Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Final Fantasy 12 The Zodiac Age - Classes, Zodiac License Board, Zodiac Job, Gambits e como construir a melhor party

Tudo o que precisas de saber sobre o Zodiac License Board e o sistema de Zodiac Jobs no Final Fantasy 12.

Tal como já deves saber, o remaster do Final Fantasy 12 Zodiac Age baseia-se no "Sistema internacional de Zodiac Jobs" proveniente do Japão, o qual é diferente da versão original da PS2 em alguns aspetos.

A diferença mais notável é, obviamente, a nova forma de funcionamento do sistema de Licenses. Os personagens agora podem escolher uma classe permanente, conhecida como o Zodiac Job, e dentro dessas classes existe um License Board, o qual possui vários upgrades, incluindo novos Gambits para o teu personagem.

Ao primeiro pode parecer tudo muito confuso, mas nós vamos explicar neste guia tudo aquilo que precisas de saber, de forma a tirares o máximo de proveito do Final Fantasy 12 The Zodiac Age. Caso ainda estejas indeciso se compras o jogo ou não, podes ler mais sobre ele no Digital Foundry.

Zodiac Jobs e License Board - qual classe deves escolher?

Quando desbloqueares os Zodiac Jobs e o sistema de Licenses, cada vez que um novo personagem se juntar à tua party poderás atribuir-lhes um trabalho. O jogo dá-te a oportunidade de analisares cada um deles antes de decidires qual queres escolher. Tendo em conta que esta escolha é permanente, é melhor não escolheres um trabalho até decidires qual é a forma de jogar que mais gostas.

Os doze Zodiac Jobs, correspondentes aos signos do Zodíaco.

Quando um novo personagem se junta à tua equipa, ele irá vir equipado com uma armadura e uma arma, as quais sugerem a classe que deverás escolher. Por exemplo, o Basch tem uma espada, a Fran tem um arco, etc. Apesar de seres livre para escolheres a classe que quiseres para os personagens, nós recomendamos que não te desvies muito do caminho "pré-definido" - apesar de poderes fazer do Basch um White Mage, ele tem mais HP, por isso escolher uma classe melee é uma escolha mais acertada.

Tendo isto em conta, quando tiveres a oportunidade de adicionar uma segunda license (depois de derrotares Belias e ganhares o teu primeiro Esper), pode ser vantajoso escolheres uma classe "errada" para os teus personagens, com o objetivo de equilibrar a tua equipa. Por exemplo, as classes melee têm mais bónus de HP disponíveis no seu License Board, os quais podem ser usados para evoluir os Mages, e adicionar algumas skills mágicas a um lutador de corpo-a-corpo, o que significa que uma class melee pode continuar a ser útil numa situação em que não podes usar ataques físicos. Mais à frente poderás encontrar mais informações sobre isto.

Teoricamente, existem triliões de combinações disponíveis quando estás a construir a tua party e os seus Zodiac Jobs, por isso nós não vamos listar todas as opções, como é óbvio, iremos apenas fazer uma breve apresentação de cada classe:

ClasseTipo de AtaqueArmaduraArmasEspecialidade
ArcherRangedLeveArcosAtacar inimigos aéreos.
Black MageMagicMísticaStaffsInimigos com fraquezas aos elementos.
BushiMeleeMísticaCatanasCombate corpo-a-corpo, ataques rápidos contra inimigos lentos ou contra inimigos com defesa física.
ShikariMeleeMédiaAdagas
Espadas Ninja
Combate corpo-a-corpo, alternativa a um Tanque com boas capacidades de esquivar.
White MageMagicMísticaRodsAtaques mágicos para curar e defender; é essencial ter pelo menos um white mage na tua equipa.
UhlanMeleePesadaLançasAtaques devastadores e Tanking.
MachinistRanged
Melee
LeveArmas se for Ranged
Measures se for Melee
Flexibilidade, pois podes escolher uma classe melee ou ranged. Tem em conta que o dano das armas não aumenta em conjunto com os stats, mas os Measures fazem dano base independentemente dos stats de defesa do inimigo.
Red BattlemageMelee
Magic
MísticaMacesApenas pode lançar feitiços de nível baixo, mas pode substituir de suplente para o teu White Mage.
KnightMeleePesadaEspadas
Espadas Longas
É uma boa escolha para Tank ou DPS, e também é uma boa escolha para os iniciantes devido à sua taxa de sobrevivência.
MonkMeleeLevePoles(Armas de Haste)Pode ser usado como Tank visto que tem muita evasão e HP. Pode lutar desarmado.
Time BattlemageRangedPesadaCrossbowsPode lançar feitiços de suporte e dano, os quais são úteis para infligir efeitos e causar dano ao longo do tempo no inimigo.
FoebreakerMeleePesadaMartelos
Machados
É um excelente Tank e também funciona como um DPS contra inimigos com uma defesa elevada.

