Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

F1 2016: Comparação gráfica

O Digital Foundry olha para as três versões.

O Digital Foundry já deitou as mãos a F1 2016 e aproveitou a oportunidade para comparar os gráficos entre as versões PC, Xbox One e PlayStation 4 do novo jogo da Codemasters.

Com o jogo a correr no PC maximizado e a 60fps, o Digital Foundry revela o que os jogadores vão ter se comparem a versão de computador e aproveita ainda para demonstrar o que esperar das consolas.

Ver no Youtube

Na PlayStation 4, o jogo corre a nativa 1080p enquanto na Xbox One corre a 1440x1080, significando um corte na resolução horizontal, com o apoio de anti-aliasing pós-processamento. O que parece ser SMAA, pelo menos de acordo com a versão PC. Isto faz com que a imagem seja ligeiramente mais nítida na consola Sony mas sem grandes diferenças.

Em termos de performance, A única outra diferença de destaque é a oclusão ambiental, presente na PS4 mas ausente na Xbox One. Isto faz com que muitas cenas não tenham a mesma profundidade ou impacto na consola Microsoft. Além disso, os bens principais, geometria e texturas estão idênticos. Até no streaming de bens estão muito similares.

Enquanto aos efeitos alpha e pós-processamento estão quase idênticos, o motion-blur por objectos revela diferenças. A versão Xbox One parece englobar menos amostras e causa uma pequena diferença. A respeito da versão PC, pesar da qualidade de imagem desta versão estar muito similar à da versão PlayStation 4, temos aqui algumas funcionalidades exclusivas que permitem correr a 1080p com SMAA e TMAA que cobrem melhor a cena.

Mais do que grandes diferenças, a versão PC apresenta maior refinamento sobre as consolas e é a versão recomendada, especialmente se quiserem jogar a 60fps fixos a 1080p. Nas consolas, é a PlayStation 4 que consegue ficar na liderança e apesar do screen-tearing e quedas no rácio de fotogramas, consegue estar acima do que temos na Xbox One.

Read this next