Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Estudo indica que os jogadores perdedores são mais propensos a assediar mulheres

Jogadores homens pouco hábeis sentem-se ameaçados pelas mulheres.

Ao que tudo indica um grupo de investigadores descobriu porque é que alguns jogadores homens assediam as mulheres quando as encontram nos jogos online.

Segundo um estudo desenvolvido por dois pesquisadores da Universidade de Miami, os homens com pouca habilidade nos videojogos sentem-se ameaçados pela presença feminina nos jogos online, e que por isso decidem insultá-las.

A experiência levada a cabo por Jeff Kuznekoff e Michael Kasumovic foi com Halo 3 e com vozes masculinas e femininas pré-gravadas. Os cientistas assinalaram que aqueles com pior desempenho eram submissos e elogiavam os melhores jogadores. Enquanto que esses mesmos jogadores quando ouviam a voz de uma mulher acabavam por insultá-la.

Desta forma, os jogadores pouco hábeis preferiam criar um ambiente hostil do que aceitar mulheres na sua partida. Por outro lado, os jogadores mais habilidosos não se sentiam ameaçados e que viam os membros do sexo oposto como jogadores similares.

Obviamente que o estúdio não é infalível ainda para mais se tivermos em conta que o trabalho da Universidade de Miami foi publicado na PLOS ONE, uma plataforma onde se paga para que o estudo seja divulgado. Desta forma há quem ponha em causa a metodologia e a validade científica deste estudo.

Read this next