Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Final Fantasy precisa correr riscos, diz o criador da série

Não devem repetir sempre o mesmo.

Image credit: Square Enix

Hironobu Sakaguchi, conhecido e adorado como o pai de Final Fantasy, voltou a falar sobre a essência de um jogo Final Fantasy e diz que o mais importante é uma equipa de desenvolvimento disposta a enfrentar novos desafios.

Numa conversa com Naoki Yoshida, produtor de Final Fantasy 14, no mais recente Fan Fest do MMORPG da Square Enix, Sakaguchi foi novamente questionado sobre o que um jogo precisa ter para ser considerado um Final Fantasy, algo que foi muito falado sobre o recente Final Fantasy 16.

"Senti isto quando vi Final Fantasy 16 e isto da perspetiva de alguém que cria estes trabalhos diferentes. Penso que em Final Fantasy, tens sempre de aceitar um desafio de participar numa aventura para construir um novo sistema para o novo jogo, a coragem de aceitar esse risco," disse Sakaguchi.

"Claro que é um trabalho muito difícil e uma enorme responsabilidade, mas com uma série que existe há tanto tempo, as pessoas podem pensar 'porque é que simplesmente não fazem mais do mesmo?' Penso que não deve acontecer isso com Final Fantasy."

"Temos sempre de ter essa coragem, essa sensação de aventura, de aceitar novos desafios e depois é aí que esse tipo de apelo que puxa as pessoas para um jogo Final Fantasy será ativado e produz um jogo que se sente como um Final Fantasy."

"Verdadeiramente em Final Fantasy, acredito que tu enfrentaste imensos desafios e sinto mesmo que é um jogo Final Fantasy."

Final Fantasy 16 foi criticado pelo seu foco na ação e descrito por muitos como um jogo que não cumpre com um, aparente, conjunto de regras que dita o que é um jogo Final Fantasy. O criador da série não concorda.

Read this next