Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Final Fantasy 15 - PS4 vs PS4 Pro: Teste ao rácio de fotogramas

O Digital Foundry mostra as diferenças.

Final Fantasy XV está finalmente disponível, e o Digital Foundry apresenta aqui o seu primeiro olhar ao jogo da correr na PlayStation 4 normal e na PlayStation 4 Pro, actualizado com a versão 1.02 nas duas consolas. Depois do problema no ritmo de fotogramas encontrado na demo Judgment Disc, o mais interessante era verificar se os problemas persistem. Infelizmente, ao jogar o jogo final com a actualização mais recente, os mesmos problemas vistos na demo estão aqui presentes.

A correr na PS4 Pro, Final Fantasy XV oferece diferentes modos: high que corre a 1800p via checkboard com visuais melhorados, e lite que baixa a resolução para 1080p e entrega uma experiência mais suave. Tal como na demo Judgment Disc, a performance é pobre e relembra o que vimos em Bloodborne, devido ao ritmo de fotogramas inconsistente. Apesar de manter uma média de 30fps, Final Fantasy XV nunca se sente tão suave como deveria, devido a este problema.

Apesar da maior resolução e melhor qualidade de texturas, o modo high poderá não ser do vosso agrado, devido à falta de suavidade. No entanto, o modo Lite não está isento destes problemas, apenas não se manifestam com a mesma frequência. Com a excepção de alguns casos, o modo Lite consegue uma performance mais estável e suave, o que poderá tornar-se mais agradável para muitos jogadores.

Ao experimentar o jogo na PS4 normal, presenciámos o mesmo problema no ritmo de fotogramas, tal como no modo high na Pro. Ao repetir a captura com uma câmara diferente, a performance ficou mais suave e o ritmo de fotogramas ficou equilibrado. No entanto, isto não está relacionado com a câmara, parece ser um bug estranho que precisa ser corrigido. Isto porque ao repetir diversas vezes os mesmos locais, o problema poderá nem sequer surgir.

Se quiserem a melhor consistência o melhor será jogar na Pro com o modo lite, onde vão obter um melhor ritmo de fotogramas. A PS4 normal parece ficar entre os modos high e lite da Pro, está um pouco abaixo da consistência existente no modo lite da Pro, mas acima da prestação obtida com o modo high na Pro.

A Square Enix prometeu melhorias para quem joga Final Fantasy XV na PlayStation 4 Pro, e comentou a possibilidade de introduzir um rácio de fotogramas desbloqueado, com o potencial para chegar a 60fps. Em breve, teremos ainda um olhar ao jogo na Xbox One.

Marcado com

Sobre o Autor

Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários