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Estúdios que não planeiam a monetização dos seus jogos são uns "idiotas", diz CEO da Unity

Precisam pensar cedo nessas estratégias.

John Riccitiello, CEO da Unity, diz que os produtores que não planeiam as estratégias de monetização bem cedo no desenvolvimento dos seus jogos são uns "idiotas do ca***ho".

Riccitiello conversou com o PocketGamer.biz e foi questionado sobre a fusão com a IronSource, companhia que cria ferramentas de publicidade e monetização para produtores mobile. Perante a noção que muitos produtores de jogos não gostam de pensar na monetização como um elemento fundamental do design dos seus jogos, o executivo diz que não estão a ver bem as coisas.

"A Ferrari e outras fabricantes de carros de topo ainda usam barro e facas, é uma pequena porção da indústria dos jogos que funciona dessa forma e algumas destas pessoas são das que mais gosto enfrentar, são as pessoas mais brilhantes, lindas e puras. Também são os maiores idiotas do car***o."

"Estou na indústria dos jogos há mais tempo do que a maioria, já tenho cabelos cinzentos e tudo. Antigamente, os produtores colocavam o jogo na parede para os promotores e força das vendas sem literalmente nenhuma interação anterior."

"Esse modelo está embutido na filosofia de muitas formas de arte e meios e é algo que respeito imenso, conheço a sua dedicação e carinho. Mas esta indústria divide as pessoas entre os que ainda seguem essa filosofia e os que abraçam como descobrir o que faz um produto ter sucesso."

Segundo diz, qualquer artista de sucesso preocupa-se com o que o jogador pensa e o seu feedback é o que o vai ajudar a melhorar. No entanto, se não apresentar algo ou optar pro ignorar, jamais terá esse feedback para descobrir o que pode ser uma boa ideia.

"Vi grandes jogos falhar porque afinaram o seu ciclo de vício para dois minutos quando devia ser uma hora. Por vezes, nem sequer notaria a diferença no produto entre um gigantesco sucesso e um tremendo falhanço, a não ser esta afinação e o que faz para o rácio de atrito. Não existe um estúdio no mundo que não queira esse conhecimento."

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Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

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