Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Escritor dos livros The Witcher diz que os jogos lhe roubaram vendas

Não se interessa nada pelos videojogos.

Numa conversa com o Waypoint, Andrzej Sapkowski, escritor dos livros The Witcher que inspiraram os videojogos da CD Projekt RED, confessou não ter qualquer carinho pelos videojogos e diz que estes lhe roubaram vendas de livros.

Andrzej Sapkowski não parece gostar nada dos videojogos enquanto meio narrativo, e diz ter perdido vendas de livros graças aos videojogos, que tornou populares através do seu trabalho e não ao inverso.

"A crença, espalhada principalmente pela CDPR, que os jogos me tornaram popular fora da Polónia é completamente falsa," disse o autor dos livros na saga The Witcher.

"Eu tornei os jogos populares. Todas as minhas traduções no Ocidente - incluindo em Inglês - foram publicadas antes do primeiro jogo," diz Sapkowski. Isto é algo com o qual os fãs da série provavelmente vão discordar.

The Witcher foi lançado para PC em Outubro de 2006 e o primeiro livro da saga The Witcher publicado em Inglês foi The Last Wish em 2007, enquanto a primeira novela escrita, Blood of Elves, recebeu uma versão em Inglês em 2008.

Sapkowski vai mais longe e diz ainda que, "Existem mais pessoas que jogaram os jogos porque leram os livros. São contas minhas, mas não tenho a certeza. Nunca fiz estudos sobre isso."

O autor dos livros The Witcher diz que, ao contrário do que a maioria acredita, o número de leitores que os jogos lhe deram e o número de leitores que lhe foi roubado é basicamente o mesmo.

Apenas o dinheiro que ganha com os videojogos lhe interessa, algo que não tem problemas em admitir, e diz que os jogos lhe estragaram o seu mercado pois os autores que conhece pensam que apenas escreve adaptações para jogos.

No entanto, Dmitry Glukhovsky, escritor dos livros Metro, considera que Sapkowski está completamente errado e que é um sacana arrogante, agradecendo à 4A Games e aos jogos Metro o aumento da sua popularidade.

Glukhovsky diz que os jogos ajudaram as suas obras a tornarem-se mais populares fora da Europa de Leste e que graças ao esforço colaborativo com a 4AGames, conseguiu mudar para melhor o rumo do seu universo.

Enquanto fã dos videojogos, tiveste vontade de ler os livros da série The Witcher ou descobriste primeiro os livros?

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

The Witcher 3: Wild Hunt

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários