Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Final Fantasy comemora 35 anos de vida

Foi em dezembro de 1987 que o primeiro jogo chegou.

A Square Enix está neste momento a comemorar 35 anos desde o lançamento do primeiro jogo na série Final Fantasy, um dos seus principais nomes.

Foi a 18 de dezembro de 1987 que a companhia, conhecida na altura como Squaresoft, lançou Final Fantasy para a NES. Apesar de ainda estarmos a algumas horas desse dia, no Japão já se encontram no dia 18 e já estão a comemorar a data.

Final Fantasy tornou-se num fenómeno que tocou o coração de milhões de jogadores ao longo de várias gerações. Jogo após jogo, a série demonstrou sempre o desejo de ir mais além e apostar em temáticas diversificadas, unidas por valores comuns como cristais, magia, invocações ou Chocobos.

Na Europa, tivemos de esperar por 1997 e Final Fantasy 7, o primeiro grande JRPG a fascinar a mente dos europeus. Para os japoneses, foi mesmo no final de 1987 que a maravilha começou e apesar de nos últimos anos o seu estatuto ter fraquejado, ainda é um nome que impõe respeito.

Consegues decidir qual o teu Final Fantasy favorito?

Pessoalmente, teria de escolher Final Fantasy 12. Final Fantasy 7 seria a escolha mais óbvia, o primeiro que joguei na série e um memorável lançamento, responsável por despertar toda uma paixão e fazer da Squaresoft uma das companhias que mais admiro. No entanto, joguei Final Fantasy 12 numa fase muito importante da minha vida e esse toque pessoal em conjunto com a sua qualidade, fazem dele um marco incontornável no meu percurso.

Parabéns Final Fantasy e obrigado a todos os que trabalham nestes jogos.

Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários