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F1 22 preview - Há novidades que podem fazer a diferença

A nova era está prestes a chegar.

Está próxima a chegada de mais uma temporada virtual. É já a 1 de julho de 2022 que a renovada Fórmula 1 chegará a todos os pilotos virtuais com a nova entrega da Codemasters para PC, consolas Xbox e PlayStation. Aguarda-se com entusiasmo esta chegada, foram introduzidas alterações que redefiniram a modalidade, dando-lhe uma nova frescura, competitividade e, sobretudo, um novo interesse por parte dos amantes de desportos motorizados.

Há efetivamente alterações nos modos de jogo. A Codemasters decidiu remover o modo Breaking Point que estava presente em F1 2021, uma ausência que pode ser apenas temporária, segundo palavras da própria produtora. Sinceramente, não senti que a sua remoção tenha modificado em grande parte o conteúdo da edição de 2022, a decisão deveu-se certamente ao feedback recebido da comunidade e à falta de interesse pelo mesmo. De resto, temos o regresso dos modos de jogo de sempre, com a inclusão agora da opção para dois jogadores no modo carreira, que é muito bem-vinda.

Uma das novidades presentes são os Supercarros, colocados na parte da F1 Life, o centro de toda a gestão relacionada com o nosso piloto e equipa. Esta nova área permite variadíssimas personalizações, seja no piloto, na casa, nos carros e na equipa. O F1 Life torna a gestão mais acessível e célere, concentrando tudo num só lugar. Focando nos Supercarros, são adquiridos pelo jogador e podem ser conduzidos numa secção própria de desafios. Esta adição não contribui em nada para a melhoria do estado de vida de F1 22, simplesmente pelo facto de serem estranhos de conduzir, e do som dos carros ser incomodativo e sofrível, principalmente o som gerado pelos pneus ao derrapar na pista.

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A nova formatação direcionada para a crescente socialização humana deu o toque para a criação de uma zona onde o jogador pode gerir a sua casa, os seus carros, as conquistas, e partilhar com a comunidade. É possível configurar tudo ao nosso gosto nestes elementos, expor os nossos carros para quem nos visita, e também dar um salto às casas dos outros jogadores e observar os seus progressos. Um mundo social que é agora introduzido desta forma em F1 22.

Há outras novidades? Sim, denominadas por Imersivas. Podemos agora controlar o carro na volta de apresentação e colocá-lo no lugar certo da grelha, durante o Safty Car é-nos dada a mesma liberdade e controlo, e até as paragens nas boxes passaram a ser controladas totalmente pelo jogador - há que parar no sítio certo e seguir todas as regras ali impostas. Estas adições são interessantes e trazem novos desafios, mas depois de experimentar várias vezes, dei por mim a desligar essa Imersão.

O mais importante neste momento é a apresentação desta nova temporada, além das novidades já referias, e que serão alvo de uma abordagem mais profunda na nossa review posterior. Em 2022 assistímos à chegada de uma nova era no mundo da Fórmula 1, com novos regulamentos, novos carros, e uma esperança renovada. É certo que no mundo real essas alterações foram eficazes até um determinado ponto, existindo sempre algumas equipas que se destacam, com a continuação das grandes capacidades da Red Bull e a subida evidente da Ferrari, estando a Mercedes a recuperar aos poucos o caminho competitivo.

No mundo virtual as coisas são diferentes, apesar de podermos competir com os dados do mundo real, em que os carros são atualizados conforme o seu desempenho ao longo da época. A opção de equivalência de desempenho em toda a grelha é uma possibilidade por vezes desafiante. As novas especificações e regulamentos obrigaram a Codemasters a fazer trabalho extra, para aprimorar todo o comportamento em pista dos carros. São novas aerodinâmicas, novos motores, novos pneus, tudo tem de estar pronto no dia de lançamento. Fiquei agradado, senti sensações positivas em termos de físicas e no comportamentos dos carros, com uma maior capacidade para controlar as oscilações, principalmente em momentos de sobreviragem, que são sempre muito complicados de gerir em carros de tamanha potência.

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Esta pode não ser uma abordagem revolucionária e a reinvenção do título, mas a cada ano são dados passos na direção certa. Por mais que queiramos, não se pode ir muito mais além de corridas de Fórmula 1 nas pistas de todo o mundo. De tempos a tempos, vemos a inclusão de novas opções, como os Supercarros e o F1 Life deste ano, mas no final, o que mais importa aos amantes da Fórmula 1 são os carros e o seu comportamento em pista.

Visualmente, observa-se um salto em relação ao predecessor, mas com a reutilização do EGO Engine 4.0, as modificações não podem ser significativas. Testemunhei afinamentos, mas não a um nível em que se possa falar de um salto geracional. Mais uma vez, fiquei agradado com os novos designs dos carros , são dos mais belos dos últimos anos, na minha ótica, claro. Já a nível sonoro, tudo pareceu-me no sítio certo, com os motores dos carros a demonstrarem uma tremenda semelhança à realidade, adoro o som do Ferrari.

Agradecemos mais uma vez à Electronic Arts por nos ter permitido conduzir antecipadamente este novo jogo de Fórmula 1, que se avizinha como sendo o melhor dos últimos tempos. Certo que não é a versão final, mas está lá muito perto disso, tive acesso a todos os carros e pistas. Existem ainda pontos para abordar com mais intensidade, teremos obviamente a review à versão final, que será publicada daqui a um par de semanas.

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