Skip to main content

Giveaway Instant Gaming: Ganha Jogos e Gift Cards

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Exoprimal e Suicide Squad evidenciam uma saturação de jogos serviço

Exoprimal regista menos de 100 jogadores na Steam.

Image credit: Capcom

Vivemos na era dos jogos serviço, desenhados para durar meses, talvez anos, através de constantes atualizações com conteúdo, pensadas para prolongar a sua vida ao manter o jogador interessado, ao invés de transitar para outro jogo.

A ideia de prolongar a vida de um jogo com novo conteúdo, para aumentar a probabilidade de ganhar dinheiro de forma estável ao longo de um grande período de tempo, tem enorme apelo para os estúdios. Já os jogadores, poderão sentir um elevado gosto em jogar algo que adoram durante anos, permanecendo numa experiência familiar, à qual podem sempre recorrer quando não têm outras coisas para jogar.

No entanto, estamos perante uma saturação de jogos serviço e enquanto um pequeno número desfruta de enorme sucesso, uma quantidade muito maior de outros jogos não consegue alcançar maior audiência, correndo o risco de encerrar poucos meses após o início do percurso.

Exoprimal da Capcom é um dos mais recentes exemplos, um jogo lançado em julho de 2023 e que passados meses não consegue registar 99 jogadores em simultâneo na Steam, de acordo com a SteamDB. Exoprimal nunca foi além dos 5 mil jogadores em simultâneo, mas registar menos de 100 jogadores 9 meses após o lançamento, especialmente após a chegada de novidades, é algo que certamente preocupa a Capcom.

Monster Hunter: World de 2018 registou um pico superior a 97 mil jogadores nas últimas 24 horas na Steam, Dragon’s Dogma 2 (action RPG singleplayer) registou mais de 81 mil jogadores, e Monster Hunter Rise ultrapassou os 20 mil jogadores na Steam. Três jogos da Capcom que conseguem fazer o que Exoprimal não conseguiu.

Além de Exoprimal, Suicide Squad da Warner Bros. é outro exemplo de como um jogo serviço pode enfrentar sérias dificuldades. Lançado em janeiro de 2024, Suicide Squad não consegue chegar aos 900 jogadores em simultâneo na Steam. Registou 853 jogadores como pico de atividade simultânea nas últimas 24 horas, muito distante dos 13 mil registados na semana de lançamento.

Outros jogos recentes, como Skull and Bones ou Foamstars, não estão disponíveis na Stem e não temos forma de obter uma estimativa de jogadores, mas outros casos como Helldivers 2 mostram o outro lado da moeda, o lado mais desejado e que motiva tantas companhias a arriscar neste design.

Helldivers 2, lançado a 8 de fevereiro, alcançou um pico de atividade superior a 345 mil jogadores em simultâneo nas últimas 24 horas na Steam, um valor que não está tão longe do pico de 458 mil jogadores alcançado em março.

No entanto, Helldivers 2 parece ser a exceção pois ao olhar para a lista de mais jogados na Steam, é o único jogo de 2024 entre os 10 mais jogados. Se olharmos para os 20 mais jogados, apenas regista a companhia de Palworld como jogos lançados este ano e que estão entre os mais populares na plataforma digital.

A lista dos mais jogados na Steam mostra um destaque de jogos gratuitos, como Counter-Strike 2, Dota 2, PUBG, Apex Legends, e Naraka: Blade Point, rodeados pela presença de jogos pagos como GTA 5 e Stardew Valley. É uma lista que certamente reforça a recente informação que os jogadores preferem permanecer a jogar jogos que já conhecem, durante longos anos, sem espaço para novidades, especialmente quando não trazem algo de realmente novo ou particularmente divertido.

Read this next