Como construir a melhor Party/Equipa no Final Fantasy 12 The Zodiac Age

No início do jogo apenas terás 3 personagens disponíveis, mas à medida que avanças no jogo irás ganha acesso a 6 personagens, a partir dos quais poderás escolher uma equipa de três, por isso é importante escolheres cuidadosamente as classes de forma a estares preparado para todas as ocasiões. Não existe uma forma "correta" de escolheres a tua equipa, mas existem algumas dicas que te ajudam a escolher:

  • Um White Mage é essencial - outras classes como o Archer ou Red Battlemage podem invocar alguns feitiços de nível baixo, os quais te podem ajudar nos primeiros níveis do jogo, mas à medida que avanças no jogo irás precisar de feitiços mais poderosos, os quais podem ser invocados pelos White Mages.
  • Quando tiveres de escolher uma classe secundária, considera escolher uma classe "errada" - Por exemplo, nas classes que apenas podem usar armadura Leve ou Mística, podes considerar atribuir-lhes uma segunda classe que permita equipar armadura Pesada, e por sua vez, podes considerar atribuir uma segunda classe que permita usar armadura Mística aos personagens que apenas podem usar armadura Leve ou Pesada. Se fizeres isto, irás ter uma boa defesa em praticamente todas as situações possíveis, especialmente nos bosses: alguns deles têm ataques físicos extremamente poderosos, para os quais a armadura Pesada te irá ajudar, enquanto que existem alguns bosses que lançam ataques mágicos, para os quais a armadura Mística te irá ajudar.
  • O dano distante(ranged) apenas é útil em circunstâncias específicas - estes ataques são, obviamente, úteis contra inimigos voadores. Porém, eles fazem mais dano que os ataques físicos ou mágicos contra os inimigos terrestres, por isso não uses uma classe ranged como a classe predileta para causar dano nos inimigos.
  • Espera antes de adicionares um Black Mage - nos primeiros níveis do jogo o Black Mage poderá não ser muito útil, mas assim que desbloqueares as classes secundárias, deverás adicionar um à tua party.
  • Não uses sempre o mesmo personagem ou a mesma classe - nós sabemos que a tendência é a usares sempre o teu personagem/classe favorita, mas em alguma situações não poderás usar ataques mágicos ou físicos, por isso é importante que tenhas na tua equipa uma boa variedade de classes.

Para além disso, é muito provável que acabes por escolher três personagens "favoritos" para a tua party, mas lembra-te que também é importante usares os outros personagens. Os personagens podem ganhar LP para desbloquear novas habilidades mesmo que não estejam a ser usados, mas a única forma de ganharem EXP é se os colocares na tua Party. Imagina que já vais numa fase avançada do jogo e de repente precisas de um personagem ou classe que nunca usaste, irás estar em desvantagem pois nunca evoluíste esse personagem. Por isso, é uma boa ideia ires trocando de party.

As melhores Licenses para escolher no License Board

Com a enorme quantidade de coisas que podes escolher no License Board, podes acabar por ficar confuso, por isso é importante estabelecer um objetivo. A nossa sugestão é que, em vez de escolheres sempre o mesmo tipo de Licenses, escolhas um pouco de tudo, de forma a manteres a board equilibrada.

Outro aspeto a ter em consideração, é o facto de que as armas, armaduras, feitiços e acessórios de nível elevado apenas serão desbloqueados à medida que evoluis no jogo. Por isso, não será muito útil obteres uma licença de Espada de nível 5 quando as lojas apenas vendem lojas de nível 3.

Neste caso, deverás atribuir os pontos a algo que possa ter utilidade imediatamente, em vez de te focares apenas num tipo de upgrade.

Como funcionam as Gambits e Gambit Licenses

As Gambits são uma lista de instruções que os membros da tua party vão seguir. Os itens que estão no topo são os que têm mais prioridade, por isso quando for a vez dos teus personagens jogarem, eles irão começar a "ler" a lista a partir do primeiro item até encontrarem uma ação que seja adequada para aquela situação. No início do jogo irás ter poucas slots e opções disponíveis, mas podes comprar ações nos vários mercadores que se encontram em diversos sítios, para além disso também podes desbloquear slots adicionais no License board.

Na maioria das vezes podes escolher aquilo que quiseres, mas em algumas batalhas vais precisar de adicionar ou remover certas coisas. Por exemplo, se tiveres um Black Mage com uma Gambit que faz com que ele lance um ataque de fogo ao inimigo mais próximo, e o inimigo for do tipo Fogo, vais ter de desativar a Gambit. Caso contrário, irás tirar pouco dano e as Gambits tornarão-se num incómodo em vez de te ajudarem.

Nós recomendamos que tenhas sempre algum membro na tua party com um gambit "Self : Libra" em primeiro lugar, pois assim terás uma vantagem na batalha e irás descobrir as armadilhas. Para além disso também recomendamos que outro dos membros da tua party tenha o "Ally :Cure/Cura" em primeiro lugar. O limite que definas para esse Gambit vai depender dos níveis de HP e MP. Por exemplo, se o invocares muito cedo poderás desperdiçar MP, mas se o invocares muito tarde o teu inimigo já poderá estar morto.

Sobre o Autor

Paulo Araújo

Contributor

Comentários