar a personagem Geralt of Rivia, um caçador de monstros a soldo, em plena época medieval. A CD Project Red tem neste jogo o seu mais projecto ambicioso até à data. Para lá do gigantesco mundo e sucessivas quests, o processo de escolhas terá sérias implicações no desenvolvimento da narrativa. Já por aqui deixámos uma completa antevisão ao jogo, fruto das 3 primeiras horas de jogo. Um potencial candidato a jogo do ano. Releiam também esta entrevista a José Teixeira, produtor na CD Project Red.

Project Cars

Este jogo oriundo do "kickstarter" e da oficina Slightly Mad Studios, promete ser o novo rival das séries Gran Turismo, Forza e outras com peso e tradição na simulação. Este estúdio britânico não almeja pequeno: eles querem produzir a mais completa experiência de condução automóvel, para as consolas da nova geração (Wii U incluída, embora com data de lançamento por anunciar) e PC.

O desafio é grande e será seguramente uma tarefa árdua cumprir com todas as expectativas formadas ao longo dos dois últimos anos e após sucessivos adiamentos, sempre em prol do polimento do jogo. Sentados numa backet e com um generoso monitor e a bordo de um Fórmula 1 dos anos sessenta, é impossível não sair esmagado pela brutalidade da experiência ao fim de uma meia dezena de voltas. Nem é tanto pelo grafismo de qualidade e efeitos de luz. Project Cars sobressai pela condução dura que proporciona, em direcção ao realismo. Os fãs aprovaram o projecto, mas a última palavra sobre a versão final será sempre a deles.

As produções da Milestone: Moto GP 2015 e Sébastien Loeb Rally Evo

"A ligação à Bandai Namco é muito importante", quem o diz é Luisa Bixio, vice presidente da Milestone srl, produtora de software há mais de vinte anos, particularmente na vertente motorizada e desportiva, de duas e quatro rodas. "Para a Milestone, a Espanha é um mercado muito importante, embora estejamos a fazer chegar jogos a todo o mundo, aumentando a sua qualidade, enquanto que a produtora cresce em termos de volume de vendas", refere Bixio, sempre com um sotaque italiano. A "Milestone irá continuar a trabalhar na tecnologia motora e na formação das pessoas, fruto da sua paixão racing", sublinha. A cada ano a Milestone planeia lançar um produto diferente.

Quanto a Moto GP 2015, Alessandro Palamidese, um dos produtores, subiu ao palco para dar a conhecer o novo jogo, salientando a importância do mercado espanhol dentro da categoria Moto GP. Entretanto poderão ler uma antevisão ao jogo e em breve iremos publicar uma entrevista com o Alessandro. A seguinte apresentação, a cargo de Daniele Caso (International PR Manager da Milestone), incidiu sobre Sébastien Loeb Rally Evo, um jogo sobre o qual já deixámos no site uma opinião fruto de um primeiro contacto com a demonstração disponível no showroom. Seguir-se-á também uma entrevista com o produtor nos próximos dias.

Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4

Produzido pela CyberConnect2 Co, que ainda não há muito tempo nos trouxe o pujante Asura's Wrath, é o novo jogo da série para a PS4, One e Steam, só para a nova geração. A série é um caso de sucesso, com mais de 12 milhões de jogos vendidos e a contar. A Bandai Namco quer fazer deste novo capítulo uma espécie de Naruto definitivo para os fãs. Podendo escolher Naruto como personagem principal ou uma outra de uma lista significativa de lutadores, o tom épico das batalhas, bastante semelhante aos visuais da série animada, vai continuar.

Numa demonstração dividida por duas partes, em termos de mecânicas e interface, o jogo mostra-se bastante acessível, mesmo no caso de nunca terem jogado um episódio da série. Não existem combinações muito agressivas e lidar com os adversários, depois de algum hábito é coisa que se atinge com sucesso. Os eventos "quick time" abundam e a técnica "cel-shading" está fortíssima. Como seria de esperar, as duas demonstrações do jogo acabaram em batalhas finais épicas e de grande magnitude.

One Piece Pirate Warriors 3

Para os fãs dos jogos Musou, não é irreconhecível o trabalho da Koei Tecmo Games. One Piece Pirate Warriors é um "hack'n slash" puro e duro, na linha do recente Hyrule Warriors (Wii U), mas agora focado na história original de One Piece, com um grande aumento de personagens, altamente populares entre os fãs. No Japão atinge uma imensa popularidade e neste género Musou a acção continua galopante.

O jogo seguirá a história do original One Piece e terá por isso uma forte componente narrativa, baseada nestes piratas e viagens entre ilhas. À semelhança de outros jogos do género Musou, também aqui iremos enfrentar vagas sucessivas de inimigos, aplicar golpes especiais e defrontar bosses em áreas de grande dimensão e em permanente alteração. Por vezes a acção parece demasiado caótica, deixando-nos algo perdidos naquele arrasto, mas não leva muito até nos acostumarmos aos poderes especiais da nossa personagem enquanto seguimos as indicações no mapa de jogo.

Jump Stars Victory vs +

Tirando partido do 45º aniversário da revista Shonen Jump e com o 20º aniversário de "V Jump", todos os entusiastas do universo manga e animação como One Piece, Naruto, Dragon Ball, terão a partir do dia 26 de Junho um novo jogo à espera, para a PS4, PS3 e a portátil VITA. 52 personagens de 32 licenças distintas têm presença confirmada em Jump Stars Victory vs +, publicado pela primeira vez fora do território nipónico. A Spike ChunsoftCo, a produtora, volta a apostar em frenéticos combates dentro de uma atmosfera contagiante e ilustrativa das influências das séries animadas e manga.

O jogo terá um sistema de luta de 2 contra 2 lutadores, sendo uma aposta da produtora o aumento de dificuldade e estratégia a usar durante o combate. As personagens terão o seu conjunto de ataques e movimentos exclusivos, fiéis à animação e à manga, assim como outros golpes exclusivos. Na PS4 o jogo deverá apresentar um melhor cuidado visual e em termos de modos de jogo, sabe-se apenas sobre o modo arcade, típico dos jogos de luta.

O Eurogamer viajou até Madrid a convite da Bandai Namco, tendo a editora custeado as viagens e o alojamento.

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Sobre o Autor
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Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.
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