Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Final Fantasy e Dragon Quest salvaram a PlayStation, diz Shuhei Yoshida

Decisão da Square Enix trouxe sucesso para a sua consola.

Shuhei Yoshida, uma das mais populares figuras na liderança da PlayStation e que agora trabalha a liderar as relações com os estúdios e editoras independentes, comentou que Final Fantasy e Dragon Quest salvaram a PlayStation.

Na BIG Conference em Bilbao, Spain (obrigado GameReactor), Yoshida contou que na década de 90, a PlayStation estava a enfrentar imensos problemas para crescer, especialmente numa indústria dominada pela Sega e Nintendo.

As companhias revelavam reservas em trabalhar com a Sony, o que a forçou a procurar a Squaresoft sobre Final Fantasy e a Enix sobre Dragon Quest para as convencer a lançar jogos da série na sua consola.

"Estes dois RPGs são a maior propriedade intelectual no Japão. E, sabes, estavam a falar nos bastidores coisas que não posso dizer, mas ambas comprometeram-se a trazer os seus novos jogos para a PlayStation," disse Yoshida.

"Isso mudou por completo a nossa sorte," acrescentou Yoshida, "finalmente tivemos os jogos necessários para tornar a PlayStation num sucesso."

Em termos globais, Final Fantasy 7 poderá ser visto como um título decisivo para o futuro da PlayStation. Inicialmente pensado para a SNES, conta a história que a Squaresoft mudou de ideias e levou o projeto para a PlayStation, devido ao uso de CDs, entre outras coisas, o que trouxe visibilidade para a consola em todo o mundo.

Ainda hoje a série Final Fantasy continua associada à PlayStation, devido aos anos de ouro nos quais os seus jogos foram lançados nas consolas da Sony. Desde Final Fantasy 13 em 2009 que a série se tornou multiplataformas, mas ainda continua fortemente associada às consolas da Sony.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários